NetBeans gravou por cima. Como recuperar?

ThatsMe

Portugal@Home Member
Boas.

Uso o NetBeans para programar em Java e acontece que ele gravou um ficheiro Main.java por cima de outro Main.Java no mesmo projecto. Há alguma maneira de recuperar o ficheiro que ele copiou por cima? Por favor ajudem que isto é mesmo urgente :x


Cumps.
 
Agora acho que só tentando aqueles softwares de recuperar ficheiros apagadas.
Não te sei indicar nomes concretos, mas procura no google por undelete ou recover deleted files ou assim.
 
Fiz scans com dois programas desses e nada -.-

Procurei todas as pastas que tenho no pc (/not) e POR MERO ACASO tinha aqui um backup com uma semana. Em vez do projecto todo (1500 linhas de código), perdi apenas umas 100 linhas :)
 
Suponho que esse serviço profissional deva trabalhar muito a low-level e deva exigir que o disco não seja praticamente usado desde o acidente, para evitar que substituas o próprio local onde o ficheiro se encontrava. E nem fácil nem barato seria ;)

De qualquer forma, por essas e por outras é que, em projectos minimamente grandes, costumo fazer cópias (e estou a considerar usar o SVN, sendo esse um dos motivos). Ainda bem que tinhas um backup, mesmo que seja por acaso :)
 
Nem rápido, visto que precisava disso para amanha :P

É que foi mesmo uma sorte do caneco. Imagina 1500 linhas de código de Java a desaparecerem, olha o meu desespero :O Felizmente recuperei (quase) tudo. Apenas me falta um método (150 linhas). Tenho que pesquisar por um software que faça backups automáticamente. Nestes casos dá sempre jeito.
 
Não são backups, mas que eu saiba (nunca usei), o SVN ou o CVS permitem que vás registando um tracking daquilo que tens feito. Sempre ajuda a perderes o mínimo possível de dados quando tens um acidente.
Provavelmente vão dizer que é um exagero usar um software de versionamento só para isso, mas se também serve para isso, why not?
 
Quando os ficheiros são escritos por cima, é impossível recuperar, mesmo com esses programas.

O que te parece quando estás a substituir um ficheiro é que ele é escrito por cima. Mas isso pode não acontecer.
Substituir na verdade é apagar o que lá esta e criar um novo, e este novo pode ser alocado em qualquer sitio do disco, onde o algoritmo que assim o gere achar mais adequado.
 
O que te parece quando estás a substituir um ficheiro é que ele é escrito por cima. Mas isso pode não acontecer.
Substituir na verdade é apagar o que lá esta e criar um novo, e este novo pode ser alocado em qualquer sitio do disco, onde o algoritmo que assim o gere achar mais adequado.
Exacto. Normalmente "substuir" = "apagar + criar um novo". No entanto, é bem possível um programa substituir a sério, e aí só mesmo uma recuperação profissional é que pode safar, porque não há software que resista (que eu tenha conhecimento), a menos que haja algum suporte na própria filesystem.

btw, tópico movido para o WW&S, que isto de Programação só tem o programa que fez a gravação :)
 
Não são backups, mas que eu saiba (nunca usei), o SVN ou o CVS permitem que vás registando um tracking daquilo que tens feito. Sempre ajuda a perderes o mínimo possível de dados quando tens um acidente.
Provavelmente vão dizer que é um exagero usar um software de versionamento só para isso, mas se também serve para isso, why not?

Humm, tracking? Podes explicar melhor isso? É tipo um log?

Lá se ia o projecto de LAPR :p

Porra, nem digas isso. Que stress :P

Exacto. Normalmente "substuir" = "apagar + criar um novo". No entanto, é bem possível um programa substituir a sério, e aí só mesmo uma recuperação profissional é que pode safar, porque não há software que resista (que eu tenha conhecimento), a menos que haja algum suporte na própria filesystem.

btw, tópico movido para o WW&S, que isto de Programação só tem o programa que fez a gravação :)

Exactamente, era essa a minha esperança. Mas nenhum dos programas que experimentei encontraram nada.

Eu estive indeciso entre as duas secções, mas acabei por pôr na programação porque o próprio NetBeans podia ter uma função para casos destes.
 
Back
Topo