1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

need help :)

Discussão em 'Programação' iniciada por sithlord, 19 de Outubro de 2007. (Respostas: 2; Visualizações: 562)

1. sithlord

sithlord Power Member

Boas comecei a dar programação em eng. de redes na fcup, e visto que nunca tive nada disto estou com algumas dificuldades. E como só vou ter aulas na 2feira venho vos pedir que me tirem aqui uma duvida :)

o programa ndiv(n) serve para indicar o numerode divisores que um numero n tem (ex:n=10 da 4)
    mas eu não estou a perceber o k é que o programa está a fazer, os comandos que está a seguir.
    Alguém me pode ajudar? bigad

2. Baderous

Baderous Banido

Isto lê-se: A é divisível por B se o resto da divisão (%) de A por B for igual a zero.

Aqui apresenta-se a definição da função "Nº de divisores de um nº", onde n será o número sobre o qual queres operar.
    Primeiro, começa por declarar uma variável nd que vai guardar o nº de divisores, e inicializa-a a zero, pois no início ainda nada se sabe acerca deste valor.
    Segundo, declara uma variável i e inicializa-a com o valor 1 (começa no 1, pois como verás mais à frente, não se pode efectuar a divisão por zero). Esta variável vai servir para controlar o ciclo while i<=n, ou seja, enquanto o i for menor ou igual ao n, qualquer coisa vai acontecer...
    Terceiro, já dentro do ciclo apresenta-se uma condição: Se n for divisível por i (if divisivel(n,i), tendo em conta que já se apresentou a definição da função divisivel anteriormente), então já se encontrou um divisor de n, logo incrementa-se a variável nd em uma unidade.
    De seguida incrementa-se a variável i em uma unidade para se proceder à próxima iteração do ciclo.
    Quando o ciclo acabar (i>n), o programa retorna o nº de divisores encontrado (return nd).

3. sithlord

sithlord Power Member

Percebi perfeitamente :victory::victory: muito obrigado :001:

Partilhar esta Página