Net em Ubuntu com modem Huawei SmartAX MT882

HecKel

The WORM
Boas!

Tal como o titulo indica, pretendo aceder à net pelo ubuntu usando este modem. Para quem não conhece este modem é um "pequeno" hub e a sua ligação ao pc é por ethernet.

Pedi ajuda ao pessoal nesta thread, mas visto já estar a fugir uma beca ao ambito do assunto da thread achei que seria mais apropriado criar uma nova thread especificamente para este assunto, assim pode ser que ajude mais gente ;)

Na thread que indiquei o Alph deu-me umas dicas bacanas, no entanto continuei sem conseguir ligar-me :( Alguém tem alguma ideia do que possa ser?

abraços, HecKel
 
epá, se o modem é ethernet, o problema não deve residir no modem, mas sim na placa de rede. faz ifconfig e vê se tens a interface ethX sendo X um numero.

cumprimentos.
 
O problema não está no modem, nem na placa, tanto que tenho o modem a funcionar correctamente em windows! Simplesmente não consigo meter a net a bombar em linux :(

abraços, HecKel
 
Pá descreve o problema... O que escreveste no outro post é no mínimo confuso, ainda não percebi qual o real problema.

Já agora os speedtouch funcionam bem em GNU/Linux...
 
Bem.

Basicamente comprei este modem(hub) e tenho-o devidamente configurado tanto que consigo ter net em windows sem qualquer problema, para aceder à net tive que alterar as propriedades da ligação de rede definindo o hub como gateway (isto tudo em windows), suponho que para aceder à net em linux seja algo similar, no entanto não estou a conseguir obter resultados.

Para ser mais sucinto, o hub liga-se à net e o pc recebe net pelo hub e tenho de "dizer" ao sistema operativo que tem de "receber" net pelo hub.

Sobre a sugestão dos speedtouchs, eu tenho um speedtouch e não é assim tão bonitinho como parece, se eu quiser instalar gentoo tenho de ter uma ligação à net e com o speedtouch tenho que alterar/sacar muitas coisas antes, no entanto este problema é facilmente resolvido com um modem de entrada ethernet (como é o meu caso), só tenho de dar a instrução ao SO que tem de receber net do hub.

abraços, HecKel
 
O modem são faz dhcp?
Creio que sim. Só tens de entrar na configuração do modem e activares o dhcp.
Se estou enganado desculpa qq coisita.
 
agora deixaste-me a pensar..., mas após umas pesquisas no google..., cheguei à conclusão que é router :X sorry a má informação :005:

abraços, HecKel
 
dhclient ethX (em que X é o numero da iface que queres configurar) (já agora vê se é mesmo dhclient, pq por exemplo no Debian é dhclient3 noutros e dhcpcd, etc).
 
root@HecKel:/home/heckel# dhclient3 eth0
Internet Systems Consortium DHCP Client V3.0.2
Copyright 2004 Internet Systems Consortium.
All rights reserved.
For info, please visit http://www.isc.org/products/DHCP

sit0: unknown hardware address type 776
sit0: unknown hardware address type 776
Listening on LPF/eth0/00:15:00:39:94:44
Sending on LPF/eth0/00:15:00:39:94:44
Sending on Socket/fallback
DHCPDISCOVER on eth0 to 255.255.255.255 port 67 interval 3
DHCPDISCOVER on eth0 to 255.255.255.255 port 67 interval 4
DHCPDISCOVER on eth0 to 255.255.255.255 port 67 interval 9
DHCPDISCOVER on eth0 to 255.255.255.255 port 67 interval 15
DHCPDISCOVER on eth0 to 255.255.255.255 port 67 interval 7
DHCPDISCOVER on eth0 to 255.255.255.255 port 67 interval 9
DHCPDISCOVER on eth0 to 255.255.255.255 port 67 interval 14
No DHCPOFFERS received.
No working leases in persistent database - sleeping.

:(

O que fiz mal agora? Tive a ver a manpage..., mas fiquei na mesma... :( como indico a gatway, ou não é necessário?

abraços, HecKel
 
tu dizes que esse modem é um mini router... sabes o ip do modem? ou nao tem? se nao souberes tenta por no gateaway 192.168.1.1 ou se nao der poe 192.168.0.1
se não resultar experimenta por o ip da tua placa de rede no gateaway
para saberes qual é o teu ip faz ifconfig eth0
espero q te ajude o pouco que sei...
 
Bem, quando configurei em win tive de ir às propriedades das ligações de rede (lan) e onde diz TCP/IP tive de preencher da seguinte forma:

Endereço IP: 192.168.1.2
Mascara de sub-rede: 255.255.255.0
Gateway predefinido: 192.168.1.1

(mais dns's do isp)

abraços, HecKel
 
Tens um de dois problemas (podem ser considerados 3 mas fiquemos pelos dois).
1) O router ou não tem um servidor de dhcp integrado ou está desligado (o facto de teres de configurar a ligação do windows puxa para este)

2) A tua placa placa de rede pode ter algum problema com o driver no linux (extremamente raro mas possivel, em centenas de installs e de box's que mexi só vi acontecer 2 vezes, uma o hotplug no install escolhia o driver errado ,por acaso foi no gentoo (2004.0...oh the irony :lol:) e outra foi um conflito de IRQ's no meu portatil na qual tive de criar um boot sem acpi e sem apic pq com eles ficava com o IRQ da placa em conflito com outro qq q nunca descobri qual era)

Possiveis soluções:

1) Vê a situação do dhcp server no router, caso não exista procura como configurar o iface para ter um ip estático.
2) Procura no google pelo modelo especifico da placa a ver se alguém tem problemas semelhantes, normalmente se tiverem é meio caminho para o problema estar resolvido.
 
Como está isso?

O Ubuntu tem no administration ->networking-> "a tua placa" forma de configurares isso em GUI. É só pores em dhcp que o bixo resolve tudo, pelo menos a mim resolve.

Se dizes que o modem tem dhcp server é só ligá-lo que o gajo começa a bombar e não tens de te preocupar mais.


Agora se quiseres fazer port forwarding para pastar com máximo ID tens de meter isso com ip estático. A configuração podes fazê-la no mesmo que disse anteriormente.

Eu acho que é simples de configurar.
 
tentei..., mas ao meter o dhcp ligado a luz de indicação de "link" não voltou a acender..., ou seja..., nada de adsl... :( não funcou :(

Fiz agora essa pergunta no ubuntuforums.org a ver o que me dizem...

vou tentar fazer o k dizes agora..., mas só amanhã :( tenho que bazar agora e só volto à noitinha mesmo.

tnks ;)

abraços, HecKel
 
Não percebo muito de linux, mas tenho Kubuntu a correr com Windows e tambem comprei o router da Clix. A partir do momento que consegui pôr a net a trabalhar com Windows, instalei o linux e ficou logo a trabalhar. Se não conseguires mais nada, tenta reinstalar o linux. Comigo resultou... Não ajuda muito, mas...
 
por acaso até ajuda e muito..., foi mesmo isso que me responderam no fórum do ubuntu....

disseram-me que é mais fácil do que configurar...., pena não ter uma cópia do cd de instalação na terrinha :( vai ter de ficar para o próximo fim-de-semana...

abraços, HecKel
 
HecKel disse:
por acaso até ajuda e muito..., foi mesmo isso que me responderam no fórum do ubuntu....

disseram-me que é mais fácil do que configurar...., pena não ter uma cópia do cd de instalação na terrinha :( vai ter de ficar para o próximo fim-de-semana...

abraços, HecKel
Eis pq odeio essas distros ditas "user friendly", preferem tratar os users como retardados do que explicar como funcionam as coisas.

http://easylinux.info/wiki/Ubuntu_pt#Como_activar.2Fdesactivar_as_liga.C3.A7.C3.B5es_de_rede.3F
 
Back
Topo