Net em 2 PCs - cable modem e router

Razziel

Power Member
boas, tenho vagueado pelo forum, e so agora me decidi registar, para tirar uma duvida...
(lamento se não é muito correcto... mas preciso mesmo)


é o seguinte, tenho netcabo, um modem da USrobotics, e quero partilhar a conexão com outro PC (ja vi por aí sugestões que envolviam usar um dos PCs como servidor, e obter ligação apartir desse, não convem...)
tenho um router da SMC link
à partida seria facil: ligar o modem ao router, e do router ligar aos PCs. o problema é que não funciona. um dos PCs tem net, mas o outro não. Deixei os PCs conectados um tempo para adquirir MAC adress e etc, mas não funciona, alias, quando reeniciei e reparei as conexões, deixaram de dar os 2...


help... :'(

e obrigado desde ja...
 
Última edição:
Sem DHCP no router nada feito...
O IP que tens da net cabo (publico) vai ser assumido pelo router e este por sua vez vai atribuir dois novos (privados) para os teus computadores (DHCP).
:kfold:
 
semttulo2ka7.jpg


=(
 
Última edição:
Tens de ir as configuracoes do router (normalmente escreves no teu browser o ip do router e ele segue para a pagina de configuracao... quando la estiveres procura nas varias opcoes por DHCP...).
:kfold:
 
neo, tentei, mas pede-me uma pass k eu não tenho, e ja li algures que normalmente nem é preciso pass, mas não consigo entrar...
 
Existe uma pass de fabrica (tipo pass de reset...por vezes e 0000).
Se nao vier no livro de instrucoes, vai ao site original do router e faz uma pesquisa que eles teem la de certeza. Depois so tens de mudar para a tua password.
Esse DHCP activo do screenshot que postas-te refere-se ao servico do "Janelas" (Windows)!
Ja agora, faz ipconfig e ve qual o gateway (tem de ser o ip do router...).
:kfold:
 
Última edição:
boas, ja consegui por um dos PCs a funcionar atraves do router! (tinha deixado de dar)
é dessa conexão que estou a escrever.

ja entrei nas configurações do router (era mesmo "smcadmin") e tenho o DHCP activado... quando vejo nas configurações de rede, o meu IP é o da cabovisão, e diz "Atribuido por DHCP", mas o gatway predefinido, não é o 192.168 (IP do router) etc. como deveria ser, (não devia?)
pior ainda, o outro PC agora diz que não existem ligações de rede... fazendo reparar, não consegue renovar o endereço IP...


vou vaguear mais um pouco nas configurações do router... desde ja, muito obrigado...

edit: não posso... visto que o gateway ja não é o mesmo, não consigo aceder...
 
Última edição:
Configura nesse pc que não funciona para obter o endereço IP automaticamente (vindo do router) ao invés de seres tu a pôr o IP que pretendes.
 
Tendo o DHCP activado no router, nas configuracoes de rede do PC deixa ,como disse Only*Me, a escolha de ip em automatico. Assim o router vai atribuir o ip automaticamente.
Depois disso volta a fazer ipconfig e ve se o router ja aparece como gateway.
:kfold:
 
sempre estiveram automaticos os 2... e assim sendo, ou fica com IP e gateway do ISP, ou fica com IP e gateway do router... e neste ultimo não funciona....


ora, voltou a acontecer o seguinte: eu ao deixar os cabos ligados aos 2 PCs a partir do router (so estando um deles a adquirir net) ao fim de umas horas deixa de funcionar! creio que é por adquirir o endereço fisico, o que me leva a outra preocupação: axo que um tem o endereço fisico do modem, e outro do router!


desculpem se estou a ser xato, mas isto está mesmo a matar-me!

obrigado desde ja!
 
Se tens ambos com dhcp deveria funcionar, não tens nenhuma fw ligada?

Eu sempre preferi ip fixo em redes pequenas, podes experimentar desligar o dhcp do router e atribuir ips aos pcs, desligar as fw se tiveres alguma para teres a certeza que a ligação é feita.

ex:
pc1
ip:192.168.1.10
netmask:255.255.255.0
gateway:192.168.1.1 (ip do router não sei se no teu é este)

pc2:
ip:192.168.1.15
netmask:255.255.255.0
gateway:192.168.1.1

depois tentas pingar de cada pc o router e o ip do outro pc
 
com esses sttings, pinga bem, de ambos os PCs para o router, mas nenhum deles pinga para o outro PC...

e muito menos se tem internet....

uma coisa que reparei, na configuração do router diz DHCP: client disconnected...
e se faço refresh ele tenta tenta tenta "connecting" mas nunca chega a lado nenhum!
 
ok, ja tive melhorias, cada PC está a comunicar com o outro... (pelo menos pelo teste de ping)


eis o que tenho nos settings:

menurouterpr0.jpg


eu faço renew, e aparece "connecting" onde aí diz "client disconnected", e a pagina vai fazendo refresh e tal, mas ao fim de um tempo volta ao "client disconnected"
 
Penso que esse screenshoot pertence ao router certo?
O que passa e que o router (porque nao sei...) nao recebeu o ip publico vindo do cable modem.
Faz release e depois renew (no router).
Ate ja!
:kfold:
 
Boas!

Não sei se esse router tem cable cross, se não tiver tens que por as ligações assim:
O cabo que vai do modem cabo ao router tem que ser crossover e depois os cabos que vão do router aos pc's tem que ser straight.

Depois, eu não sei como é que os cable modens funcionam, mas a coisa a nível de configs deve ser assim:
Ligas o modem a um pc, vais à página de configurações do modem (através do browser, com o ip do modem (ex:192.168.1.1)) e configuras lá o modem para Bridge Mode. Neste momento vias ficar sem net, o que fizeste foi dizer ao modem que queres que ele apenas converta o sinal vindo do cabo coxial, e que o transmita sem o tratar para o router.
Agora ligas o modem ao router com um cabo crossover. Ligas o cabo na porta WAN. (pelo que vi na foto esse router tem essa porta).
Agora ligas o router a um pc com um cabo straight e vais ao menu de config do router, e vês lá na conectividade, a secção onde deves inserir os teus dados de login, no cabo acho que é o mac address e o Host name.

A partir de agora já deves ter net nos pc's k kiseres.

Cumpz jpsfs
 
Back
Topo