Net de 500Mbps a 100Mbps

Joaohobbit

Power Member
Olá, eu sou da MEO, e a minha net é de 500Mbps, recentemente eu liguei um cabo do router diretamente ao PC, mas a minha net so chega ao 100Mbps, alguém sabe o que pode ser?
A minha Motherboard é a B450 TOMAHAWK MAX.
 
Olá, eu sou da MEO, e a minha net é de 500Mbps, recentemente eu liguei um cabo do router diretamente ao PC, mas a minha net so chega ao 100Mbps, alguém sabe o que pode ser?
A minha Motherboard é a B450 TOMAHAWK MAX.
Olá!
Em primeiro de tudo ir à página do router, às ligações LAN e ver qual a velocidade
 
Olá, eu sou da MEO, e a minha net é de 500Mbps, recentemente eu liguei um cabo do router diretamente ao PC, mas a minha net so chega ao 100Mbps, alguém sabe o que pode ser?
A minha Motherboard é a B450 TOMAHAWK MAX.


ve se e esta:
https://www.msi.com/Motherboard/B450-TOMAHAWK-MAX/Specification

se for tens uma PORTA
1x Realtek® 8111H Gigabit LAN controller

GIGA, LOGO DARA LIGACOES A 1 GBPS

mas se o cabo de rede tiver mal feito, podes nao atingir essa velocidade.... verifica com um cabo daqueles que ja vem feito, e não daqueles que tu ou os tecnicos cravam...

ja agora qual e o router?

ha routeres que tem portas lan e giga lan

ja correste todas as portas do router?

tens mesmo 500 mb de velocidade???
 
@MacGyver75
Sim, a minha motherboard é essa.
Foram os técnicos que instalaram o cabo, o cabo é um CAT5e.
O meu router é o GR241AG.
Sim, já corri todas as portas.
E sim, tenho 500 mb de velocidade.
 
Aqui em casa também foram os técnicos que cravaram as fichas e colocaram o cabo, no entanto quando saíram de casa e eu fui testar a velocidade não passava dos 100mbps. Entrei na página do router e verifiquei que o cabo do PC só estáva conectado a 100mbps, enquanto os outros dispositivos tambem ligados por cabo estavam a 1000mbps. Cravei umas pontas novas nos cabo que eles cá deixaram e ficou a funcionar a 1000mbps como era suposto ser.

Portanto, antes de mais, entra na página do router e verifica a velocidade de cada ligação por cabo no separador LAN Local Area Network http://192.168.1.254/login.html (utilizador: meo password: meo)
 
@tWoBrO
Ja entrei no site e todas as portas estão a 100mbps, liguei para a MEO, e eles disseram que as portas estão "travadas" nos 100mbps, e que iriam contactar-me dentro de 24h.
Não tem sentido estar a pagar por net de 500mbps e não poder usar o que devo, e muito provavelmente vão dizer que não posso usar 500mbps por cabo.
 
Interessante. Desconhecia que eles faziam isso. Isso é muito estranho, não só porque acompanho os tópicos do MEO aqui no fórum e nunca vi nenhum relato sobre essa limitação, mas também não tem lógica nenhuma esse bloqueio.

Eu como sou desconfiado, agarrava no cabo de rede que eles deixam na box e testava no PC só para tirar as dúvidas.
 
Ha uns tempos atrás, quando ainta nao tinha o cabo para o quarto, levei o PC para a sala(onde está o router) e conectei um cabo ao pc, e na altura o PC chegou a passar dos 400mbps.
Isso é que é estranho, mas não sei, vou esperar pelo contacto deles.
 
@tWoBrO Testei com outro cabo, perto do router, e o PC chegou aos 500mbps.
O que é estranho, é que o cabo que eu testei também é um cabo CAT5e, o mesmo que está ligado do router ao meu quarto.
Provavelmente deve haver um problema com o cabo.
 
Não precisas de esperar por contacto nenhum, tens aí a prova que o router não tem qualquer limitação a 100mbps nas portas LAN. Ou se tinha, e eu não acredito nisso, porque era demasiado mau, já a retiraram. Alem disso eu tenho mesmo router e nunca teve qualquer limitação.

Continuo a insistir em fichas mal cravadas. É normalíssimo acontecer.

O técnico que foi ai instalar o serviço não deixou o numero de telemóvel dele? As vezes deixam, para o caso de haver problemas na instalação voltarem rapidamente e resolver.
 
Última edição:
É uma referencia às fichas RJ45 que estão colocadas em cada uma das extremidades do cabo de rede. Cravadas porque as mesmas são apertadas com um alicate próprio para o efeito, daí a expressão "cravar". Se forem mal cravadas, e acontece, o cabo não vai funcionar de todo ou, por vezes, fica a funcionar apenas a 100mbps.

Se já testaste o mesmo PC na mesma porta do router com dois cabos diferentes, se um sincroniza a 100mbps e outro a 1000mbps, liga ao técnico e explica a situação.

BTW, verifica na página do router a qual a velocidade que ambos os cabos sincronizam. Para este efeito não te fies nos testes de velocidade.
 
Não reparei que tinhas respondido.

Se o problema for de facto esse, sim. Mas como disse, verifica na página do router primeiro.

Mas por esta altura já deves ter isso resolvido. Certo?
 
Back
Topo