Net Balancing, que equipamento escolher?

nights

Power Member
Olá tenho à minha disposição três linhas adsl para fornecer internet a uma rede de computadores.
Cada linha está ligada a um router e sei que ñ estou a tirar proveito das linhas adequadamente.

Gostava de implementar um sistema de net balancing e gostava de ouvir as vossas opinioes.

Sei que existe equipamentos proprios (sonic wall) e gostava tmb de conhecer algum software que permita ficar a correr num pc com 2 ou 3 placas de rede.

Todos os comentários serão bem vindos :)

Cumprimentos
 
Basicamente o que precisas é de um gestor de links, depende da dimensao da empresa, pois o custo náo é propriamente baixo. Mas tb existem soluções e soluções.
No meu caso temos um equipamento desses para fazer balanceamento entre 2 circuitos de 2 mbits. , mas tb dá para ADSL.

no nosso caso usamos F5 Big IP Link Controller

Podes gerir todo o trafego, protocolos, limites, etc,etc

site: www.f5.com

Espero ter ajudado.
 
Tanta conversa...

Teras em primeiro lugar que verificar se os teus providers de cabo suportam isso e de que forma.
Normalmente é usado BGP ou OSPF para efectuar o balanceamento caso so desejes utilizar equipamento off the shelf no assunto.

Caso a empresa tenha €€€ poderás optar por uma solução usando altheons
 
xupetas disse:
Tanta conversa...

Teras em primeiro lugar que verificar se os teus providers de cabo suportam isso e de que forma.
Normalmente é usado BGP ou OSPF para efectuar o balanceamento caso so desejes utilizar equipamento off the shelf no assunto.

Caso a empresa tenha €€€ poderás optar por uma solução usando altheons

Desde quando os providers tem de suportar load balancing ????

Os provider apenas entram no barulho caso ele quisesse agregar as linhas (coisa que provavelmente não fazem).

eu tenho load balancing a funcionar numa lanhouse (actualmente está desligado apenas porque a Steam passa-se nas autenticações por causa do CS), e não precisei de falar com nenhum ISP...
 
spastikman disse:
Desde quando os providers tem de suportar load balancing ????

Os provider apenas entram no barulho caso ele quisesse agregar as linhas (coisa que provavelmente não fazem).

eu tenho load balancing a funcionar numa lanhouse (actualmente está desligado apenas porque a Steam passa-se nas autenticações por causa do CS), e não precisei de falar com nenhum ISP...


Tens loadbalancing para fora? quantos links e de que isp's estamos a falar...

É que normalmente... tens que ter agregação de linha para fazeres balanceamento de carga...
 
Agradeço a todos as respostas :)

mas ainda assim ñ encontrei bem o que queria....

Sei que esses equipamentos que referiram faz o net balancing mas a implementação desses mesmos irá alterar a configuração da rede (nat)

O que pretendo mesmo é um equipamento que faça o net balancing mas ainda assim seja transparente para a rede.

Até agora ainda só conheço o sonicwall, que permite fazer net balancing, gestão de largura de banda, segurança integrada e o melhor de tudo é que é um equipamento plug & play e substitui os routers.

Para quem ñ conhece sugiro então dar uma vista de olhos nesta tecnologia em:

http://www.sonicwall.com/products/index.html

Para quem está a par da tecnologia e conhece outras alternativas então venham elas :)

Cumprimentos a todo o pessoal do forum!

techzone rulles
 
Ja trabalhei com equipamento da sonicwall e digo-te que normalmente eles tinham balanceamento em PBR (policy based routing) o que não é um load balance mto eficaz a meu ver pq apenas te manda as ligacoes através do link com menor carga....

Eles teem produtos que fazem balanceamento mas precisas sempre de protocolos de suporte.
 
Back
Topo