Nem os automoveis escapam

streetpreacher

Power Member
Não sei se este e o sitio correcto para postar isto mas cá vai:

"Uma empresa de anti-vírus está a investigar a possibilidade de os vírus de telemóvel se transmitirem para os sistemas de navegação dos modelos da marca Lexus, depois de uma queixa nesse sentido.

Os automóveis poderão ser o próximo alvo dos criadores de vírus. A Kaspersky, uma empresa de software anti-vírus, está a investigar a possibilidade de os vírus de telemóvel infectarem, através da ligação bluetooth, computadores de bordo e sistemas GPS de veículos da marca Lexus.
A medida vem na sequência do relato de um indivíduo, que indagou a empresa russa sobre o método para eliminar um vírus (não identificado) que estaria a afectar os modelos LX470, LS430 e Landcruiser 100 da marca nipónica.
Os primeiros vírus que se propagam através de bluetooth, como o Cabir e o Skulls, foram identificados no ano passado, afectando terminais com o Symbian.
Os sistemas de navegação da Lexus são compatíveis com telemóveis bluetooth, permitindo, por exemplo, a realização de chamadas sem o uso das mãos. A marca não revelou, contudo, qual o sistema operativo utilizado nos modelos referenciados.

À medida que os sistemas operativos "vulneráveis" se alastram a outros domínios, além dos computadores, são cada vez mais os relatos de problemas inerentes à sua utilização. No ano passado, o worm Slammer infectou cerca de 13 mil caixas Multibanco do Bank of America , depois de a instituição ter adoptado um sistema operativo baseado no Windows.
No âmbito da indústria automóvel, à medida que a tecnologia invade os modelos mais recentes, são já muitas as marcas que equipam os seus veículos com sistemas operativos. O Grupo Fiat, por exemplo, assinou recentemente com a Microsoft um acordo para o desenvolvimento de um sistema telemático “amigo do condutor” baseado no Windows, que irá equipar modelos das marcas Fiat, Alfa Romeo e Lancia.
Mas a alçada da Microsoft no sector automóvel não termina aqui. Alguns dos seus clientes no domínio dos sistemas telemáticos incluem a BMW, a Citroën, a Honda, Hyunday, Mercedes-Benz, Volvo e... a Toyota, que detém a Lexus, a sua divisão de luxo para o mercado norte-americano.
Bill Gates é um conhecido entusiasta da Lexus, tendo leiloado um em 1999 para fins de caridade.


in CIBERIA.AEIOU.PT"
 
Qual será o interesse por detrás do entusiasmo do Bill Gates pela Lexus?? é que estive a ver a página e os automóveis que lá estão (http://www.lexus.com/models/index.html) e não me parece que mereçam algum tipo de atenção especial, especialmente por parte de uma pessoa que pode ter todos e quaiquer carros que deseje.
Os lexus não são lá muito bonitos, parecem todos "chapa 5".
Quanto ao resto da notica, bem, se tem software, então pode ser hackado/crackado (seja por virus ou outros meios), "que mais é novidade?" ;)
 
Back
Topo