NETCABO denúncia clientes à Policia Judiciaria.

mJrO disse:
sim, a bofia tava tramada.

Só para terem uma ideia, a filha de um inspector da PJ é minha amiga/colega.... ela e o irmao dela tem pirataria (a uns tempos o irmao tinha um disco recheado...). Cute :mrgreen:

A minha namorada é filha de um inspector da PJ.... e em casa dela passamos (incluindo o pai dela) serões em frente à TV a ver filmes em divx..
Acreditem... a PJ tem mais que fazer que andar atrás de "peixe miúdo"
 
Última edição:
Nada mesmo...

Alias e' graças a esse tipo de impunidades que este pais esta no caos que esta, neste pais todos quebram a lei pq todos sabem que ha 90% de hipoteses de nunca serem penalizados por isso. Isto nao se aplica so ao P2P mas a tudo, desde o falar ao telemovel enquanto se conduz, ao beber enquanto se conduz 'a fuga generalizada aos impostos que tanto nos penaliza como nação.

Pessoalmente acho que o p2p qdo usado para pirataria e' lamentavel e que a solução para esse flagelo era bastante simples: Abrir um precedente segundo o qual o ISP passasse a ser responsabilizado pelo que se passa na rede dele (acho que e' o proximo passo que esta a tentar ser dado pela RIAA segundo um documentario que vi na televisão) no dia em que isso acontecer os proprios ISP tratam de acabar com o P2P ilegal.

Enquanto isso nao acontecer e não houver outra forma da nossa informação entrar e sair do pais a não ser via Marconi por Lx vamos continuar com pings estupidamente altos e a nao conseguirmos disfrutar dos nossos jogos online.
 
não é necessário falar em extremismos, o proprio p2p nao serve para passar software de forma ilegal, mas infelizmente, nos dias que correm, apenas isso acontece. E redes p2p não é só emule, torrent e afins, é o envio atraves de redes como irc, msn protocol, e afins. O problema nao é assim tão linear quanto isso.
 
Triston disse:
Pessoalmente acho que o p2p qdo usado para pirataria e' lamentavel e que a solução para esse flagelo era bastante simples: Abrir um precedente segundo o qual o ISP passasse a ser responsabilizado pelo que se passa na rede dele (acho que e' o proximo passo que esta a tentar ser dado pela RIAA segundo um documentario que vi na televisão) no dia em que isso acontecer os proprios ISP tratam de acabar com o P2P ilegal.

"Simples"? Estás a falar a sério? Como é que achas que seria feito? Os pacotes passam a, magicamente, indicar se o conteúdo é ilegal ou não? Não? Então? O ISP passa a ser responsável por analisar pormenorizadamente todo o tráfego que cada cliente realiza? :lol: OK, então as mensalidades devem passar aí para os 1000€, porque não há modo de o fazer automaticamente, logo, imagino que tenham de contratar um batalhão de pessoal para analisar manualmente?

Origem e destino do tráfego, também não estou a ver, sendo P2P... Nome de ficheiros? Fácil de contornar, bastando renomear os ficheiros para algo não muito óbvio e depois existindo listas de conversão de nomes. Enfim, o assunto não tem mesmo nada de simples.

Por outro lado, mesmo que seja detectado que o cliente fez algum tráfego ilegal, what next? À primeira infracção, que ainda teria de se provar se não seria um equivoco do ISP, o cliente era desligado? Não? Quando, há segunda? O cliente era logo denunciado?

E alguém acha que, caso esta prática (ISPs a controlar) se tornasse generalizada, não se iria contornar o assunto de outro modo. Encriptação, por exemplo? Não se tem ido muito por essas vias, porque a situação não o tem justificado. Mas se a coisa apertar, vão ver. Neste tipo de coisas, tem-se visto que, quem quer arranjar modo de transgredir, está sempre à frente de quem quer impedir isso.
 
johnzap disse:
"Simples"? Estás a falar a sério? Como é que achas que seria feito? Os pacotes passam a, magicamente, indicar se o conteúdo é ilegal ou não? Não? Então? O ISP passa a ser responsável por analisar pormenorizadamente todo o tráfego que cada cliente realiza? :lol: OK, então as mensalidades devem passar aí para os 1000€, porque não há modo de o fazer automaticamente, logo, imagino que tenham de contratar um batalhão de pessoal para analisar manualmente?

Origem e destino do tráfego, também não estou a ver, sendo P2P... Nome de ficheiros? Fácil de contornar, bastando renomear os ficheiros para algo não muito óbvio e depois existindo listas de conversão de nomes. Enfim, o assunto não tem mesmo nada de simples.

Por outro lado, mesmo que seja detectado que o cliente fez algum tráfego ilegal, what next? À primeira infracção, que ainda teria de se provar se não seria um equivoco do ISP, o cliente era desligado? Não? Quando, há segunda? O cliente era logo denunciado?

E alguém acha que, caso esta prática (ISPs a controlar) se tornasse generalizada, não se iria contornar o assunto de outro modo. Encriptação, por exemplo? Não se tem ido muito por essas vias, porque a situação não o tem justificado. Mas se a coisa apertar, vão ver. Neste tipo de coisas, tem-se visto que, quem quer arranjar modo de transgredir, está sempre à frente de quem quer impedir isso.

Não e' simples... e' EXTREMAMENTE simples... assim como numa rede interna um administrador pode impedir a circulação de determinado tipo de pacotes ou a ligação a uma proxy por determinado tipo de programas (eu ja fiz isso na rede interna da empresa onde trabalhava) a unica coisa que o ISP tinha de fazer era fazer exactamente o mesmo so que numa escala maior visto que a internet nao passa de uma enorme LAN composta por LANS mais pequenas que são os ISP.

Para evitar que pagassem os justos pelos pecadores o mais natural e' q fosse criada uma nova geração de p2p em que so se poderiam partilhar ficheiros com uma assinatura digital valida... vê o caso do novo napster (por exemplo).

A unica coisa que neste momento esta a impedir que isso aconteça e' mesmo o ainda nao existir um precedente segundo o qual um ISP seja responsabilizado pelo que passa pelos seus servidores. Assim que o primeiro for responsabilizado e o precedente aberto acredita que o p2p ilegal nao dura nem mais 2 anos.

Acredito que nesse caso o mais natural e' q o ppl volte a usar servidores de ftp para fazer as suas partilhas, mas nesse caso ja sao bem mais faceis de catar e responsabilizar ja que um servidor de ftp tem de estar fisicamente em algum sitio e geralmente com um ip fixo atribuido. O grande problema no que diz respeito ao p2p e' a facilidade com que as coisas sao obtidas, basta abrir um programa, fazer uma pesquisa ou ir a um forum ou website e esta a andar, qdo acabarem com essa facilidade a maior parte dos "pseudo piratas" q por ai andam desistem de piratear apenas pq da demasiado trabalho. Os q sobrarem acabam por ser catados.
 
Vocês são doidos, pa... Pirataria, acabar? Alguém falou em encriptação... é legal. Basta os ISP's começarem a ser responsabilizados e entra-se por ai... a pirataria já existe há milhares de anos, não é agora que vai acabar lol Quanto ao namorado da filha do inspector... é bem provável, conheço alguns da secção informática que ficam com as PS xipadas e depois as vendem, acham que isto vai mudar? Lá de vez em quando é 1 ou 2 agarrado ("pirata" doméstico...), para intimidar, mas nunca vai passar disso... as distribuidoras/editoras não passam de uns chulos, chulam os artistas, não é por haver pirataria que vai deixar de haver bons filmes/boa música, podiam era acabar certos poleiros de certos senhores das distribuidoras/editoras e passar a haver maior variedade/qualidade dos conteúdos... desculpem o off-topic, viva a PJ! (que é, falando com conhecimento, das melhores policias a nivel mundial, em todos os niveis...). Os artistas, aqueles que vivem da arte, é que vão sofrer, mas também não acredito muito que o façam pela arte... o artista é um bom artista, não havia necessidade!


Fiquem bem
 
Triston disse:
Nada mesmo...

Pessoalmente acho que o p2p qdo usado para pirataria e' lamentavel e que a solução para esse flagelo era bastante simples: Abrir um precedente segundo o qual o ISP passasse a ser responsabilizado pelo que se passa na rede dele

Ah poix claro... resolvia tudo... da pior maneira possivel óbvio...

Olha um ISP a defender-se:

ISP: Bom, para ter controle disso e não sermos acusados nós, temos de poder "investigar" á vontade não é...

Regulador : Pois, têm razão...

E tens o ISP a poder bisbilhotar á vontade nas tuas coisas... Já podem, obvio, mas a ser assim, podiam fazêlo sem dar cavaco a ninguem e sem tu te poderes queixar...

ISP : Á pois, e tbm precisamos de poder controlar o trafego da maneira que bem entender-mos, para evitar "comunicações duvidosas"...

Regulador : Pois, têm razão tbm...

E zás, tens o ISP a fazer traffic sniffing/filtering, ie, a checkar o traffego de rede, bloquear ports de destino, droppar pacotes do modo que bem lhe apetecer, etc... Olha, para os ISPs até era bom negócio, pq podiam poupar akele $$$ que lhes gastam os sacaninhas do p2p... E os GB's que o ppl lhes gasta a sacar Distros de Linux nas Happy Hours.. Grande ideia!

O papel do ISP é transferir dados e não "regular" os mesmos. Quando há uma duvida sobre os dados que passam, cabe ás autoridades competentes investigar e agir.

Fds, é á conta de ideias tristes como esta que isto vai para onde vai... Sabes, em principio as pessoas são inocentes até prova em contrário... Inverte isso e tens um problema de proporções desagradaveis...
 
Em relacao ao controle feito pelos ISP, tenho uma duvida pertinente: esse controle pode ser feito em relacao ao k o cliente saca, "deixando" passar o material legal mas nao o ilegal, ou esse controle e feito simplesmente por protocolos?

Pq se e como eu estou a pensar, o max que o ISP pode fazer e limitar a velocidade/bloquear protocolos do genero eMule, bittorrent, etc (admins fazem isso em redes internas). Ora isso nao e solucao alguma, pois o bittorrent e usado legalmente de mtas maneiras. Limita-se a net a http/ftp e pouco mais? :rolleyes:

Triston, mesmo com a criaçao do dito p2p "oficial" acabavam por pagar os justos na mesma pelos pecadores. Eu nao sou obrigado a usar o protocolo X se por acaso preferir o Y, sejam quais forem as razoes...

Quanto as denucias isso nao e novidade alguma, no contexto de uma investigacao judicial a netcabo ou qq outro ISP ou entidade de telecomunicações e obrigada a facultar os vossos dados...

Se estiver a dizer uma grande bacorada avisem :p
 
Não só isso como em condições propicias podem ter tbm um dump do tráfego de dados de e para ti.

Claro que se o tráfego for encriptado com chaves fortes, nao têm a minima hipotese de saber o que era, mas normalmente isso não se usa ainda... Em certos sitios até é ilegal, pq se o fizeres as autoridades não têm cú de hipoteses de fazer eavesdropping nas tuas comunicações...
 
@Shadex

Em relação ao q disseste de sermos todos inocentes ate prova em contrario uso este quote:

KorbaX disse:
.... e continua a dizer que ninguem coloca 8mbps em casa pra ver emails

O grande problema mesmo e' q sao os proprios ISP que incentivam o ppl a piratear, a eles da-lhes mesmo muito jeito que o ppl use p2p preferencialmente sem saber mto bem o q esta a fazer e o tipo de trafego que esta a gerar para no final do mes lhes aparecer uma factura com consumos BEEEEM altos que o cliente tem de pagar e nao bufar pq realmente os fez.

Como ja foi dito antes a pirataria ja existe desde que existem programas, e' pa eu lembro-me de no spectrum o ppl usar gravadores de dois decks ou programas como o omnicopy ou o drake 48 para piratear, alias lembro-me de lojas em centros comerciais que faziam a copia 'a tua frente, mas o que realmente veio acentuar e fez disparar o problema da pirataria foi precisamente a banda larga. Num modem a 56 tu demoravas as vezes uma hora para sacar uma musica de um napster, audiogalaxy ou kazaa agora podes sacar um album inteiro em 5 minutos de um kazaa ou de uma mula.

O problema da pirataria neste momento está não na atitude de quem pirateia (pq essa sempre existiu) mas sim na proporção que cresce e ha de continuar a crescer ate chegarmos a um ponto de rotura em que a quantidade de jogos vendidos / albuns feitos ja nao compensa a sua produção e ai a empresa fecha. O ppl reclama que a EA e a MS estao a comprar tudo, o grande problema e' q neste momento e da maneira que as coisas estao uma software house pequena ou esta associada a uma maior que possa comportar os custos de lançamento e as quebras de vendas causadas pela pirataria.

A pirataria esta lenta mas seguramente a estrangular a industria dos jogos. Um jogo qdo e' feito ja e' feito a pensar no qto vai vender, e' por isso que todos os anos nos aperece cada vez mais do mesmo, um novo conceito de jogo so e' arriscado qdo ja foram feitos duas duzias de testes para ver se realmente ha grande aceitação por parte do publico. A solução deste problema estaria em mais uma vez criar um suporte fisico sobre o qual os jogos corressem (caso dos cartridges) ou um suporte fisico sem o qual os jogos nao pudessem correr (e' logico q isto acababa por ser pirateado mais cedo ou mais tarde) so q ambas as soluções iriam aumentar bastante o preço de produção e distribuição dos jogos o q se repercurtiria no preço final dos jogos de si so ja bastante exagerado (a meu ver).

Pessoalmente e como sagaz utilizador e apologista do e-bay e das compras online acho q neste momento nao ha razao nenhuma para piratear, a partir do momento em que esperando 1 mes apos o lançamento do jogo o consigo comprar NOVO no e-bay por 15€ (20 se contarmos as despesas de envio) acho q e' um preço perfeitamente razoavel e aceitavel por um jogo novo. Portanto pq piratear se posso usar a minha net para jogar os meus joguinhos online (se bem que por vezes com maus pings graças aos congestionamentos de trafego gerados pelas happy hours)

O ppl que usa a net que nao para p2p nao precisa de 8mbps (deixo meia duzia de excepções de lado como alguns profissionais que têm de transmitir grandes quantidades de dados como sites, programas ou ate mesmo distros de um lado para o outro no menor tempo possivel) nem de happy hours durante as quais os consumos nao sao contabilizados. Alias posso dizer-te que em 5 anos de uso pessoal e profissional da internet (e isto apesar de jogar online em servidores internacionais quase todos os dias) so uma vez e' q tive de pagar consumos adicionais (uns fabulosos 0.58€).
 
A pirataria esta lenta mas seguramente a estrangular a industria dos jogos.

O que está lenta e seguramente a estrangular a industria dos jogos é o facto de 95% deles serm uma bela maravilha... Sad but true...

Ex1: Graças a um amigo pude finalemente jogar o HL2. Ao fim de 4 horas só pensava "Como é que alguem que produziu um jogo tão bom pode lançar uma sequela tão má... Ahh pera, tão só a mostrar o motor novo..."

Ex2: Ipsis verbis para o Deus Ex 2 : Invisible war

Ex3: Quake. O 1 foi o que se sabe. Single player, multiplayer, definiu o que um FPS devia ser. Q2, booring SP, +- MP. Q3, o SP era uma demo do motor, o MP tava entre o Q1 e o Q2, valeu-lhe os mods...

Ex4: Doom. Depois do jogo que todos conhecemos, com as expansões todas que teve, e do Doom2 (idem), O Doom3 foi tudo o que conseguiram fazer? Os gráficos são bonitinhos sim sr, mas como jogo...... Houvesse shotgun ammo que chegasse e nem tinha precisado de mais nada, de tão deficiente que era a AI. Até os monstros do D1 que nem deviam ter AI davam mais trabalho a despachar...

Ex5: X-Com. O Enemy Unknown era só um "clone" do Laser Squad mas tava bem feito, TFD era pior, o Apocalypse era mau, o Aftermath é um nojo de jogo.

Com outras razões, foram-se outros jogos...

Ex1: Jagged Alliance. Teve um começo humilde, teve um remake melhor, o JA2 era brilhante, o JA2:UB foi um twist interressante... JA3??? Havia ppl pra comprar mal saisse, mas a esta altura do campeonato já ninguem acredita que saia...

Ex2: Fallout 1/2. Dispensa comentários... FT:BOS foi ... interressante. FA3??? Onde anda??? Eu comprava, mas ninguem vende... Ah pera... ninguem vende pq não o fizeram... Damn... Mais um bom jogo pelo cano..

E podia continuar ad nauseum...

A industria discográfica e cinematográfica tá no memo barco ao fundo. Pra cada um bom que sai, são 20 que não valem o tempo que se perde a pensar em ir vêlos.

A questão base prá musica é mais ou menos esta. Eu quando comprava CDs de REM por exemplo, sabia que ia ter muita faixa de qualidade, uma ou outra menos boa mas razoavel e ocasionalmente uma banhadazita. Atm se comprar um CD, é mais na onda uma ou outra memso boa, algumas passavéis e a maioria banhada...

Curiosamente, se andasses por lados mais "alternativos" sabias que há producções independentes (pelo menos musica e software) que são feitos por pessoas dedicadas, por amor á coisa em si, e que são... gasp... gratuitos... E em muitos casos, quando os autores apelaram á comunidade seguidora por $$$ pra poderem continuar, lo and behold, o $$$ apareceu. O povo largou o $$$ pq tinha boas razões para o fazer, e não marketing.

Diz ai sinceramente, se soubesses que estavas a vender produto da treta, espantavas-te se ninguem o comprasse?

Isto não justifica a pirataria claro que não, mas justifica até certo ponto a atitude. O preço tbm não ajuda.

Quanto ao congestionamento da redo com o p2p, i hear ya brother, i hear ya.... Sofro do mesmo :( E tá cada vez pior. Há quem diga que isso é prob dos ISPs, que não investem na rede. True. Mas se eles investirem, ppl como nós continua a não ver cu de melhoria, pq é logo absorvida pelos leecher que ainda caem mais em cima...

Quanto aos limites, discordo plenamente... Eu se não tiver cuidado, só em browsing estoiro o limite... E não, não passo muito por paginas com flashes e video. É que vejo mesmo muita page ,) Alguns PDF's tbm... 30MB ao dia é sopa... não dá nem pra arrancar...

Edit: Sorry pelo testamento :003: Aparentemente quanto menos durmo mais depressa escrevo :rolleyes:
 
ShadeX disse:
Quanto ao congestionamento da redo com o p2p, i hear ya brother, i hear ya.... Sofro do mesmo :( E tá cada vez pior. Há quem diga que isso é prob dos ISPs, que não investem na rede. True. Mas se eles investirem, ppl como nós continua a não ver cu de melhoria, pq é logo absorvida pelos leecher que ainda caem mais em cima...

O problema nao esta nos ISP em si mas so no facto de apenas haver uma saida do pais que passa pela Marconi em Lx (faz um traceroute e vez q todo o trafego para fora seja para a Europa seja para fora da Europa passa pelas mesmas maquinas) que basicamente afunila todos os pedidos de trafego internacionais que sao feitos. (Por alguma razão os ISP nacionais so garantem as velocidades a nivel nacional)

ShadeX disse:
Quanto aos limites, discordo plenamente... Eu se não tiver cuidado, só em browsing estoiro o limite... E não, não passo muito por paginas com flashes e video. É que vejo mesmo muita page ,) Alguns PDF's tbm... 30MB ao dia é sopa... não dá nem pra arrancar...

Não sei qual e' o tarifario q usas eu uso o netcabo "speed on" que tem 1 giga de DL internacional e sempre me chegou pra tudo (ja agora aviso 'a navegação: so a velocidade do speed on e' q foi alterada, tudo o resto se mantem inclusive o limite de 1 giga internacional, ha prai mta gente a pensar que o speed on se tornou no Mega 2 e q tem limite de 2GB de internacional tenham atenção aos consumos :P ou levam a real cacetada no final do mês) realmente nao sei o volume de paginas q ves por dia eu nao vejo assim tantas como isso basicamente e' mesmo so jogar online e fazer uploads / downloads de servidores remotos.
 
Última edição:
Boas pessoal.
Deixem-me só fazer uma pergunta, os servidores do emule não são provenientes de IP's netcabo?
Se sim então porque é que eles haviam de estar a apanhar ditos clientes que apenas sacam pacotes do emule, e não apanhariam as sorces do programa ?
Eu de emule percebo pouco se calhar tou a dizer uma babuseira mas pelo k oiço é isto.

[]'z :003:
 
Só umas perguntinhas....

Há alguém aqui que não pagaria €20.00 por um jogo acabado de ser lançado (tipo HL2, Q4, UT, Halo2, etc, etc, seja qual for...) , e preferisse ir à mula tirá-lo?????

Há alguém aqui que não pagasse também €10.00/€15.00 por um filme de DVD original acabado de sair no mercado (Não se esqueçam que ocupam o dobro do espaço de um DVD para gravar. Custumam ter 9Gb de capacidade, mais arranjos gráficos da capa) ????

Há aqui alguém que não pagasse €7.50 por um album de musica (Cd-Audio, arranjo gráfico da capa, etc, etc) ????

Há aqui alguém que seja utilizador XP e não pagasse entre €50.00 e €75.00 por um Windows XP Professional SP2 ????

Acho que o problema não é da nossa cultura. Nós para começar não somos um mercado apelativo para estas industrias (salvo pequenas excepções para empresas), depois também não temos carteira para sermos os consumidores que os vendedores querem que sejamos. É claro que sempre é melhor comprar algo que não comprar pura e simplesmente nada, o prejuizo é menor, mas como é que nos vamos comprar isto ou aquilo quando temos tudo o resto piratiado???? Já que temos 95% de software (filmes, programas, jogos, etc) será que nos vamos dar ao trabalho de comprar os outros 5%???

Só uma opinião...
 
BraBo disse:
será que nos vamos dar ao trabalho de comprar os outros 5%???

Tens razão quanto aos preços, tás enganado quanto a esses 5%. Os 95% são as coisas que tinham um preço pouco razoável. Os 5% são aqueles que tinham um preço razoável... IMHO o ppl compra as coisas na medida das suas possibilidades. Claro que á ppl que não pirateia nada, e ppl que copia tudo...

CrONiK disse:
Boas pessoal.
Deixem-me só fazer uma pergunta, os servidores do emule não são provenientes de IP's netcabo?
Se sim então porque é que eles haviam de estar a apanhar ditos clientes que apenas sacam pacotes do emule, e não apanhariam as sorces do programa ?

Pq técnicamente pelo server não passam conteudos ilegais. O emule vai guardando info á medida que ela aparece , logo, é dificil ires atrás de um server quando este pode alegar que tem poucoou nenhum controle sobre o que realmente circula entre os clients... O server serve mais como ponto inicial de agregação do que de outra coisa qqr... E pelos searches tbm não lhe pegas. Se fores ao Google e procurares "Warez","Crack", "Keygen" etc, tens resultados. As páginas de pesquisa não podem ser consideradas ilegais. Os sites aonde vão dar os links da pesquisa, esses sim, podem ser ou nao ilegais...
 
Não percebeste. Imagina que todo o software que necessitas, perfaz um total de 100%. Tu vais precisando de software e vais "arranjando". Chega a uma certa altura e precisas de mais 5% (é apenas um número) de software no teu computador. Quais são os incentivos para em vez de "arranjares" mais esses 5%, ires a uma loja e de facto comprares o software????
 
Back
Topo