Nero provoca Blue Screen!!

JarJarBinks

Power Member
Tenho aki um problema um bocado estranho. De vez em quando (na verdade, com bastante frequencia) quando gravo um CD, ou simplesmente quando abro o nero, o windows dá um erro de Blue Screen (diz q desligou para evitar danos ao computador).

Tenho o Windows XP Pro SP1 com os updates todos, a ultima versão do nero, o gravador é um Plextor 48/24/48 e tenho um leitor de DVD LG, ambas as drives estão no IDE secundário (o DVD é master) e tenho o IDE primário desactivado. A board é uma ABIT IC7 e tenho os discos ligados ao SATA/RAID. Desde q meti os discos em RAID q isto começou a acontecer....n faço ideia do q seja.....
 
Oi,

Tenho +/- a mesma configuração que tu, só que o meu plextor é um 12x e está no primário em master. Já gravei vários cd's com o Nero e não tive problemas.

No event viewer que erro(s) é que te aparecem?
 
Última edição:
Há certos gravadores que têm problemas de atitude quando não estão ligados em Master... :mad: Será esse o problema ?

Experimenta ligar o gravador em Primary IDE Master, e o DVD em Secondary IDE Master, já que tens disponíveis as ligações... :)

B Cool :003:
 
obrigado pelas respostas....

sempre tive os gravadores em slave (desde q tive o meu primeiro) e nunca tive probleas.....este ja o tenho à alguns meses em slave sem problemas.....n digo q n seja disso....mas é estranho se for.

Os erros q me aparecem quando corro o nero nao ficam registados no event viewer.....será por serem erros de ecran azul em q o pc pára mesmo (até se ouve os discos desligar....o teclado fica bloqueado, so mesmo o botao do reset!!). No entanto reparei agora numa coisa estranha: no dia em q isto aconteceu pela primeira vez....mais ou menos à hora q isto aconteceu houve um erro registado no event viewer: "An error was detected on device \Device\CdRom1 during a paging operation." será isto? mas das outras vezes n registou nada. Para ligar cada um no seu controlador vou ter de comprar um cabo maior, é q os q eu tenho são "normais" e a IC7 tem as ligações em baixo, o q é mau para quem tem uma chieftec full tower!!

Ah...inda vou testar trocar o master pelo slave...depois meto aki....
 
Qd fazes o restart, não te aparece uma caixa para enviar o report para a microsoft? Se sim, vê nos details, pode ser que tenha lá alguma coisa.
 
nao é um erro desses de caixa de dialogo....ouve-se os discos desligar e o sistema para, fica o ecran azul com letras brancas e só dá para desligar ou fazer reset. desta ultima vez abri o nero e fechei logo. mal comecei a usar o internet explorer aconteceu o erro: ficou o ecran azul e a mensagem desta vez anotei o que dizia nas techical information:

*** STOP: 0x0000008E (0xC0000005, 0xBF8FB6F5, 0xF6B58B50, 0x00000000)

*** win32k.sys - Address BF8FB6F5 base at BF800000, DateStamp 3db6d462


Só desta vez reparei q deu um erro com um ficheiro, os outros erros só aparecia a linha do STOP!
 
Não terá sido da instalação do Nero ? Ou de algum outro programa que tenhas instalado ? Às vezes acontece a instalação de alguns programas alterarem ficheiros ou settings do OS, e depois acontecem os mais variados problemas.. :confused:

Experimenta meter o cd do WinXp, e fazer um Repair, pode ser que dê resultado... :)
 
reinstalar o windows penso q n resolva o prob.....eu instalei o windows na 4ªfeira e isto começou a acontecer na 6ª (foi quando tentei gravar um cd)...só instalei os programas q costumo utilizar.....deve estar relacionado com o RAID q foi a unica coisa q nova q tem o meu sistema

ja tinha instalado as ultimas versoes dos drivers da intel....quanto ao update....onde é q se tira? (deve ser azelhice minha, mas a pagina n tem nenhum link para download...)
 
sorry...nao me expliquei bem (agora q li outra vez o q escrevi é q percebi)...os updates dos drivers da intel eu ja os tenho, e foi logo os q instalei (nem sequer usei o cd da board).O update q eu nao sei de onde tirar é o da microsoft (na pag n vejo link para download)

Voltei a abrir o nero, gravei um cd, fechei o nero......e até agora, nada...nao bloqueou!!! Isto ta mesmo estranho.....devo ter o computador a claudicar:rolleyes:
 
desta vez n tava a fazer nada relacionado com o gravador nem com o nero e aconteceu outro blue screen...este ja n fazia referencia a nenhum ficheiro, só a parte do 0x0000008E, etc e tal......isto ta cada vez pior....
 
Reparei agora numa coisa....depois de meter os discos em RAID é q isto começou a acontecer, e o controlador RAID ficou com o mm IRQ de um dos controladores USB....será disto? como mudo?? o windows n dá para mudar, na bios as opções dos IRQs é atribuir a PCI ou reservar, e há uma cena q diz PIRQ q nem sei o q é......:P
 
Originally posted by JarJarBinks
Reparei agora numa coisa....depois de meter os discos em RAID é q isto começou a acontecer, e o controlador RAID ficou com o mm IRQ de um dos controladores USB....será disto? como mudo?? o windows n dá para mudar, na bios as opções dos IRQs é atribuir a PCI ou reservar, e há uma cena q diz PIRQ q nem sei o q é......:P

Isso talvez seja uma explicação, já que eu tenho os usb's desligados na bios e não tenho blue screens.

Não me lembro do sitio para mudar os irq's na bios.
 
Já viste se tens conflitos de hardware, ou hardware forçado ? :confused:

Vai aki:
Start->Accessories->System Tools->System Information->Hardware Resources

Quanto a alterar IRQ's, não faço a minima... :confused:
 
Já agora experimenta se tiveres hipóteses, mudar o processador ou as memorias...

Acredita ke já vi coisas muito estranhas...


.. ou entao pode ser algum driver marado...:die:
 
na secção dos conflicts/sharing tenho mais coisas q imaginava....um dos IRQs é partilhado entre o SATA/USB/Firewire; outro entre o USB e a gráfica, e outro entre USB e Firewire....tenho tambem montes de endereços de memoria partilhados entre a gráfica e o CPU, contudo isto n me tem causado problemas....suponho q por uma coisa estar partilhada nem sempre causa conflitos, mas q há alguma coisa em conflito isso há.....e outra cena MUITO estranha.....o windows indica q os IRQs partilhados são o 16, 18 e 23....contudo a board so consegue atribuir IRQs até ao 15!!!


Ah....eu tenho 7 dispositivos USB.....por isso desligar os USB está fora de questao!!
 
Back
Topo