Net pelos cabos da electricidade

tda

Power Member
Parece que muito recentemente a UE regulamentou (ou está para regulamentar) o acesso à internet atravez dos cabos de elctricidade.

Alguém tem um link com esta informção ou sabe de mais informações?

TDA
 
Bem, eu ouvi a notícia na rádiio de manhã.

Pelo que percebi tratava-se de uma aposta da UE, de forma a aumentar e revitalizar a concorrência e a oferta, por isso eles (UE) resolveram regulamentar sobre isso.

TDA
 
a EDP+ONI ( Powerline) tinham um teste piloto na zona da expo e telheiras +- 1 ano, não sei se continua e os resultados disso.

Há uma coisa semelhante em alguns condominios, que é fazer chegar net por adsl/cabo a um ponto do edificil e depois distribuir pelos varios condominios pela rede electrica, velocidades baixas para clientes que usam net para navegar e ver mails.

edit: http://www.oni.pt/produtos_residencial.aspx?cat=CH000_Servicos_Powerline

Estamos neste momento a seleccionar as zonas a incluir numa primeira fase. Vote aqui para que a sua zona de residência seja uma das seleccionadas.
 
Última edição:
axo que ja a uma companhia ai a vender isso (Acho...)
acho que so instalem em predios com mais de 3 moradores...e o minimo por predio sao 3 moradores a assinar se nao nao instalam...(uma coisa assim ja n me lembro)
 
Cooling disse:
axo que ja a uma companhia ai a vender isso (Acho...)
acho que so instalem em predios com mais de 3 moradores...e o minimo por predio sao 3 moradores a assinar se nao nao instalam...(uma coisa assim ja n me lembro)

por acaso sao 5 moradores e eles dao 512Kb para os 5 (juntos nao para cada um)

ou seja teem todos o seu proprio dial-up :004:

http://www.connex.pt/

peace
 
Esse producto da connex não é o mesmo do da oni/edp (que a tal regulamentação da UE se refere). A connex ofereçe adsl até ao prédio, so dentro deste é que a distribuição se faz através dos cabos electricos.
 
Estamos em 2008 e a coisa ainda não funciona (pelo menos eficazmente...).
Aqui no Reino Unido têm tentado por várias vezes o lançamento desse tipo de material mas por enquanto a adesão é mínima.
O primeiro factor será o preço dos equipamentos ficar muitas vezes mais caro ou equivalente aos tradicionais equipamentos de rede (cabo e wireless). Portanto porquê mudar?.
O segundo factor serão as prestações, muito abaixo do que é esperado em termos de velocidade e eficácia. Mais uma vez, porquê mudar?
Vamos aguardar para ver... Dizem os entendidos, que numa rede doméstica a coisa ainda vai mas que numa rede a nível "industrial" não dá mesmo. São demasiados transformadores e diferenças de tensão pelo caminho....

:kfold:
 
A EDP já abandonou isso há uns 2 anos ou coisa que o valha.
Ficou em uso interno para não se deitar fora o dinheiro do equipamento, e então usam net e telefone via rede electrica para eles (comunicações entre barragens p.ex.), mas comercialmente foi deixado de ser considerado viável.
 
Alguem me sabe indicar uma loja que venda os dispositivos para destribuir rede atravez da electricidade. Queria por internet num pc aqui em casa mas nao queria furar paredes para passar um cabo. Obrigado
 
Alguem me sabe indicar uma loja que venda os dispositivos para destribuir rede atravez da electricidade. Queria por internet num pc aqui em casa mas nao queria furar paredes para passar um cabo. Obrigado

***** tens lá umas 4 marcas no minimo:
Devolo
Linksys
Sitecom
E outra mais

Aconselho Devolo, eu tenho e funcionam lindamente, mil vezes isto que wireless na minha experiência.
 
qualquer loja que tenha material linksys, ou micronet tem disso, tenta nas ***** ou wortens que costumam ter normalmente não sabem é. O que é aviso que o par fica por +- 150€ nesse tipo de lojas.

edit:
Realmente ***** ainda não fui espreitar tenho de ir ver preços :002: mas la que funca melhor que wireless la isso funca
 
Última edição:
qualquer loja que tenha material linksys, ou micronet tem disso, tenta nas ***** ou wortens que costumam ter normalmente não sabem é. O que é aviso que o par fica por +- 150€ nesse tipo de lojas.

edit:
Realmente ***** ainda não fui espreitar tenho de ir ver preços :002: mas la que funca melhor que wireless la isso funca


É uma soluçao um bocado dispendiosa, nao se arranja nada com preços mais baixos. Obrigado pela ajuda
 
E a grande questão é saber o ruído da vossa rede eléctrica... eu não recomendo mesmo esta solução, pois basta uma interferência eléctrica (ex. ligar um aparelho eléctrico) para se ter problemas.
 
Eu ligo o forno electrico , maquina de lavar e não acontece nada que interfira com o sistema :P Por isso não sei até que ponto isso é realidade ou não... embora faça sentido que possa acontecer. (E também já testei a velocidade reportada com varios aparelhos electricos ligados ao mesmo tempo... não aconteceu rigorosamente nada)

Cumps,

PCC
 
o problema dessa tecnologia é ser cara para o utilizador comum porque tem uma grande vantagem, não há necessidade de estar-mos a levar com ondas electromagnéticas, que ainda não se conhece se tem efeitos nefastos na saúde mas isso é outra história, e o facto de se ter net onde quisermos na casa toda sem nos preocuparmos com a perda de sinal wireless por causa das paredes e afins.
 
Back
Topo