1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Netcabo 30Mb com problemas

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por JoaoGM, 23 de Junho de 2008. (Respostas: 43; Visualizações: 2870)

1. JoaoGM

JoaoGM Power Member

Tivemos que aderir ao Netcabo 30Mb devido ao facto de termos bastantes computadores em casa e querermos repartir a ligação por esses computadores, logo precisávamos de uma ligação rápida e como já tinhamos Netcabo 18Mb a solução foi fazer um upgrade de tarifário.

Mas agora estamos com problemas e precisávamos de alguém que conhecesse a tecnologia de cabo para nos indicar o que poderia ser o problema.

Quando tinhamos 18Mbs tinhamos sempre velocidades de download de 2,1MB/s em qualquer sitio. Usando o programa medvel a nossa média de velocidade a qualquer hora era sempre de 17,40Mbs. Mesmo nas horas de congestionamento normalmente tinhamos velocidades de 15Mbs, e mesmo assim era raro haver congestionamento, tinhamos quaqse sempre a velocidade quase aos 18Mbs.

Mas desde o momento em que a ligação passou para os 30Mbs as velocidades oscilam muito. No máximo conseguimos velocidades de 23Mbs, no minimo de 6Mbs. A média no entanto ronda os 21Mbs, muito longe dos 30Mbs contratados. O modem não se desliga, a ligação não cai, simplesmente a velocidade oscila bastante e não atinge nem sequer os 22Mbs.

Eis os valores do modem segundo o docsdiag:

Ethernet carrier sense xmit errs.1 = 1530
    Downstream channel ID = 2
    Downstream channel frequency = 450000000 Hz
    Downstream received signal power = -11.3 dBmV
    Upstream channel ID = 2
    Upstream channel frequency = 38000000 Hz
    Upstream timing offset = 10055 units of (6.25/64) microseconds
    SigQu: received without error = 3983824916 codewords
    SigQu: correctable errors = 153 codewords
    SigQu: uncorrectable errors = 33 codewords
    SigQu: Signal to Noise Ratio = 35.1 dB
    SigQu: microreflections = 39 dBc
    Cable modem status = Operational
    Upstream transmit signal power = 44.8 dBmV
    Number of interface resets = 55
    Downstream sync losses = 0
    Invalid MAP msgs received = 0
    Invalid UCD msgs received = 0
    Invalid Ranging Responses rcvd = 0
    Invalid Registration Resps rcvd = 0
    T1 timer expiries = 0
    T2 timer expiries = 0
    T3 timer expiries = 21
    T4 timer expiries = 0
    Ranging Aborts = 0
    Tx mini-slots used (contended).3857 = 0
    Tx mini-slots used (dedicated).3857 = 4306419
    Tx data re-tries.3857 = 0
    Tx data retry limit exceeded.3857 = 0
    Tx bandwidth req retries.3857 = 24977
    Tx bw req retry lim exceeded.3857 = 0
    Date and Time = 2008-06-23,13:07:13.0
    Configuration filename = A5422NN001001.bin

Alguém entendido na matéria me poderia dar alguma dica do que poderá ser o motivo de que com 18Mbs a velocidade atingia quase sempre o topo e agora com 30Mbs a velocidade estar tão instável?

Obrigado!

2. amjpereira

amjpereira Folding Member

Boa tarde,

Tendo em conta os valores demonstrados, não me parece ser problema da ligação.

Downstream received signal power = -11.3 dBmV
    Upstream transmit signal power = 44.8 dBmV
    SigQu: Signal to Noise Ratio = 35.1 dB

Os valores normais são

SNR= > 30dB
    Power Level = 40dBmV <--> 50dBmV
    Received Signal Strength = -15dBmV <--> 15dBmV

Os teus valores

SNR= 35.1 dB
    Power Level = 44.8 dBmV
    Received Signal Strength = -11.3 dBmV

Tendo em conta que indicaste que tens vários computadores em que condições fizeste os testes?

Apenas com 1 pc ligado? + de 1? todos?

a ligação entre eles como se faz? o modem está ligado a que aparelho? router, switch,hub??

Melhores Cumprimentos

3. JoaoGM

JoaoGM Power Member

Ok, as condições foram o modem Thomsom ligado a um único PC, sem routers nem nada. Eu fiz os testes a várias horas do dia e da noite e sempre com os mesmos resultados, uma grande oscilação da velocidade.

Cumprimentos.

4. amjpereira

Segundo o user tafinho que pelos vistos percebe mais do que eu a nivel da tecnologia por cabo.

Ou seja o problema estará da parte deles.

Melhores Cumprimentos

5. JoaoGM

JoaoGM Power Member

Obrigado pelos esclarecimentos, já estou elucidado. Vou telefonar para a SAC hoje a ver o que dizem.

Cumprimentos.

6. amjpereira

Qualquer duvida adicional, diz!

Melhores Cumprimentos

7. JoaoGM

JoaoGM Power Member

Ok! Falei agora com a SAC e serei contactado daqui a 24 horas. Depois vou actualizando o que aconteceu e o que eles disseram.

Cumprimentos.

8. kikofra

kikofra Power Member

fazes muitos downloads?

9. zegato70

zegato70 Suspenso

Received Signal Strength = -11.3 dBmV

ta um bocado mau esse sinal, o optimo é 0, como estas no intervalo dos -15 a 15 eles podem dizer está bom, mas aperta com eles

10. JoaoGM

JoaoGM Power Member

Ok, vou ver se eles podem fazer algo sobre isso. O que eles poderão fazer para regular o sinal, alguma intervenção dentro de casa ou algo diferente?

Quantos aos downloads, não se faz muitos downloads aqui, é mais o facto de haver 6 PCs ligados à net que precisamos de bastante banda.

11. JoaoGM

JoaoGM Power Member

Bem, estive ao telefone com um técnico da Netcabo que me fez vários testes, embora quase todos tenham sido de velocidade. Fiz reset ao modem, fiz o diagnóstico de velocidade na página da netcabo, que acabou por dar resultados de acordo com os parâmetros normais segundo o técnico, e pouco mais.

Eu falei sobre os 2 clientes de 30Mbs ligados na mesma frequência mas o técnico afirmou desconhecer tal problema.

No fim ele concluiu que seria um problema de congestionamento da zona, que ele confirmou que à hora em que ele ligou e fez os testes, às 21h30, a capacidade da rede estava a 100%.

A minha pergunta será então aos entendidos, poderá ser mesmo do congestionamento, ou isso foi só uma desculpa fácil? Como com 18Mbs eu atingia velocidades de 2,1MB/s e não oscilavam eu acho estranho isto ser de congestionamento, mas eu pouco percebo sobre tecnologia de cabo portanto deixo os entendidos responderem.

12. VuDu

VuDu Power Member

Não será problema do modem? Será que ele aguenta os 30Mbps sem "tremer"?
    30Mbps realmente já é muita velocidade... não será culpa do servidor que usas para os testes? p2p é para esquecer, porque para arranjares fontes para uploadar a 30mbps tens de criar muitas ligações e matas a ligação com o "overhead" ;)

13. Tafinho

Tafinho Power Member

Claro que o problema é congestionamento....

14. JoaoGM

JoaoGM Power Member

Não uso p2p. Para testes uso somente o ftp da clix e da telepac, mais o da clix. Uso o programa medvel, um medidor de velocidade usado aqui no fórum por alguns membros e também programas de FTP nos servidores da clix.

Realmente poderá ser do modem mas sobre cabo eu pouco sei portanto não sei mesmo especificar se será ou não.

Cumprimentos.

15. amjpereira

O problema não é nem do modem, nem de nenhum equipamento.

O problema é a limitação que existe no coaxial, podes ver este post em que tem esta situação explicada

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=280606

e coloco aqui o post que interessa

Podem continuar a ler dai para baixo.

Melhores Cumprimentos

16. JoaoGM

JoaoGM Power Member

Ok, estou esclarecido. Isto faz sentido, sem dúvida.

Cumprimentos.

17. VuDu

VuDu Power Member

Eu sinceramente custa-me a acreditar q o quadro seja tão "negro" quanto o Tafinho pintou, mas como não estou muito dentro do assunto, fico-me por aqui... no entanto não me importava de ouvir outras opiniões de alguém quer percebesse minimamente do assunto.

Por acaso sempre achei redes muito "aborrecido". Não sei porquê, mas de tantas areas que a informática tem, redes é a que menos interesse me desperta, no entanto não podemos negar que é cada vez mais importante nesta era da informação. :)

18. Tafinho

Tafinho Power Member

Aqui há uns anos este assunto estava muito em voga, chamavam-lhe "taxa de contenção". O problema é exactamente o mesmo.

Se pesquisares um pouco, vais ver que nem é tão negro, nem tão claro como pintei a coisa. É simplesmente como as coisas funcionam.

19. hbejinha

hbejinha Suspenso

resumindo é uma desvantagem da tecnologia.

é como o adsl vender serviço como até 24mb.... acho que só deves conseguir 24mb se tiveres o pc dentro da central ;)

20. amjpereira

E mesmo assim tendo em conta que a essa distancia a atenuação é nula ou perto disso, podes ter os 24megas mas ocorrer problemas de quebras de sincronismo. :p

Melhores Cumprimentos

Partilhar esta Página