QUALQUER router comprado, traz instruçoes bem claras para protejer a rede, e nao sao dificeis de executar. Se comprares a uma empresa informatica, podem sempre pedir instruçoes. Mas o mal de muita gente é que nao têm noçao que o simples "brinquedo" que pode ser a internet os pode levar a sério problemas. Aqui também falha o suporte tecnico que ainda esta um bocado deficiente e muita falta de informaçao.
E posso dizer quem nem 20% das pessoas que reparam nessas redes abertas pensam sequer em avisar o dono.
O mais usual é vermos codigos de cartoes a serem roubados, passwords, emails, instalaçao de proxy-servers, e no topo da cadeia, "emulear" o maximo possivel. Ora ai esta uma mentalidade a mudar, e tu (autor do post) o melhor e mais acertado que podes fazer sem correres ricos (embora para que corresses riscos de levar com um processo judicial sejam praticamente nulos como a "justiça" anda.....) é agarrares no IP do router, e o username da conta de acesso (se for o caso de router/modem) e escreveres uma carta direitinha para o provedor desse "cliente" a informar que um seu cliente tem a rede mal configurada, e para dares mais veracidade usas o IP e a conta de utilizador, se for preciso o numero de serie do aparelho/software (dependendo da marca)... Quanto a sabers quem é o provedor desse ip, basta fazeres um whois usando um dos varios sites que te podem dar essa informaçao. O caso de http://www.ripe.net.
Assim fazes a tua boa acçao, poupas uns trocos ao teu vizinho no final do mês, e livra-lo de problemas maiores. Só tem um contra... ficas sem os Louros, mas nao te preocupes, aqui na teczone ja tens meios de prova suficientes
Cumps.
E posso dizer quem nem 20% das pessoas que reparam nessas redes abertas pensam sequer em avisar o dono.
O mais usual é vermos codigos de cartoes a serem roubados, passwords, emails, instalaçao de proxy-servers, e no topo da cadeia, "emulear" o maximo possivel. Ora ai esta uma mentalidade a mudar, e tu (autor do post) o melhor e mais acertado que podes fazer sem correres ricos (embora para que corresses riscos de levar com um processo judicial sejam praticamente nulos como a "justiça" anda.....) é agarrares no IP do router, e o username da conta de acesso (se for o caso de router/modem) e escreveres uma carta direitinha para o provedor desse "cliente" a informar que um seu cliente tem a rede mal configurada, e para dares mais veracidade usas o IP e a conta de utilizador, se for preciso o numero de serie do aparelho/software (dependendo da marca)... Quanto a sabers quem é o provedor desse ip, basta fazeres um whois usando um dos varios sites que te podem dar essa informaçao. O caso de http://www.ripe.net.
Assim fazes a tua boa acçao, poupas uns trocos ao teu vizinho no final do mês, e livra-lo de problemas maiores. Só tem um contra... ficas sem os Louros, mas nao te preocupes, aqui na teczone ja tens meios de prova suficientes
Cumps.