Need Help ! Overclocking nao quer nada comigo !

Ora viva !

Provavelmente antes de começarem a ler, muitos de vos já devem estar a dizer : "Devias ler os Posts do forum antes de fazer esse tipo de perguntas".

O problema é que li, realmente aprendi muitas coisas relacionadas com a física do overclocking, mas mesmo assim estou mesmo enrascado.

Possuo um Athlon XP 2100+ com 512 DDR 333Mhz (TwinMOS se nao me falha a memoria), inseridos numa MotherBoard Asus A7V333.

O que acontece é que por mais tentativas de overclockar isto, o maximo que consigo é por os originais 1733Mhz a correr a 1781Mhz (137 x 13).

A partir de esta velocidade para cima, sempre que inicio o PC, ao carregar completamente o Win 2k ele reboota sozinho.
Não tenho problemas de temperatura. Já tenho aki equipamento para montar um sistema de arrefecimento a agua (falta-me a bomba) mas simplesmente não o instalo porque axo sinceramente que até me ficava mal instalar um sistema de Wc sem ser necessario. Segundo o Asus Probe a minha temperatura media do CPU ronda entre os 40 e os 43º e a da motherboard, normalmente está estavel nos 30, 32º.
O dissipador que uso de momento é um Thermaltake Volcano 7+.

Queria evitar ter de formatar os 3 discos que tenho pois possuo muita coisa valiosa, mas em ultimo recurso, formato tudo e instalo o Win 2k de novo.

Como penso que esteja a seguir os passos todos, resta-me saber se os estarei a efectuar pela ordem correcta.

Outra coisa...a Cas Latency da memoria, é o unico parametro que pelos vistos nao suporta o modo 2t e tem de ficar em 3 t. Todos os outros estao 2-2-5.

Sei que se realmente quisesse algo orientado para overclock deveria ter optado por um P IV, mas enerva-me o facto de ja ter visto algures pela net, uma base de dados acerca de overclocking e ter visto que em processadores e motherboards iguais a minha ter visto chegarem aos 1900Mhz sem terem seker unlockado o multiplicador (o meu ainda está bloqueado nos 13).

Sei que já devo ser a enésima pessoa com o mesmo tipo de duvidas, mas desde já agradeço a quem perdeu tempo a ler este meu Post, e se alguem souber onde posso encontrar alguma faq baseada no overclock de um sistema identico, ou mesmo umas dicas, agradecia.

Cada vez mais "choro" o dinheiro que gaste neste equipamento à 3 meses atras.
 
Já corri as voltagens todas disponiveis pela minha MB.

Desde 1.75 até 1.85 de 0.025 em 0.025 volts.

Sempre a mesma coisa, o Win 2k rebbota após ter sido completamente carregado.

Anymore ideas ?
 
Algumas dessas boards vieram totalmente podres. Ai uma remessa de a uns tempos pa ca n valiam nada. Tenta fazer outra coisa primeiro de mandar para a garantia. Poe uma versao de bios nova, ou talvez uma mais antiga. Nem sempre a nova é a melhor. Se isso nao te resolver o problema vai direitinho a loja. Unica soluçao . e board nova :)
 
Olá,

Antes de te dares por vencido, experimenta ver o seguinte link:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=5170

Lá explicam tudo sobre o jumper de "overvoltage", que dá para pôr voltagens acima de 2.0!

No entanto, tem cuidado, porque é melhor estudar bem o que é preciso fazer, porque segundo sei, a configuração desses jumpers não vem documentada no manual.

Acho que a Asus A7V8X já tem o "overvoltage" documentado no manual.

Boa sorte,

Cumprimentos

RedEagle

P.S. - Será que é melhor comprar uma Epox, MSI ou Abit para fazer OC?
 
mas o Overvoltage, nao me parece ser o problema.

Obrigado pelo link, por acaso tb ja tinha um sobre como alterar na minha board com uma resistencia de 24Kohm de modo a debitar 2.32volts no maximo.

O problema é que aparentemente, o windows reinicia após carregar tudo o que esta na startup folder. sempre a mesma coisa...

Sempre que o windows acaba de carregar os programas (e o proprio windows em si) e a luz do disco deveria apagar para indicar que estava idle, é exactamente aki que reboota.

à partida vou formatar apenas o disco de 50 GB, e vou desligar os outros, e instalar o XP neste.


Depois, vou ver se continua a acontecer a mesma coisa.

Sei que antigamente, antes de ter este Pc, tinha um P IV 1.7 Ghz com uma Board da MSi, e a partir dos 1.85Ghz acontecia-me o mesmo no win 2k, com a diferença que os reboots neste caso ja era aleatorios, tanto podiam acontecer a carregar, como passado meia hora.

Se bem que neste caso axo que o problema estava nas memorias pois eram 133Mhz a funcionar a 150.

Se alguem tiver mais ideias que va postando que eu vou testando.

Tks pelas vossas respostas.
 
A Fonte é uma ChiefTech de 340W.

Para alem dos periferics normais, está a alimentar duas fans de 80mm da thermaltake + o volcano 7+.

O vcore deve ter margem de erro, pois apesar de eu selecionar 1.75 volts, quer no Hardware monitor da Bios quer pelo Asus Probe, detecta voltagens na ordem dos 1.82volts


Será problema da fonte ?
 
Back
Topo