1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nero provoca Blue Screen!!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por JarJarBinks, 5 de Julho de 2003. (Respostas: 30; Visualizações: 1519)

1. JarJarBinks

JarJarBinks Power Member

Tenho aki um problema um bocado estranho. De vez em quando (na verdade, com bastante frequencia) quando gravo um CD, ou simplesmente quando abro o nero, o windows dá um erro de Blue Screen (diz q desligou para evitar danos ao computador).

Tenho o Windows XP Pro SP1 com os updates todos, a ultima versão do nero, o gravador é um Plextor 48/24/48 e tenho um leitor de DVD LG, ambas as drives estão no IDE secundário (o DVD é master) e tenho o IDE primário desactivado. A board é uma ABIT IC7 e tenho os discos ligados ao SATA/RAID. Desde q meti os discos em RAID q isto começou a acontecer....n faço ideia do q seja.....

2. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Oi,

Tenho +/- a mesma configuração que tu, só que o meu plextor é um 12x e está no primário em master. Já gravei vários cd's com o Nero e não tive problemas.

No event viewer que erro(s) é que te aparecem?

Última edição: 5 de Julho de 2003
  3. Brazzuka

Brazzuka Power Member

Há certos gravadores que têm problemas de atitude quando não estão ligados em Master... :mad: Será esse o problema ?

Experimenta ligar o gravador em Primary IDE Master, e o DVD em Secondary IDE Master, já que tens disponíveis as ligações... :)

B Cool :003:

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Já agora vê se existe algum update de firmware, pode ajudar.

5. JarJarBinks

JarJarBinks Power Member

obrigado pelas respostas....

sempre tive os gravadores em slave (desde q tive o meu primeiro) e nunca tive probleas.....este ja o tenho à alguns meses em slave sem problemas.....n digo q n seja disso....mas é estranho se for.

Os erros q me aparecem quando corro o nero nao ficam registados no event viewer.....será por serem erros de ecran azul em q o pc pára mesmo (até se ouve os discos desligar....o teclado fica bloqueado, so mesmo o botao do reset!!). No entanto reparei agora numa coisa estranha: no dia em q isto aconteceu pela primeira vez....mais ou menos à hora q isto aconteceu houve um erro registado no event viewer: "An error was detected on device \Device\CdRom1 during a paging operation." será isto? mas das outras vezes n registou nada. Para ligar cada um no seu controlador vou ter de comprar um cabo maior, é q os q eu tenho são "normais" e a IC7 tem as ligações em baixo, o q é mau para quem tem uma chieftec full tower!!

Ah...inda vou testar trocar o master pelo slave...depois meto aki....

6. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Qd fazes o restart, não te aparece uma caixa para enviar o report para a microsoft? Se sim, vê nos details, pode ser que tenha lá alguma coisa.

7. JarJarBinks

JarJarBinks Power Member

nao é um erro desses de caixa de dialogo....ouve-se os discos desligar e o sistema para, fica o ecran azul com letras brancas e só dá para desligar ou fazer reset. desta ultima vez abri o nero e fechei logo. mal comecei a usar o internet explorer aconteceu o erro: ficou o ecran azul e a mensagem desta vez anotei o que dizia nas techical information:

*** STOP: 0x0000008E (0xC0000005, 0xBF8FB6F5, 0xF6B58B50, 0x00000000)

*** win32k.sys - Address BF8FB6F5 base at BF800000, DateStamp 3db6d462

Só desta vez reparei q deu um erro com um ficheiro, os outros erros só aparecia a linha do STOP!

8. Brazzuka

Brazzuka Power Member

Não terá sido da instalação do Nero ? Ou de algum outro programa que tenhas instalado ? Às vezes acontece a instalação de alguns programas alterarem ficheiros ou settings do OS, e depois acontecem os mais variados problemas.. :confused:

Experimenta meter o cd do WinXp, e fazer um Repair, pode ser que dê resultado... :)

9. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Experimenta este patch, que é pos-SP1

http://support.microsoft.com/?kbid=330187

O erro é muito parecido, apesar da descrição da microsoft não ter muito a haver com o teu caso.

instalas-te o software da intel ( não me recordo do nome ), que tem os drivers ide? A ultima versão está na página da Abit america.

10. JarJarBinks

JarJarBinks Power Member

reinstalar o windows penso q n resolva o prob.....eu instalei o windows na 4ªfeira e isto começou a acontecer na 6ª (foi quando tentei gravar um cd)...só instalei os programas q costumo utilizar.....deve estar relacionado com o RAID q foi a unica coisa q nova q tem o meu sistema

ja tinha instalado as ultimas versoes dos drivers da intel....quanto ao update....onde é q se tira? (deve ser azelhice minha, mas a pagina n tem nenhum link para download...)

11. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

http://www.abit-usa.com/products/mb/biosdriver.php?categories=1&model=5

A meio da página tens:
    "Intel INF Update v5.00.1015"

Eu tenho esse instalado. A minha board veio com a versão 1012.

Experimenta pode ser que resolva.

Instala tb o "Intel Application Accelerator RAID Edition v3.0". A minha board vinha com a versão pre-release. No site da intel tem a versão final.

12. JarJarBinks

JarJarBinks Power Member

sorry...nao me expliquei bem (agora q li outra vez o q escrevi é q percebi)...os updates dos drivers da intel eu ja os tenho, e foi logo os q instalei (nem sequer usei o cd da board).O update q eu nao sei de onde tirar é o da microsoft (na pag n vejo link para download)

Voltei a abrir o nero, gravei um cd, fechei o nero......e até agora, nada...nao bloqueou!!! Isto ta mesmo estranho.....devo ter o computador a claudicar:rolleyes:

13. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Pois, só agora é que vi que o link que está lá é dos contactos, para o fix é preciso contactar a MS......

14. JarJarBinks

JarJarBinks Power Member

desta vez n tava a fazer nada relacionado com o gravador nem com o nero e aconteceu outro blue screen...este ja n fazia referencia a nenhum ficheiro, só a parte do 0x0000008E, etc e tal......isto ta cada vez pior....

15. JarJarBinks

JarJarBinks Power Member

n percebo....basta fazer a imagem de um cd para o disco para acontecer o blue screen....help!!!!!

16. JarJarBinks

JarJarBinks Power Member

Reparei agora numa coisa....depois de meter os discos em RAID é q isto começou a acontecer, e o controlador RAID ficou com o mm IRQ de um dos controladores USB....será disto? como mudo?? o windows n dá para mudar, na bios as opções dos IRQs é atribuir a PCI ou reservar, e há uma cena q diz PIRQ q nem sei o q é......:P

17. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Isso talvez seja uma explicação, já que eu tenho os usb's desligados na bios e não tenho blue screens.

Não me lembro do sitio para mudar os irq's na bios.

18. Brazzuka

Brazzuka Power Member

Já viste se tens conflitos de hardware, ou hardware forçado ? :confused:

Vai aki:
    Start->Accessories->System Tools->System Information->Hardware Resources

Quanto a alterar IRQ's, não faço a minima... :confused:

19. [BoB]Marley

[BoB]Marley To fold or to FOLD?

Já agora experimenta se tiveres hipóteses, mudar o processador ou as memorias...

Acredita ke já vi coisas muito estranhas...

.. ou entao pode ser algum driver marado...:die:

20. JarJarBinks

JarJarBinks Power Member

na secção dos conflicts/sharing tenho mais coisas q imaginava....um dos IRQs é partilhado entre o SATA/USB/Firewire; outro entre o USB e a gráfica, e outro entre USB e Firewire....tenho tambem montes de endereços de memoria partilhados entre a gráfica e o CPU, contudo isto n me tem causado problemas....suponho q por uma coisa estar partilhada nem sempre causa conflitos, mas q há alguma coisa em conflito isso há.....e outra cena MUITO estranha.....o windows indica q os IRQs partilhados são o 16, 18 e 23....contudo a board so consegue atribuir IRQs até ao 15!!!

Ah....eu tenho 7 dispositivos USB.....por isso desligar os USB está fora de questao!!

Partilhar esta Página