Netbook é solução? E em casa?

Status
Fechado a novas mensagens.

Jorge Tuna

Power Member
(este não é só mais um tópico sobre netbooks!)

1) Qual é o orçamento disponível? Por volta dos 900€.

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? 13,3" ou menos

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão? Não

4) A que tarefas se destina o portátil? Trabalho, pesquisa, alguns filmes e jogos (nada de muito exigente).

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou é para ficar em cima da secretária? Transportar com muita frequência!

6) Quantas horas de bateria necessitas? 3 horas no mínimo.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos? Se tivesse um PC principal não.

8) Importas-te de comprar o portátil pela Internet? Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país? Pode ser pela internet.

9) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows XP, Windows Vista ou Mac OS? Tanto faz.

10) Quais as resoluções de ecrã que preferes? até WXGA-1280x800

11) O aspecto do portátil é importante para ti? É a última prioridade.

12) Quando é que vais comprar o portátil? Brevemente

13) Quanto espaço em disco queres, no mínimo? 60 GB

14) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive de DVD, de HD-DVD ou de Blu-Ray? Talvez não.

15) Precisas de alguma porta específica (HDMI, eSATA...) ou de outro tipo de comunicações (Bluetooth, ...)? Nop

Não se assustem, é de fácil leitura…:004:

Boas,

Pretendo comprar em breve muito material informático, de maneira que resolvi expor a minha situação para que me possam ajudar a encontrar a melhor solução possível para as minhas necessidades (não falemos em dinheiro para já).

Neste momento não tenho computador próprio, estou a usar de familiares. A faculdade vem para o ano, e como o pessoal anda sempre com um às costas, pretendo também comprar um portátil pequeno e leve. E em casa preciso de algo mais confortável para trabalhar, jogar (exigência intermédia), filmes e pouco mais.

EVERYWHERE
=============================================================​

O netbook parece estar na moda, mas será a melhor solução?
Pergunto isto porque a característica que talvez distinga mais este tipo de portátil dos outros é a ausência da drive de CD/DVD, e como não sei qual é a utilização que lhe dão na faculdade não quero dar um tiro no pé.

O que penso dos Netbook:
  • Dimensão --> São bem pequenos (excelentes para levar sempre connosco), alguns com óptimos teclados (quase full size!) e acrãs razoáveis (10,2" - 1024*600);
  • Peso --------> até 1,5 kg, o que é algo impecável para transportar;
  • Autonomia -> 5 horas ou mais garantidas em diversos modelos o que, de um modo geral, chega e sobra para um dia de trabalho longe de tomadas.
  • Potência ----> INTEL ATOM 1,6 GHz | 1GB RAM | 160 GB ROM | 1,3 MPixels (potência mais presente neste ramo de máquinas)
Em suma, é um tipo de portátil essencialmente adequado para quem necessita de algo móvel, com boa autonomia e com potência q.b. Potência essa, suficiente para fazer 95% de tudo aquilo que se faz em qualquer computador. E, apesar das dimensões reduzidas, encontram-se netbooks com teclados interessantes, o que proporcionam conforto satisfatório para os momentos a que estão destinados.



NOTA sobre os ecrãs: Na minha opinião, e apesar de estarmos a falar de netbook, estas máquinas apresentam ecrãs demasiado pequenos para o espaço que o chassis oferece, o que, para além do desperdício de espaço para estenderem/aumentarem a resolução, dão-lhes um certo ar de brinquedo.
O exemplo talvez mais aberrante é o Asus N10, que apesar de não o considerarem netbook (que por sinal não estou de acordo, julgo antes que é um netbook mais caro pelos inúmeros acessórios que o acompanham do que outra coisa. Sim tem duas gráficas e consequente saída HDMI, e daí? Continua com a dimensão e peso de netbook! A finalidade é a mesma!) tem um ecrã de 10,2” quando está descaradamente desenhado para um ecrã maior, tipo 12”, seria perfeito!



AT HOME
=============================================================​

Supondo que o netbook é a solução ideal, só resolveria o problema da portabilidade. Mas, e em casa? Obviamente que é algo pequeno e limitado para usar em casa. Teria então que comprar também um desktop ou um laptop. E se em vez de um segundo computador comprasse antes um monitor e uma docking station? Com um rato e um teclado exactamente igual ao de um desktop. Ok, já se sabe que não é o mesmo que ter um outro computador caseiro e potente. Mas como referi em cima penso que é possível fazer practicamente tudo com a potência de um netbook. O mais importante não é ter um computador potente, mas sim algo eficaz, configurado e personalizado tendo em vista o desempenho.

Uma vantagem também de relativa importância deste método é o facto de concentrar os ficheiros numa só máquina dispensando as transferências de ficheiros para um suposto computador "grande" de cada vez que se chega a casa. Se fizermos as contas a este pequeno gesto, ao fim do mês é capaz de dar um resultado engraçado.:007:




1º. Mediante a utilização que o pessoal faz da drive de CD/DVD na faculdade irá recair a minha escolha, portanto desembuchem! ;)

2º. Em casa o monitor é a melhor solução para mim?

Quero respostas fundamentadas e nada de bitaites plz :007:

Obrigado ;)
 
Última edição:
Jorge,
tens a côr da letra a preto, quem usa o tema "padrão" a negro do forum não lê nada, altera isso s.f.f.
em relação ao teu pedido, claramente precisas de um portatil decente, compra um de 13.3" e ficas bem servido, o net book para ti é limitado, tens um questionario feito para aí no forum que te pode ajudar ,

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=188818

se o preencheres e deixares aqui as tuas necessidades,
cumps!
 
Os netbooks não sao o Pc ideal p ocuparem o lugar de Pc principal. Aconselho-t vivamente a ponderares comprar antes um de 13'', ou eventualmente 14'', pq são os k têm o melhor compromisso entre ecrã, tamanho, peso, e potência p jogares ***** coisa minimamente recente.
 
Antes de mais, convinha colocares o teu orçamento.

A não ser que queiras jogar na faculdade, o ideal seria um desktop e um portátil para o desenrascanço.

O que consideras jogabilidade intermédia? Dá-me exemplos de jogos que jogas, ou queres jogar.
 
Adp já meti a cor correcta! Obrigado ;)

GusG, estou de acordo contigo. Um netbook não substitui um computador principal. O jogo mais pesado talvez que queira jogar é o FS 2002 ou o FS X (com qualidade média). Não será que um Asus N10 com 2GB e com a gráfica desenrasca isso? Não dava para gravar o jogo no HD para não andar com a drive?

6r4ff3r, jogar na faculdade?! Quero é fazer o curso. :p O orçamento é à volta dos 900€. Vê em cima os jogos... Jogabilidade intermédia é mediana, excluindo os mais recentes em qualidade alta...
 
Adp já meti a cor correcta! Obrigado ;)

GusG, estou de acordo contigo. Um netbook não substitui um computador principal. O jogo mais pesado talvez que queira jogar é o FS 2002 ou o FS X (com qualidade média). Não será que um Asus N10 com 2GB e com a gráfica desenrasca isso? Não dava para gravar o jogo no HD para não andar com a drive?

6r4ff3r, jogar na faculdade?! Quero é fazer o curso. :p O orçamento é à volta dos 900€. Vê em cima os jogos... Jogabilidade intermédia é mediana, excluindo os mais recentes em qualidade alta...

Ent eu iria pro N20 que é mm nesse preço e já pode ocupar o lugar de PC principal
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo