1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

.NET, Visual Studio.NET e Visual Basic .NET ?

Discussão em 'Programação' iniciada por Tecnoboy, 7 de Outubro de 2004. (Respostas: 21; Visualizações: 2832)

1. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Pessoal, vou dar Visual Basic.NET a uma cadeira este ano, já dei VB à uns anos atrás, embora já não me lembre de nada... :S

Alguem me poderia explicar melhor o que é isto da plataforma .NET da Micro$oft, o que é o Visual Studio e tambem quais as diferenças entre VB.NET e para que foi criado ?

Desde já o meu obrigado a quem puder ajudar :)

2. Any

Any Power Member

O visual studio e todo o pacote de linguagens de programacao da microsoft... no caso do .net contem entre outras o c# .net, o vb .net, asp.net...

A diferenca de vb .net para vb n e mta, ker dizer... a nivel de programacao nota-se alguma, pois e tudo mto mais controlado, ja n da para fazer umas brincadeiras para fugir as regras como no vb6...

Em relacao a plataforma .net... imagina programares em c# e usares os mmo runtime files do que eu q programo em vb .net ... ai esta o framework em accao...

3. fap

fap Power Member

boas,

o objectivo da framework .NET é teres programas escritos em qualquer linguagem a correr em cima de sistemas da M$...

imagina que tás a fazer uma típica web application com o modelo de 3 camadas...podes ter a 1a camada feita em J# e JSP's, a 2a camada em C# e a 3a camada em lisp :)

4. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Bem malta, eu agradeço-vos as explicações e acredito que tenham muita boa vontade em explicar, eu é que apesar de saber algumas coisas de programação, não estou tão por dentro do "jargão" assim como vocês, por isso se pudessem traduzir isso para linguagem comum agradecia. ;)
    Thanks.

Cumprimentos

5. fap

fap Power Member

ok, sorry...o exemplo que queria dar era: imagina que tens um programa que podes dividir em 3 módulos distintos...com o .NET podes fazer um módulo na linguagem A, outro na linguagem B e outro na linguagem C que é tudo integrado facilmente de forma a correr sobre uma plataforma microsoft...

like...o java é optimo porque é portável graças à JVM (java virtual machine)...fazes o código java numa máquina com win e podes portá-lo para linux ou Mac que continua a funcionar na mesma (1 linguagem - várias plataformas)...o .NET é "o contrário"...fazes código em qualquer linguagem suportada mas tens é de correr o código em máquinas com windows (várias linguagens - uma plataforma)

espero ter ajudado :)

6. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Yep ajudaram bastante :)

Obrigado !

7. inginheiiro

inginheiiro Power Member

Boas, lamento mas discordo da tua "explicação".
    O .Net é uma tentativa de unificar o dev em várias linguagens numa plataforma (tal como mencionaste) <b>que também contém uma Virtual Machine </b>, tal como o java. Independentemente de fazeres código C#,VB.Net ou J#,Perl.net , Python.Net, a compilação deste é genérica numa linguagem comum, identica ao byte code do java, que posteriormente é interpretada e executada pela VM da framework.net.

Também discordo de as apps em .net só correrem em windows. como a plataforma é "aberta", e a sua especificação CLR , já existem ports da plataforma para outros SO, tais como linux http://www.mono-project.com/about/index.html.

Quanto ao Java, do it once run it everywhere.... não é bem assim, grande parte do código que fazes em linguagens com VM é portavel, mas sempre que fazes referências/chamadas na programação a aspectos especificos do sistema (Windows GDI, SO Threads, Linux Xfree, etc) este deixa de ser portavel, logo não existe nenhuma linguagem que garanta 100% de portabilidade, o mesmo se passa com o .NET.

Em última análise, o .Net é uma cópia de mts tecnologias/estruturas e filosofias que já existem à algum tempo no mundo ( A maior parte opensource), só que foi implementada pelo gigante microsoft :wow:

O VB.Net não é mais que a evolução do VB6 para uma linguagem orientada ao paradigma OOP (Objectos), pessoalmente não gosto de VB ou VB.NET , embora pense que a evolução foi uma melhoria ao que existia em VB6 :puke:

8. NoMercy

NoMercy Power Member

Só para clarificar melhor o assunto, o que é aberto é o standard/especificação/norma do .net e não o código. Quer dizer que quem quiser fazer uma implementação da plataforma .net pode fazer usando, como é óbvio, o standard da microsoft.

9. fap

fap Power Member

eu sei, mas acho que para uma pessoa que disse que não percebia muito do assunto a explicação que dei era plausível e minimamente correcta :) não queria era baralhar

sim, e também tens o ROTOR...mas o objectivo do .NET era correres as coisas em windows...

epah o rapaz pediu uma explicação simplificada, achas que se for falar nessas coisas todas ajudava? eu sei disso, já trabalhei com ambas as linguagens várias vezes, já tive SO, etc ;) mas mais uma vez também sabes que o objectivo do JAVA era essencialmente a portabilidade

as usual :D a 1ª vez que mexi em C# por exº achei uma cópia escabrosa do java :D

mas não é nada a que a microsoft não nos tenha já habituado

10. inginheiiro

inginheiiro Power Member

sim, é a norma/especificação CLR que é "aberta". (atenção ás " são mt importantes :D )

Se existirem pessoas para além do Miguel de Icaza ( Ximian Boss project mono) que tenham interesse em portar a plataforma, terão que o fazer segundo o standard da m$, e se não o fizerem podem sempre ser processado até ao tutano pelo BILL Portas pois embora a norma seja aberta, está tudo registado no notário lá da terra :o .

A verdade é que o .NET não traz nada de novo ao mundo, tudo que fazes na plataforma já era possivel fazer em java ou perl ou php ou c++ ou python ou ...

mas enfim... já estou a "ser desviado" do tópico do post, correndo o risco de cair numa discusão de qual é melhor e pq, que nunca resulta num concenso das partes envolvidas...

11. NoMercy

NoMercy Power Member

Bem, olhando dessa perspectiva, tambem podes sempre dizer que tudo o que fazes com qualquer outra linguagem podes fazê-lo com assembly, o tempo de desenvolvimento e as dores de cabeça é que aumentam ;)
    É claro que quem olha para java (como linguagem) e para c#, vê que c# é muito parecido (cópia ;)) com java. O mesmo se pode dizer, em termos de plataforma/tecnologia, sobre Java vs .NET.
    O que me parece é que o .NET beneficiou da experiência de Java e melhorou algumas coisas quando fez o .NET á semelhança de Java. Como por exemplo quando tens que alterar alguma coisa num javabean tens que reiniciar o servidor (pelo menos segundo as minhas experiencias ;)).
    Sempre achei que o que fazia falta a java éra um bom IDE, sebem que o Eclipse/WebSphere não seja nada mau, quando se tem que fazer aplicações com janelinhas tipo windows é que a coisa se torna complicada. Tambem há sempre a questão daqueles wizards (tão habituais na MS) que simplificam tarefas que de outra forma se tornariam repetitivas, chatas e consumidoras de tempo precioso (nota: tanto em java Eclipse/WebSphere como em .NET VS.NET 2003 se pode construir novos paineis/wizards para simplificar tarefas de desenvolvimento). Em termos de IDE, na minha opinião é claro, o VS.NET2003 leva vantagem sobre java com Eclipse/WebSphere.
    E se estiverem a pensar que o ambiente de desenvolvimento não deveria contar para a escolha da linguagem/tecnologia a utilizar no desenvolvimento de um projecto, tentem se lembrar que no caso de ser um projecto profissional tudo o que implica tempo/dinheiro tem, geralmente, maior grau de importância.É claro que se fôr um projecto académico as razões de escolha da linguagem/plataforma/técnologia mudam, geralmente para o purismo.

12. Sandman

Sandman Power Member

Em termos de IDE's para Java eu tenho usado IntelliJ IDEA 4.5 e tou mto satisfeito. Tmb tens o NetBeans ou o Borland JBuilderX e ambos teem mtas funções e são mto completos.

Quanto às vantagens que o C# possa ter em relação ao Java essa diferença foi reduzida com a versão 1.5 do J2SE (ou 5.0...). Agora teremos que esperar pela resposta da M$... :D

BTW, ouvi alguém ai a falar do Python... Daquilo que tenho experimentado tou satisfeito :) O prob é que pareçe que a linguagem não é muito documentada... Vou tentar resolver isso com a compra do livro "Python Bible" que me disseram que era bastante bom e completo :)

Última edição: 19 de Outubro de 2004
  13. AwakE

AwakE Banido

A vantagem no preço então é brutal....também só faltava que fosse pior....

14. NoMercy

NoMercy Power Member

Lol, ok, entre Eclipse e VS.NET sim, tens razão.
    Quanto a uma suite de Websphere vs VS.NET já não é bem assim, especialmente se vier com a catrefada de "ferramentas" da ex-Rational (comprada pela IBM). Além do mais, no que diz respeito ao âmbito profissional, o custo da "ferramenta" é rateado pelos projectos que com ela se desenvolvem.
    É claro que quando fiz o comentário não falei sobre escalabilidade, nºs de transacções simultâneas, etc.. etc.. (isto no caso de plataforma como servidor).
    Há muita coisa a ter em conta (e muitos pontos de vista tambem) ao escolher uma plataforma para os sistemas que vamos desenvolver.

15. RavenMaster

RavenMaster Power Member

/me recebeu hoje no correio o DVD do Visual Studio 2005 Enterprise Edition que tinha encomendado à Microsoft
    /me quando tiver tempo vai testar para ver as diferenças ;)

cumps

16. NoMercy

NoMercy Power Member

Mas o 2005 já saiu? ou és beta tester?
    Que eu saiba o vs.net 2005 ainda está em fase de testes (beta).

17. RavenMaster

RavenMaster Power Member

18. AwakE

AwakE Banido

Já ia dizer que és um gajo cheio da cheta, isso não deve ser nada baratinho.........

19. RavenMaster

RavenMaster Power Member

a versão beta não foi, a completa... :(

20. xGh

xGh

Boas...

Eu estou num curso profissional e to a dar vb .NET 2005 alguem m pode dar dicas pa entender a materia?? E' q eu n pecebo nd... S souberem tp uns sites pa m ajudar mandem pf...

Bigado

CuMpZ

Partilhar esta Página