Net em Portatil por Telemovel

NPinho

I folded Myself
Boas ppl!

Hoje lembrei de decidi tentar insbustigar algo que as vezes até pode dar geito:
Ter net no portatil através do modem do meu telemóvel (Sharp GX17) por InfreRED (não tenho BT no portatil)

Já tenho o GX17 instalado e tudo bem detectado, crio ligação telefónica, seleciono o modem GX17 e tal, coloco o nº telefone do ISP, user e password, DNS... testei com Telepac e Clix, e ambos sem sucesso :(



o telemóvel começa a marca o numero, mas depois dá um aviso "Reenvio de Chamadas activo" e depois "A Desligar" e "Chamada desligada"

Será do Reenvio de chamadas activo? Não sei onde se desliga, acho que n tem nada a ver com Desvio de chamadas!


cumps ppl!
 
Última edição:
Viva,

as chamadas de dados que pretendes fazer não podem ser feitas linearmente para os tipicos números dos ISP's (marcados em linhas da rede fixa, ex nºa marcar 67xxx xxxx).

Para este equipamento tens 2 possibilidades:

1) Efectuas ligações CSD (Circuit Switched Data com velocidades até 9600bps) taxadas ao custo de uma chamada para a rede (suponho VDF pela marca do telemovél) ao minuto e nesse caso o nº a marcar é: 14500 com o username: vodafone e passwd: ip (dados de autenticação válidos para o ISP VDF, podem ser feitas ligações para outros ISP's com outros números a marcar e com dados de autenticação de outra ligação dial up já contradas com esse ISP);

2) Efectuas ligações GPRS (até 53600bps) taxadas por quantidade de informação transmitida (períodos de 10Kb, 100Kb ou 1MB conforme o plano de tarifas) e nesse caso o nº a marcar é: *99# username: vodafone passwd: vodafone , convém colocares uma string de inicialização no modem (separador advanced nas properties do modem correcto para esta ligação) a string pode ser: +cgdcont=1,"IP","intenet.vodafone.pt"



OBS1: Em equipamentos 3G a configuração é a mesma contudo se o equipamento estiver registado em 3G é atingida a velocidade máxima de 384Kbps;

OBS2: a tarifação GPRS é bastante elevada se não for subscrito nenhum plano de tarifas adequado;

OBS3: as ligações CSD são muitooooo lentas embora possam ser mais economicas caso o plano de voz tenha chamadas baratas dentro da mesma rede.

Cumps.
 
Última edição:
metodo 1 é porreiro mas isso da uma media maxima de 1kb/s :x2:

metodo 2 caro :x2:

metodo 1 com GPRS não há?


PS: sim, tenho VDF


EDIT: agora é que me lembrei de uma coisa, um colega meu, por BT, no meu telemovel, conseguiu meter ligaçao DialUp e em numero marcar um numero de telemovel para um colega e ele fazia a chamada, aqui em minha casa por InfraRed nao consigo
 
Eu experimentei uma vez com o meu 6630 antigo e não foi preciso nada disso.
Nada mesmo.
Foi só ligá-lo por usb e instalar os drivers dele. Ficamos logo com um modem usb nas ligações á rede.
Depois é só ligar á net normalmente. Ele já tem as definições www guardadas nele mesmo.

Liguei-me a 500 e tal Kbps.


EDIT: XiMa, é mesmo muito caro plo tlm. Eu tinha 10€ e em cerca de 5 minutos gastei tudo :(
Mais vale aderires á zapp porque também é movel e ligas a uma porta usb simples e vais pagar bem menos. 26€ por mÊs!
 
para usares isso com gprs, fazes dial deste numero

*99***1#

isto é, se fores masoquista o suficiente :)

cumprimentos.
 
iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiick ... há que tempos que não uso o voda para me ligar á net ... :D


xima ... mais vale ires para um acesso dedicado ... 20/30€ dão-te para 5GB + HH em vez dos 10MB que chulas com o mesmo €€ do dial up gprs ... conheço ppl que já desistiu da ligação fixa apos trocar para 3/3,5g. ;)
 
Roadster_Brabus disse:
Eu experimentei uma vez com o meu 6630 antigo e não foi preciso nada disso.
Nada mesmo.
Foi só ligá-lo por usb e instalar os drivers dele. Ficamos logo com um modem usb nas ligações á rede.
Depois é só ligar á net normalmente. Ele já tem as definições www guardadas nele mesmo.

Liguei-me a 500 e tal Kbps.


EDIT: XiMa, é mesmo muito caro plo tlm. Eu tinha 10€ e em cerca de 5 minutos gastei tudo :(
Mais vale aderires á zapp porque também é movel e ligas a uma porta usb simples e vais pagar bem menos. 26€ por mÊs!

O nokia 6630 tem a apn (acess point name) "internet.vodafone.pt" memorizada no software do próprio telemovél quando o compras ao operador- em particular na parte do modem gprs, pelo que a utilização do nº a marcar: *99***1# (que é feita por default pelo pc suite por exemplo) permite uma ligação sem configurações adicionais. No caso do sharp em que apn não está no terminal (não existe menu sequer para a configurar), se não for usada a aplicação da sharp o nº a marcar tem mesmo que ser *99# e deve ser colocada a string de incicialização adicional atrás referida.

Embora com um telemovél 3G (não HSDPA) possas ter boas prestações (vs placas PCMCIA) é certo que independentemente da baud rate definida pelos drivers do modem nokia 6630, a velocidade efectiva não pode passar dos 384Kbps por limitações de firmware/hardware.

Cumps.
 
Embora com um telemovél 3G (não HSDPA) possas ter boas prestações (vs placas PCMCIA) é certo que independentemente da baud rate definida pelos drivers do modem nokia 6630, a velocidade efectiva não pode passar dos 384Kbps por limitações de firmware/hardware.
LOL?

vodafone1122.JPG


Passa os 384 e bem!
Cheguei a ligar-me a mais de 500Kbps quando ainda nem existia o modo 3.5G!
Os 384Kbps são apenas um cap que as operadoras dão aos modems 3G antes de os venderem, porque eles dão muito mais sem esse cap.
Os telemoveis como não foram alvo desse cap, usam a banda toda disponivel nesse local.
 
XiMa disse:
Boas ppl!

Hoje lembrei de decidi tentar insbustigar algo que as vezes até pode dar geito:
Ter net no portatil através do modem do meu telemóvel (Sharp GX17) por InfreRED (não tenho BT no portatil)

Já tenho o GX17 instalado e tudo bem detectado, crio ligação telefónica, seleciono o modem GX17 e tal, coloco o nº telefone do ISP, user e password, DNS... testei com Telepac e Clix, e ambos sem sucesso :(



o telemóvel começa a marca o numero, mas depois dá um aviso "Reenvio de Chamadas activo" e depois "A Desligar" e "Chamada desligada"

Será do Reenvio de chamadas activo? Não sei onde se desliga, acho que n tem nada a ver com Desvio de chamadas!


cumps ppl!

Já agora se te quiseres ligar directamente à telepac o nº a marcar é o 14501 e para a clix é o 14502 (com dados de autenticação de cada um dos ISP's, respectivamente) julgo eu mas não tenho a certeza, já não faço essas ligações à uns 5 anos embora já as tenha usado ambas por acaso num nokia 9110 antigo.

Ambas as chamadas são CSD - 9600Bps (chamadas de dados contínuas e não por pacotes/GPRS).

Cumps.
 
Back
Topo