A minha experiência na Net Voz Fixa da Vodafone 4G, tarifário 20 Mbps, router Huawei B310:
Sex. 28-Set: Adesão via pedido de chamado no site, receção do contrato no email, e envio da documentação assinada.
Dom. 30-Set: SMS com informação de encomenda pendente devido a rutura de stock (Huawei B310).
Seg. 01-Out: Encomenda confirmada via SMS e Email, para dia 3 entre as 14h e as 18h.
Ter. 02-Out: Morada errada, telefonema para corrigir.
Qua. 03-Out (tarde): Encomenda chega, mas só às 19h15m. Desempacotar, instalar, ligar, e... nada. Vou jantar...
Qua. 03-Out (noite): Ligo para assistência, e a meio da chamada o cartão recebe informações, liga ao 4G e oscila entre as 3 e as 4 barras de sinal. Desligo a chamada e vou testar às 21:50...
SPEEDTEST, vários servidores (NOS, MEO, Vodafone, Portugal, Espanha, etc), antena Vodafone de Soure (3130-XYZ), Coimbra:
Download médio = 16 Mbps, mínimo de 10 Mbps, máximo de 22 Mbps.
Upload médio = 10 Mbps, mínimo de 7 Mbps, máximo de 13 Mbps.
E valores de Ping perfeitamente aceitáveis para este tipo de ligação, mas liguei tão pouco a isso que nem me lembro.
Nisto e em pouco mais, gastei o 1 GB gratuito em 1h30m. Recebi SMS no router com alerta de fim de tráfego, e outros SMS para a necessidade de recarregar ou mudar tarifário (pois o cartão vem com o Vodafone Go).
Qui. 04-Out (Chat): Chat da Vodafone inútil diz que não tenho serviço nenhum, nem nenhuma ativação prevista.
Qui. 04-Out (Apoio): Telefono e dizem afinal está tudo certo e só tenho de esperar até 48h (após uso inicial do cartão).
Sex. 05-Out: Passam as 48h, e luz vermelha (sem ligação) no router. Ligo 16912 e dizem que há um problema interno que está a impossibilitar ativação. Vão averiguar e ficam de me ligar.
NOTA: vou continuar a atualizar à medida dos acontecimentos... Para já a classificação do serviço é:
Tenho mesmo pena que a NOS só tenha 3G aqui, e que o débito a meio da tarde só tenha chegado a 2 Mbps... que diferença de tratamento: técnico vai a casa à hora combinada, liga router, ativa cartão, explica como funciona e o que esperar da tecnologia, testa velocidade. 15 minutos e está feito. Se o cliente gosta, fica. Se o serviço não chega (meu caso), arruma e encerra o assunto.
Sim, percebo que num caso é só um router para ligar à tomada, e no outro é um técnico que vai preparado para montar todo o serviço de Satélite (TV+Net+Voz), mas fica registada a diferença, uma vez que a net é do mesmo tipo e o router até é igual.
Compreendo agora como a Vodafone consegue dinheiro para ter melhor Net móvel que os outros: poupa mesmo muito nas outras coisas... Ao menos sobra dinheiro para fazer anúncios com a casa cheia de técnicos e celebridades a ativar a Net em segundos. "Já Está" - dizem a Ana Guiomar e o Diogo Valsassina... NÃO, NÃO ESTÁ, diz a realidade.