Net em 2 PCs - cable modem e router

Bem. Nao sou profissional mas tem de ser ser assim (nao existe outra maneira...).
Desliga tudo (inclusive da corrente electrica).
Liga primeiro o modem ao router (tens de ligar o modem na porta do router que diz WAN, muito importante!). Depois liga os PC (desligados da corrente!) ao router.
Ok! Agora ligas (a corrente electrica) por esta ordem: Primeiro modem. Segundo router. Terceiro computadores.
Agora tem de estar tudo a funcionar.
(Hoje em dia os routers aceitam os dois tipos de cabo...)
(Mantem os DHCP ligados e configuracoes automaticas...)
:kfold:
 
ambas pareciam boas soluções, e portanto fiz um mix das duas: ou seja, fiz a ligação modem-router com um crossover, procedendo da maneira k o neo disse, desligando tudo e ligando depois pela ordem indicada, e em nada deu!
mas continuo com esperança visto que tenho dois "senões":

um cabo crossover tem duas pontas diferentes: uma delas é igual aos straight e a outra não, qual delas tem que estar ligada a que?! (de qualquer maneira tentei das duas maneiras e não deu!)


o outro senão, é aceder a configuração do modem/cabo... não dá! tentei pelo IP, e pelo endereço do gateway, nenhum deles me acede a uma pagina de cnfiguração! é um USR6000.

e assim sendo não posso po-lo em bridge mode como me aconselhaste!

quanto ao MAC adress e login... são informações que não sei onde obtelas...


obrigado desde ja!
 
Bem, encontrei este manual, vê se isto resolve alguma coisa.
Este documento assume que o seu modem a cabo está correctamente conectado e funcional.
Se está a utilizar um Modem a Cabo com o seu Router Banda-Larga e e não consegue estabelecer uma conexão com a Internet, poderá necessitar de ter que identificar o nome do seu computador primário na rede. Siga os passos para solução de problemas abaixo para ajudar a estabelecer uma conexão com a Internet.


Nota: Contacte seu Provedor de Serviço de Internet à Cabo para verificar se o seu Modem a Cabo é compatível com seu serviço à cabo e neste caso, configurado correctamente. Se o seu serviço trabalha sem o router Banda-Larga , terá que determinar o nome do computador primário da rede. Para todos os Sistemas Operacionais
  1. Abra seu Navegador de Internet.
  2. Conecte com o Utilitário de Configuração do Router Banda-Larga digitando http://192.168.123.254. (Aqui põe o teu)
  3. Digite Admin na caixa para entrada da senha (Enter System Password) e pressione Login.
  4. Entre o nome do seu computador (fornecido pelo seu Provedor de Serviço de Internet à Cabo) no campo Host Name.
  5. Reinicie o Router Banda-Larga. Poderá receber DHCP através da porta WAN neste momento. Pode ser necessário retornar para a tela de status e refrescar (Refresh).
Nota: Se está ainda está incapaz de se conectar com a Internet, deverá clonar o endereço MAC. Siga esse procedimento para clonar o endereço MAC:
  1. Selecione a página de Configuração (Configuration).
  2. Selecione Tool Box e selecione Clone MAC. Uma janela pop-up irá parecer informando voce para clonar seu endereço MAC se o endereço MAC foi registrado com seu Provedor de Serviços de Internet. Clique OK.
Nota: Se está ainda se encontra incapaz de se conectar com a Internet, contacte seu Provedor de Serviços de Internet porque alguns Provedores de Serviços de Internet podem ter exigências adicionais e podem não permitir a partilha de Internet e/ou podem cobrar taxas de serviço adicionais.
Passei de br para pt, mas ainda deve ter algumas coisas mal.

Cumpz jpsfs
 
Que eu tenha conhecimento um cabo (crossover ou straight), nao tem posicao para ser ligado. Tanto faz de um lado ou do outro.
Quanto ao modem desconheco que tenha de estar em bridge.
So para elucidar (se estiver errado corrijam-me...).
O IP publico e adquirido pelo router o que o vai tornar como uma porta de acesso (gateway) para a WAN (internet)(por isso teres de ligar o cabo do modem ao router na porta WAN). Apartir dai (ou automaticamente,DHCP)(ou manualmente, configurado por ti...), o router vai distribuir a internet pelos restantes PC da rede (com ip privado)(vai funcionar como os postos, caixas, dos isp mas a uma escala menor) e permitir tambem que eles comuniquem entre eles.
O que pode estar a acontecer e o router (se compraste em segunda mao por exemplo...) estar configurado para impedir o acesso a net por mais de um PC ao mesmo tempo (usado como protecao nas redes wireless, afinal se o meu router so permitir a ligacao de um PC de cada vez, quando estou ligado mais ninguem se liga) ou mesmo um filtro de mac adress (menos provavel). Mas sem poderes ir a pagina de configuracao nada feito.
Se estiver a dizer alguma asneira avisem por favor...
:kfold:
 
não estou a conseguir! não consigo ver o que está mal! jpsfs, ja tinha visto essa sugestão... não ajudou! FutureNeo, obrigado pela explicação.


ha algo que me está a passar ao lado, e eu não estou a conseguir ver!

a cabovisão ja foi mais simpatica da ultima vez que liguei e confirmou as vossas sugestões:

IP dinamico
DHCP automático

é o que tenho! mas mesmo assim não me consigo conectar... uma coisa que aconteceu foi que em vez de usar um "clone MAC adress" usei "refresh MAC" (o menu do router diz isso lol) e ao fazer refresh na conecção em geral, dá barraco! não adquire gateway e fica a conecção limitada ou enixistente... o que so piora as coisas, e me diz que tem que ser mesmo o clonado!


obrigado a todos!
 
CONSEGUI!!!!



eu lamento imenso, mas como era de esperar era uma falha minha!
neo falaste na importancia de estar conectado a porta WAN do router, e eu ja tinha cometido esse erro... antes, nas primeiras tentativas que fiz, corri o wizard do CD do SMC, mas tinha o cabo mal ligado! depois que liguei a porta WAN, não voltei a tentar o wizard... erro! hoje la me passou pela cabeça corrr o wizard de novo... e deu! tenho os dois PCs ligados, com net, e estou a escrever-vos de um deles!


está tudo nos conformes (penso)....

eu agradeço imenso a vossa paciencia! ensinaram-me bastante relativamente a redes basicas como esta!
muito obrigado pela dedicação a todos! =)
 
Última edição:
Back
Topo