Necessito ajuda na aquisição de smartphone...

jorgej

Membro
Olá a todos,
abaixo deixo o questionário de aquisição preenchido e em seguida deixarei alguns comentários meus.

R: < 150€(min) a 500€ pronto pagamento/250eur entrada + 15eur de suaves prestações(max)>


Rede:

[ x] Livre
[ x] MEO
[ ] Vodafone
[ ] NOS

Estilo:

[ x] Indiferente
[ ] Monobloco (comum)
[ ] Touchscreen (Até 4.5")
[ ] Touchscreen (Até 5.5")
[ ] Touchscreen (Até 6")
[ ] Touchscreen (Até 6.5")
[ ] Touchscreen (Superior a 6.5")

Tipo de Utilização:

[ ] Outra (Indicar na descrição do uso)

[ ] Leve (Utilização inferior a 2h por dia.)
[ x] Moderada (Utilização entre 3 a 5h de utilização por dia.)
[x ] Intensiva (Utilização entre 6 a 8h de utilização por dia.)
[ ] Extrema (Utilização superior a 10h)

Características / Uso:

[ x] Outra (Indicar na descrição)

[Ligações/conectividade]
[ x] 4G
[ x] 5G
[ ] Dual-SIM
[ ] Suporte a eSIM
[ x] WiFi
[ x] Hotspot WiFi
[x ] Bluetooth
[x ] GPS
[ ] NFC

[Características de hardware]
[x ] USB-C
[ x] USB OTG
[ x] Jack Audio 3.5mm
[ x] Câmara principal na traseira
[ ] Câmara ultra-wide
[ ] Câmara telephoto
[ x] Ecrã Super Amoled / OLED
[ ] Sensor de impressão digital
[ ] Desbloqueio por rosto
[ ] Autonomia superior a 2 dias
[ ] Carregamento sem fios
[ ] Suporte a carregamento sem fios reverso


R: Quero um telemóvel para o dia-a-dia (para substituir o meu S7 EDGE SM-G935F 32g que tenha o mesmo ou melhor desempenho...)

- Tem mesmo que ter IP67/68, pois no meu trabalho a muito pó.

- Também leva a pancada acidental, ocasionalmente, pelo que nao sei até que ponto carcaça de plástico aguenta, será que tem de ser de metalica tal como o s7 edge?

- O uso será uns 50min de cusquice no Face, uns 15min de cusquice no Insta, Google a vontade, youtube uns 1h ou pouco mais talvez, talvez aguente um filme completo de Netflix e ainda sobre bateria para o resto da tarde/noite, e finalmente voltar ao gaming se der para 2h max diario de gaming tava bem bom! (costumava jogar: Dissidia Final Fantasy Opera Omnia. Nitro Nation. Clash royale. AFK Arena. Assoluto Racing. Order & Chaos Duels. Pokemon Unite. Skylanders: Ring of Heroes. Summoner Wars: Sky arena.)

- Uma camera fotografica que seja razoavel, para ficar bom existem as maquinas fotograficas... preciso que tenha boa qualidade a fotos até 30metros de distancia, e tambem a fotos de documentos (ao perto...)

Estive a ver as possibilidades, segundo as minhas exigencias, mas ha falta de conhecimento vim aqui pedir ajuda:
Samsung galaxy a53 256gb 5g
Samsung galaxy S21 FE 256gb 5g
Samsung galaxy S22 256gb 5g
(Não sou fanboy - podem me recomendar outras marcas, mas gostaria de ficar na Samsung, nao só pela sua oferta de atualizaçoes por QUATRO anos, mas também pelo interface/skin/UI bla bla.. que eu gosto, usado por esta marca)

Quando comprei o S7 EDGE em Novembro de 2016 (agora com 6 anos e 3 meses!) custou-me 735eur+325pontos.
Antes deste tive como primeiro um Motorola v975 e logo após, um Samsung star 1. Também tive uns dois anos um "abre e fecha" da marca Vodafone e um Samsung chat/s3350 ou algo parecido que custava uns 150eur, com teclado físico ainda, delicioso...

O que procuro agora será um leve upgrade, isto é, que mantenha a qualidade de camera e som, assim como longevidade da bateria (um telemóvel que me dure 5 anos pelo menos e que a bateria aguente um dia complento com uso leve/moderado ja nesse seu fim de vida) visto a minha condição financeira não ser favorável ás minhas fantasias.

De momento o meu uso diria que será ligeiro (até 4h de uso leve/médio), pois ele não me permite esticar - Deixo a carregar a noite toda desde a 4 anos ou mais, vejo youtubes, facebook, insta, vou ao google, chamadas por bluetooth ligado ao carro e ocasionalmente spotify. Isto a 100% as 7h00 fica a 10% as 21h00, se for aqueles dias que uso mais 1h... aí ponho 25min a carregar pra me dar até as 00h00.

Pros:
- Nos primeiros 2/3 anos caiu umas 3x com capa flip-flop, após essa fase ja caiu umas 10x com capa traseira e pelicula rigida na frente. Já levou umas porradas com madeiras a encalhar onde ele estava no bolso e ja ficou sobre bastanta pressao a dobrar dentro do bolso tambem. Diria que é de boa construção!! Até hoje nao ha racha nem risco nenhum, é só trocar a pelicula frontal e esta novissimo!!!
- Som é bom, o jack para headphones é um extra mas nao é necessário.
- O gps é bastante bom, pois nos percursos de running a uns anos, era bastante preciso, em variadas apps.
- Hoje ainda tenho o IP68 (anti agua e pó) a funcionar (ja apanhou chuva a deslizar no alcatrao recentemente, após uma corrida, e na carpintaria o pó de madeira é bastante)

Cons:
- Após a compra li reviews do telemovel aquecer bastante e aparecer umas riscas de cor roxa permanentemente no ecra - joguei bastante, aqueceu bastante! e sempre que acontecia era usar a "manutençao do dispositivo/otimizar ou bateria e memoria e fazer o "wipe" e deixa-lo a descançar uns 30min pelo menos.
- Este mês apareceu me uns burn-ins muito leves no ecra, os tais famosos de cor roxo do aquecimento...mas na horizontal, o problema de toda a gente era uma risca roxa na vertical que cheguei a ver bastante mas fiz a prevençao e nunca me pegou...
(Tenho sempre o Modo de Economia de Energia ligado) Ele as vezes ele fica lento, sobretudo ao escrever (99% das vezes é aqui que acontece)
- Always on Display, nunca usei, sou da mania das poupanças entao desativei e acho que nao só poupa mais bateria como ajuda a não haver burn-in no ecran...
- A Playstore por alguma razão nem sempre funciona bem/trava muito e algumas apps após carregar no instalar nao começa o progresso de instalaçao!
- A memoria 32g, apesar do microSD, vai tudo por predefeniçao para os 32g e mesmo que muda para o SD que nem tudo é possivel.. ao fim de uns tempos muitas estao de volta no espaço dos 32g, e ha mais de 1 ano que ando entre 1.6g e 500mb de espaço livre...
 
Boa noite,
Venho aqui perguntar aos entendidos sobre as vantagens e desvantagens de comprar um smartphone (novo, 0 horas, diretamente na loja) com 2 anos?
Caso queira comprar, (exemplo) um samsung novo com 2 anos (gama s21).

Vantagens:
* melhores preços /mais baixos, visto a redução que levam ao longo do tempo...

Desvantagens:
* Atualizaçoes android e de segurança - Até que ponto isto é super critico???

Isto basicamente resumo a minha questão - espero que me possam ajudar!
 
Já disseste tudo, o modelo já tem dois anos, mesmo que nunca tenha sido usado, eu já não comprava por mais alicainte que seja o preço neste momento, é um modelo descontinuado e com as actualizações já serão poucas.

A comprar seria sempre novo e ultimo modelo, ou usado em devidas condições pelo preço certo.

Se estivéssemos a falar de outro equipamento, agora um smartphone Android as actualizações e updates são sempre importantes sobretudo num modelo de top, dai é um fator forte a ter em conta sobretudo se pretendes ter o dito durante uns bons tempos...
 
@MOUSETM
Neste momento tenho um Galaxy S7 Edge (comprado em Novembro de 2016), o telemovel a não ser a bateria que mal aguenta para o dia todo já nao tem memória (32g) devido a bloatwares e afins que nos dias de hoje qualquer app por pequena que seja já ocupa bastante... além de que o arranque das apps ja está lento (2 a 4 segundos, dependendo...)

O que queria saber é se adquirir o S21Fe devido ao OUTDATING que ele já sofre será uma má ou pessima escolha (ou aceitavél??) para se manter por uns 5 anos?
 
tens opções mais recentes que um S21Fe e ainda por cima para durar 5 anos sem te chateares...

abre um topico na secção indicada com o questionário devidamente preenchido para se perceber o que é mais indicado para ti.
 
Olha eu comprei um s20fe 5g há uns meses e estou muito satisfeito.

Vinha de um s8 já pela hora da morte, especialmente na bateria.

Poupei muito dinheiro e estou bem servido como estava.

Só tu sabes se valorizas tanto o ser novo e recente. É compreensível para uns e pode ser pouco justificável para outros.
 
O S21 FE não é assim tão antigo.. ainda vai receber 3 atualizações do Android.. até Android 16.. e atualizações de segurança durante os próximos 4 anos... Há muitos telemóveis "recentes" na mesma gama de preços que não vão receber mais atualizações do que isso.
 
Back
Topo