1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nehalem Bloomfield aparece em roadmap

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por DMH, 17 de Outubro de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 1305)

1. DMH

DMH 1st Folding then Sex

Source
    Reparem no pormenor do QX9775 gastar mais 14W embora sejam chips indênticos

2. olo

olo [email protected] Member

:rolleyes:

Será por ter 4 pinos a menos ?? Que socket será este ? 771 ??

3. DMH

DMH 1st Folding then Sex

771 é o socket para servidores aquele QX9775 será para a plataforma SkullTrail

4. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Por acaso, não obstante terem os mesmos núcleos, os QX9770 e QX9775 destinam-se a sistemas bem diferentes, e é por isso que têm TDPs diferentes.

É preciso não esquecer que para a Intel o TDP não tem a ver com o consumo do CPU em si, mas sim da capacidade de dissipação de energia do sistema de arrefecimento. Ora, se 130W chegam e sobram para um sistema mono-CPU (QX9770), o mesmo TDP quase de certeza que não chega para um sistema single ou dual-socket (LGA771), que pode estar montado em espaços MUITO confinados - existem servidores dual dual-socket 771 (duas boards de dois sockets, para até 2x8 threads de processamento simultâneo) em caixas com 4cm de altura, e as necessidades do sistema de arrefecimento são MUITO superiores aos sistemas amplos das caixas ATX e EATX do mercado doméstico...

Além disso, pode dar-se o caso de os QX9775 terem cores "escolhidos a dedo", de forma a atingirem OCs ainda mais espantosos do que é habitual nos C2D e derivados, e daí o TDP maior, para acomodar esse OC extra...

Cumps.

Miguel

[EDIT] Tinha-me esquecido de referir que o QX9775 tem o FSB de 1600MHz, creio que o QX9770 é apenas de 1333MHz. Também aí pode obrigar a mudança no TDP. [/EDIT]

Última edição: 18 de Outubro de 2007
  5. blastarr

blastarr Power Member

Todas as CPU's LGA 771 são escolhidas a dedo.
    Por isso é que se chamam Xeon e são vendidas a preços muito mais elevados do que os Core 2 LGA 775.

Este Core 2 "especial" para LGA 771 é um Xeon com a protecção overspeed desligada, nada mais.

6. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Concordo perfeitamente com o post, excepto numa coisa: há Xeons 775 e Xeons 771, e há diferenças entre eles, nomeadamente o suporte a SMP dos 771, o que pode significar que os Xeon, pelo menos os 771, têm origem diferente - ou pelo menos tratamento diferente durante a linha de montagem.

Cumps.

Miguel

7. blastarr

blastarr Power Member

Não confundas o "packaging" (socket) com as dies (o core, propriamente dito).

Já havia dies Xeon "escondidas" em alguns modelos de Pentium 4 em 2003, como o ínfame Pentium 4 Extreme Edition a 3.2GHz para o socket 478 (core Xeon "Gallatin" com 2MB de cache L3).

8. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Ok, agora fiquei um bocado perdido, deve estar a escapar-me qualquer coisa...

Tudo bem que haja que distinguir o package do core. Perfeitamente de acordo até aí.

Agora, sempre pensei que os Xeon 775 fossem de facto C2Ds escolhidos "a dedo", com o mesmo core do resto dos C2D. Os 771, sobretudo por causa do suporte SMP (que depende tanto de suporte na board como no CPU - estou a lembrar-me dos Celeron baseados em P3, que tinham o suporte SMP desactivado), devem ter, a meu ver, um core diferente dos Xeons 775.

A não ser que me digas que os Xeons 775 têm, de facto, cores "771" (com suporte SMP, embora o socket 775 não o suporte, e daí nada de SMP), ou que tem tudo cores iguais (C2Ds, Xeons 775 e Xeons 771), eventualmente com os 775 a verem o "fusível" para o SMP fundido durante o processo de fabrico.

Precisava de esclarecimento extra a este respeito, sff.

Cumps.

Miguel

9. blastarr

blastarr Power Member

O LGA 771 apenas foi concebido para impedir electricamente que CPU's LGA 775 funcionassem em motherboards com dois sockets físicos.
    A Intel não queria repetir o erro que cometeu com os chipsets desktop i865 e i875, que permitiam SMP (dois sockets com duas CPU's separadas) -daí que certas boards com estes chipsets sejam usadas para permitir compatibilidade também com Core 2 Duo e com algums produtos para workstations dual socket, enquanto o seu sucessor i915/i925 nem sequer suporta as velhas CPU's dual core Pentium D, para não impedir as vendas do E7525.
    Assim criou uma incompatibilidade "artificial" dos dois lados (socket e chipset), impedindo os fabricantes de aplicar estas artimanhas e prejudicar as vendas do chipset profissional 5000X.

A AMD faz o mesmo com os LGA 1207 vs AM2.

A questão das memórias não é relevante, porque fisicamente quer o AM2, quer o LGA 775 suportam RAM DDR2 normal ou registada, com ou sem ECC.
    Até o Intel 5000X suporta FB-DIMM's e DIMM's normais, mas este último não pode ser utilizado por questões legais (leia-se, porque a Intel cobra royalties de cada chip agregador dentro dos FB-DIMM's a cada fabricante de DRAM e a licença do 5000X não permite usar RAM DDR2 normal -de propósito pela razão anteriormente mencionada-).

Última edição: 18 de Outubro de 2007
  10. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Esclarecido, thanks. Resumindo, Xeon = C2D, no core (ou seja, vindos dos mesmos wafers), com "selecção" SMP ou não através do socket. Got it.

Fiquei foi com a pulga atrás da orelha quanto aos 865/875 a serem usados para SMP... Se tiveres links para boards que façam proveito disso, gostava de ver, se possível (e com suporte para C2D, que é perfeitamente possível). Manda-me por MP os links, para nao ficar off-topic, ok? Umas dessas devem dar uns servidores de entrada de gama bastante brutais, mesmo com suporte apenas para DDR... Pena que não haja disso com suporte para DDR2 e com BIOS para entusiastas... lol

Cumps.

Miguek

11. DMH

DMH 1st Folding then Sex

12. blastarr

blastarr Power Member

Havia a Asus PC-DL Deluxe (i875P), ou a IWILL DH800 com dois sockets.
    Mas acho que encontras mais no Google.

Com suporte Core 2 e 865PE (DDR 1 e AGP), creio que há mais opções, como a Asus P5PE-VM, a Gigabyte GA-8I865PE775-G-RH (rev. 3.0) ou a ASRock 775i65G.

Cada vez são mais raras, e as opções para usar DDR 1 com Core 2 menos antigas restringem-se agora a chipsets lentos, cheios de bugs e incompatibilidades da VIA ou da SiS.

Mas atenção que PCI-Express e intel 865/875 it's a no go.
    Os primeiros chipsets com PCI-Express foram os i915P/i925X/XE, que, como já disse acima, não suportam dual-cores, muito menos dual socket.

Última edição: 19 de Outubro de 2007
  13. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Já procurei coisas sobre a PC-DL. Era uma board interessante, mas pensava que era dual socket 478 ou 775. Afinal usava na mesma Xeons. Devo ter percebido mal o que querias dizer :o

Essas 865G/PE já as conheço, por acaso. A 775i65G até suporta C2Q... hehehe Tudo bem que só com gráficas dedicadas e DDR-400 CL2.5 ou melhor, mas ainda assim é um caso raro... lol

Novamente, pensei que fossem boards dual-socket 775 :o, já que o tema era SMP. Mas fica a informação, ainda assim.

Quanto ao DDR2, PCI-E e afins, o problema está mesmo nas limitações impostas pela Intel... Sempre foi assim. Quem quer vários CPUs tem de ir para boards diferentes, CPUs diferentes, memórias diferentes, etc, etc, sem perspectivas de upgrades futuros e a preços completamente proibitivos... hmpf... :(

Novamente, tks. Aos restantes, desculpem o ligeiro off-topic.

Cumps.

Miguel

Última edição: 19 de Outubro de 2007

Partilhar esta Página