[NDS] Imagination Is The Only Escape

Alchemist

I'm cool cuz I Fold
Um jogo em torno do holocausto nazi para a DS está a gerar polémica.

Chama-se Imagination is the Only Escape e coloca-nos na pele de um rapazinho judeu que, na França ocupada da II Guerra Mundial, usa a imaginação para fugir às atrocidades.

Como não podia deixar de ser, o tema deste jogo DS está a gerar polémica. De acordo com o Eurogamer, correm rumores de que a Nintendo se recusa a lançá-lo tanto na Europa como nos States, mas a editora Alten8 diz que tal não corresponde à verdade e que ainda não há data, porque o desenvolvimento se encontra numa fase inicial.

Em defesa de Imagination saiu o responsável Luc Bernard. Em entrevista ao Eurogamer, Bernard declarou: “Trata-se de educar as crianças quanto ao racismo. Não haverá cenas violentas. O ecrã inferior mostrará, sim, a realidade do que aconteceu, informação que pode ser encontrada em livros”.

O criador do jogo diz mesmo não gostar de shooters baseados na II Guerra Mundial: “São doentios e nojentos. A guerra não é um jogo. Foi por isso que fiz este jogo, para mostrar aos miúdos o que realmente se passou durante a guerra”.

E os ataques de Bernard não se ficaram por aqui. “Porque pode um jogo como Manhunt, que simula assassinatos, ser posto à venda e um como Imagination is the Only Escape –que não tem violência e é sobre uma criança a tentar escapar aos horrores da guerra com a sua imaginação- ser banido?”

O responsável acrescenta ainda que as receitas do jogo serão doadas ao Darfur. “Não quero fazer dinheiro à custa da controvérsia. Quero que este título ajude a mostrar que os vídeojogos não são apenas entretenimento vazio”.

Fonte: Gameover
 
Em primeiro lugar é uma estupidez dizer que este jogo não tem violência, porque violência psicológica é tão ou mais forte que a violência física.

Por outro lado, esta censura contra tudo o que esteja relacionado com o holocausto mete-me nojo. Não é apenas no mundo dos jogos, em diversos países é simplesmente proibido falar sobre ele e na maioria dos países é até proibido fazer qualquer estudo sobre os seus números ou mesmo questiona-los.


E finalmente... Os ratings para os jogos servem para alguma coisa! Estou farto de ver jogos para maiores de 18 anos serem modificados/proibidos porque não são próprios para crianças.
 
Este jogo? Não tenho duvidas de que seja banido na Alemanha (o unico país do mundo onde não se passou absolutamente nada entre 1910 e 1960), mas no resto do mundo custa-me um bocado a perceber.
 
O artigo ignora um bocado o discurso real desta história, que é a de que... o jogo está em fases iniciais, a Nintendo ainda não lhe pôs os olhos em cima... não tem data para sair (logo... como haveriam planos/aparecer nas roadmaps?) e o próprio Luc Bernard na entrevista que deu à New York Times afirmou que não acredita que o seu titulo seja banido.

De resto... tenho vindo a acompanhar os dois trabalhos que conheço deste senhor e devo dizer que estou interessado. Creio que vou comprar o jogo dele para o Wiiware, e a intenção de doar lucros ao Darfur é bastante nobre.

Bom, a novela continua...

Finais da semana passada:

The Holocaust is serious for all humanity and I don’t think anyone should make this kind of game. I’m very upset by it. This is not educational. Holocaust education should not be done through games of this nature. People can read and watch things about the Holocaust, they do not need these kinds of games. - Jack Kagan, Holocaust survivor
Fonte: http://www.thejc.com/home.aspx?ParentId=m11s18&SecId=18&AId=58751&ATypeId=1

Entrevista com o Luc Bernard, publicada hoje:

We asked about Luc Bernard's thoughts on the recent press outrage about the game, and the way the press jumped on the bandwagon of the game being "Holocaust DS".
Luc Bernard says that the press acted like a bunch of pricks, calling the game things like a "Nazi Simulator" and "A Sick Holocaust Game" when the game is actually just a story that happens to be set during World War 2 and mentions the holocaust purely in that context.

He feels that games are becoming boring and take players for idiots so he wanted to do something different that shows that war isn't actually just a chance to shoot people and could even teach kids something.


He goes on to explain what went on when the news stories broke, saying that Nintendo were contacted by the press and were shocked and stunned to hear that a "Holocaust Sim" was being made for the DS, hence their reply of saying no such game will ever be released on the DS. Nintendo then contacted Alten8, the publisher, who explained what the game was all about. Nintendo then suggested that they should make a Wii game with it too, once they understood his vision they became very enthused with it.

Another upshot of the experience, that Luc still feels bitter about, is that the press quoted a holocaust survivor as being outraged by the idea of the game.
Luc contacted this person and explained what the game was all about, and like Nintendo, he was very supportive of the game and liked the way that it would be setting out to teach people with it's story.
Fonte: http://radio-ninty.co.uk/cgi-bin/forum/YaBB.pl?num=1205799483/0#0
 
Última edição:
Back
Topo