DS Luminous Arc (S-RPG)

Grande review Fou-Lu :x2: Gosto muito de Strategy RPG´s (Tactics Ogre, Fire Emblem, FF Tactics) e esta poderá ser uma compra obrigatória :)

Em relação ao jogo, o sistema de inventário é muito complexo ou simples? E a história é muito cliché?


A palavra que melhor o descreve é intuitivo. simples depois de usares 3 ou 4 vezes.
 
Vamos lá fazer um grande bump a este tópico, é só para chatear o Dazkarieh já que finalmente tive possibilidade de arranjar a um bom preço (12.5£) e novo :D Quando chegar vai ser a festa! Agora só falta o 2...

106b129187874eg9.jpg


Depois darei um feedback sobre o jogo, apesar de já ter experimentado um bocado há uns tempos, o combate estava simples e directo para aquilo que se pede, juntamente com uma introdução em anime brutal! Mais, só quando voltar a ter o jogo :P
 
só agora é que ando a jogar isto e estou com um problema.

no chapter 17, aquele em que voltamos a ir ter com a lucia e o alph passa a rym, eles começam sozinhos no meio. como eu nunca usei a lucia ela esta em lvl 19. ora como o objectivo é protect lucia ela morre sempre na segunda jogada! como ela não esta comigo não a posso treinar. como é que fizeram este lvl?

edit: já consegui, já agora estou a gostar bastante do jogo, o único s-rpg que tinha jogado foi o FF tactics advance, mas já foi há um bom tempo e não me lembro bem dele.
 
Última edição:
Devias fazer dela um dos teus mains. Vais ver que dá jeito, não tanto como outra personagem que depois vais ver (ou se calhar ja viste).

Depois joga o 2, é ainda melhor. Só a historia é que é inferior.
 
a cecille já vi pois :P tive sorte porque nunca a tinha usado, mas a transformação fê-la passar de lvl 10 pa 33. o 2 já saiu na europa? ( tenho sempre medo da alfandega)
 
Está previsto para 30 de Outubro na Europa.

Eu importei e recomendo importar o Luminous Arc 2... A oferta de um Artbook com um segmento a cobrir também as personagens/artwork do Luminous Arc 1 e a OST de borla não é algo que eu possa ignorar.
 
Última edição:
já acabei, bem melhor do que aquilo que estava á espera, a única coisa de mal são alguns pequenos bugs mas passam, tenho de ver se depois arranjo o 2 então.

e a lucia acabou por não fazer falta, o FP 3 do leon tirou 700 ao god na ultima luta.
 
O 2 vale a pena, a plot é quase um retold com personagens diferentes a obdecer às mesmas "regras" e "estereotipos", mas... Tem a Josie (que personagem :D) e resolve todos os problemas de gameplay que o anterior tinha. É mais e melhor do que já era bom (mas não tem o impacto do primeiro)

Grande jogo.
 
por agora descanso de s-rpgs, secalhar só compro quando sair na europa, mas também tenho de ver isso do artwork e da OST....
 
Após algum tempo lá meti mãos ao trabalho e acabei a primeira run. Sem dúvida um bom jogo, com um inicio algo lento e que melhora a partir do capitulo 5-6! Bom humor, bons mapas, bom sistema de aprendizagem de magias, valendo a pena fazer +1 ou 2 lvs para ganhar uma magia que possa dar mais jeito. Jogo não foi assim tão curto como estava à espera, e bastante razoável para um jogo portátil.

Claramente no que toca a personagens, os que têm mais personalidade (demonstrada) é o Nikolai e Vanessa e melhor caracterizados. Muitos momentos de risota apesar de o tema geralmente ser sempre o mesmo.

Pontos negativos a meu ver foram as faltas de sequências, ficaram boas as que houve dos momentos "chave" outras nem tanto e teria sido bom tê-las visto mais vezes e relacionadas com certos eventos. Os controlos sem sombra de dúvida o aspecto, desculpem o termo, mais do que miserável. Pelos vistos, quem teve por detrás da programação/controlos nunca deve ter jogado um SRPG, o que é uma pena porque muitas das vezes vi-me a trocar para esquema do d-pad quando não havia necessidade (e foram bastantes), além de que o design dos próprios mapas muitas das vezes o atrapalhava.

A música é jeitosa sem dúvida mas peca um pouco em quantidade/diversidade, após alguns capitulos a música antes de um combate ou quando está a começar o combate é sempre a mesma, felizmente há lutas que são diferentes. As animações dos ataques e das magias estão simples, nada para espantar, e só tenho pena de ainda não ter visto metade dos Flash Drives das personagens, demoram demasiado tempo a encher a barra e os combates não duram tanto tempo. Raras as vezes que fiz um FD de lv3, algumas de lv2 e são nos combates que assim o permitem. Alguns slowdowns nas batalhas, principalmente lá para o fim o que estraga um pouco as mesmas.

O sistema de Viate Imbuing já é algo bastante utilizado mas com outros termos, gostei de alguns equipamentos que fiz mas, nunca na vida os teria descoberto sozinhos (FAQ ftw!). O que é uma pena porque parece ser comum neste tipo de sistema, nunca se percebe o porquê de combinar isto e aquilo fazer um item "raro"... ficando o jogador sempre à nora. No entanto nota-se, e bem, as diferenças das armas "ultimate".

Quanto ao jogo em si acabei com um pouco mais de 25h, com muita repetição de batalhas e aumento de levels, media de lv52-53 com a equipa principal. Pensava que tinha feito as side-quests todas (falei com todas as pessoas em cada cidade) e fui fazendo o que pediam, mas pelos vistos deixei umas 3 para trás.
Por fim, a dificuldade acaba por não estar muito balanceada, a partir de uma batalha (meio do jogo ;)) a dificuldade como que aumenta para o dobro e depois oscila entre o fácil ou um quebra cabeças. Bem tentei fazer todas as batalhas sem perder uma unidade mas, após várias tentativas lá verifiquei que não conseguiria sem deixar alguém morrer :p

Para já, estou no New Game+ e o objectivo a completar todas as side-quests que ficaram, obter os finais com cada personagem e chegar ao fim da Torre (para tal, mais de 40level ups para ir fazendo ao longo da mesma)

Entretanto, vou ficar de olho no Luminous Arc 2 e verificar o que tem de melhor além "controlos" :)
 
os controlos comecei logo com as setas e tive de orientar o norte para a esquerda senão não conseguia jogar. de personagens alem dos 2 que disseste gosto também bastante do anjo (provavelmente a personagem mais irritante que já vi num jogo) e do andré :P

já agora usaste algum synergy? nunca consegui usar, simplesmente não dá jeito. a batalha mais dificil acho que foi

a ultima da vanessa, simplesmente perdi 6 vezes contra ela, fora isso ate oultimo boss era facil.
 
Hehe... ainda bem que curtiste :) No geral tenho a mesma opinião que tu, apesar de nas personagens discordar com a parte do Nikolai (está demasiado... fixe mas cansou-me).

Não tenhas dúvidas em arranjar o dois ;) Corrige muitas das coisas que aí falas. Na minha opinião, está exactamente ao mesmo nível deste, pois aquilo que melhorou em controlos, level design, diversidade de objectivos, etc, perdeu em história e envolvência, personagens (apesar de ter, para mim, a melhor da saga). No entanto, não tenho grandes dúvidas que vais gostar bem mais. Uma coisa que melhorou MUITOOOOOOO foi os menus e acessibilidade. 5 estrelas no 2.
 
os controlos comecei logo com as setas e tive de orientar o norte para a esquerda senão não conseguia jogar. de personagens alem dos 2 que disseste gosto também bastante do anjo (provavelmente a personagem mais irritante que já vi num jogo) e do andré :P

já agora usaste algum synergy? nunca consegui usar, simplesmente não dá jeito. a batalha mais dificil acho que foi

a ultima da vanessa, simplesmente perdi 6 vezes contra ela, fora isso ate oultimo boss era facil.

Fizeste bem :) Era o que devia ter feito mas, habituei-me à stylus e não ter de andar com o quadrado de selecção para um lado e para o outro :D
Houve muitas alturas em que era mesmo impossível escolher o quadrado pretendido (muita gente à volta) e, quando isto acontecesse sistematicamente quando vamos para atacar torna-se... um martírio >_<

Synergy só utilizei uma vez (Alph e Lucia) e se os restantes... tirarem o mesmo, então nem me vou dar ao trabalho de os alcançar. Desiludiu-me um pouco, apesar de animação ser melhor que as outras. Contudo, esta minha opinião pode dever-se a ter feito o ataque assim que o ganhei, e se calhar agora com mais níveis a diferença já se notava.

Referente às personagens,
a Angel está bem retrada mas... irrita-me aquele "LIKE" :p, bem como a maior parte dos "maus". Tenho é imensa pena de não ter sido algo mais desenvvolvido o que aconteceu à Iris, o seu passado e o Heath.. no fiquei fiquei com pena :|

Falhei muitos pontos na minha opinião mas, regra geral, acho os mapas interessante. Alguns são uma valente seca porque se sentem vazios mas outros bem elaborados.

Batalhas dificeis houve várias, e foi essa mesma (última batalha contra a Vanessa) que perdi pela primeira vez de forma completamente humihante para mim. Há terceira lá consegui, mas repetindo o que fiz na segunda ou seja, houve uma personagem que acabou por morrer.
Algo que nunca gosto de fazer num SRPG e, relembrando-me de uma conversa que tive com o papa_tudo, achei em certas alturas mais dificil este jogo que um Fire Emblem... Pode ser o estilo do jogo em si ou um maior controlo dos pontos fortes/fracos das personagens e aí, só mesmo habituando.

Para o fim, achei bem mais fácil a coisa (últimos capitulos).
Só a parte de lutar contra o Zehaal (god em forma humana é que a coisa teve tremida, com confuse à mistura e ser obrigado a reviver uma personagem

Não sei como foram os vossos modos de jogar mas, geralmente gosto de distribuir equilibradamente os níveis, variando sempre a equipa e fiquei com a impressão que a coisa teria corrido bem melhor em certas batalhas se me tivesse focado numa equipa mais principal.
Neste aspecto fiquei desiludo com a
Saki, aguentava pouco e o que irava não adiantava de muito apesar da sua velocidade. O Nikolai deu jeito em certos momentos, mas gradualmente foi perdendo o comboio (actuando tarde demais ou falta de ataques múltilpos). O Pollon bem tentei acompanhar mas, o meu esforço foi em vão. Magias começam tarde a tirar bom dano, ataques físicos falham quase sempre, fraca defesa e nada adicionava a equipa).

Há certas alturas que dá mais jeito uma certa Witch ao invés de outras, devido às suas magias ou ao seu suporte.
Claramente a Cecille é das mais forte após a sua "promoção", magia Dark, excelente Heal, Full Revival, bom HP e óptima velocidade)


Hehe... ainda bem que curtiste :) No geral tenho a mesma opinião que tu, apesar de nas personagens discordar com a parte do Nikolai (está demasiado... fixe mas cansou-me).

Não tenhas dúvidas em arranjar o dois ;) Corrige muitas das coisas que aí falas. Na minha opinião, está exactamente ao mesmo nível deste, pois aquilo que melhorou em controlos, level design, diversidade de objectivos, etc, perdeu em história e envolvência, personagens (apesar de ter, para mim, a melhor da saga). No entanto, não tenho grandes dúvidas que vais gostar bem mais. Uma coisa que melhorou MUITOOOOOOO foi os menus e acessibilidade. 5 estrelas no 2.

Finalmente "algo"mais do que o "é melhor porque melhora no resto" :D De novo, não mencionei os menus e acessibilidade, que também é algo que torna a coisa menos bonita. Também está relacionado com o equipamento espero? Já é possível equipar/tirar mais facilmente as coisas?

Outros objectivos é sempre bom, por acaso as batalhas de defender foi as que gostei mais do 1º (poucas mas boas) :)
Vou ficar desiludido no que toca a história porque, como disse, foi algo que gostei de ver neste primeiro título e me deixou mais interessado, apesar de a certa altura já se ter ideia de que as coisas vão ser o habitual do costume nestas histórias de traição.

Não sei a que personagem te referes mas, já estive a dar uma olhadela no artbook (scans.. presumo que seja daquele que vem na edição especial) e no que toca aos seus designs estou mais agradado :) No eBay anda à volta dos 30€ já com portes, parece-me muito bem e um dia virá :x2:
 
Back
Topo