Netcabo q VERGONHA

"Ora, o TCP/IP é um protocolo inerentemente best-effort,"

mas ha mecanismos QoS, shaping etc, ate certos protocolos de rede BGP V4 e IS-IS por exemplo permitem fazer alterações no trafego etc, para certas redes posso proritizar o trafego ou ate mesmo mudar o caminho deste, nao sei no entanto o que a telepac usa ou se usa alguma coisa (devem de ter algo para as redes empresariais.

aniway o real problema e o numero de utilizadores a aumentar e a infraestrutura ser a mesma, alem disso os links la para fora nao sao infinitos

e ate me cheira que os links denominados caseiros sofram de alguma falta de prioridade na rede.

ate digo isto porque os links adsl da webside que tenho e as leased lines para a internet tem sempre optimos tempos, nunca temos problemas nos acessos.
 
WarLock disse:
"Ora, o TCP/IP é um protocolo inerentemente best-effort,"

mas ha mecanismos QoS, shaping etc, ate certos protocolos de rede BGP V4 e IS-IS por exemplo permitem fazer alterações no trafego etc, para certas redes posso proritizar o trafego ou ate mesmo mudar o caminho deste, nao sei no entanto o que a telepac usa ou se usa alguma coisa (devem de ter algo para as redes empresariais.

Chama-se MPLS e ainda não há nenhum operador com isso...
 
mpls e um tipo de rede wan partilhada, so que ao contrario de ser tudo a nivel de layer 2 com vc's como no frame relay, em MPLS e tudo feito a layer 3, basicamente o provedor fica responsavel por todo o routeamento central entre as pontas.

"In MPLS, data transmission occurs on Label-Switched Paths (LSPs). LSPs are a sequence of labels at each and every node along the path from the source to the destination. LSPs are established either prior to data transmission (control-driven) or upon detection of a certain flow of data (data-driven). The labels, are underlying protocol-specific identifiers, There are several label distribution protocols used today, such as Label Distribution Protocol (LDP) or RSVP or piggybacked on routing protocols like border gateway protocol (BGP) and OSPF."

não e um protocolo de routing penso eu

Pelo menos a PT tem MPLS e nao sei se a ONI ja nao tera tb, digo isto porque vamos iniciar conversasões com a PT para iniciar um projecto que para alem de ter algumas pontas em frame relay, vamos querer (para prestar serviços de interligação como im ISP por exemplo) usar MPLS tambem para certos clientes.

na verdade sobre mpls ainda nao aprofundei muito se o projecto for para a frente vou ter de estudar o assunto a fundo (tou com o ccnp a meio ainda por cima tenho de me despachar) entretanto tenho uma wan em frame relay com 500 pontas para me ir entretendo :)
 
Tafinho disse:
Se reparares, não vem nada sobre a "garantia da qualidade do serviço".
Mas lendo o artigo 2, tem-se :




Ora, o TCP/IP é um protocolo inerentemente best-effort, portanto NUNCA consegue garantir nenhuma qualidade de serviço.

No caso da Sapo ADSL é mais cómigo, porque vem bastante mais explícito.

E desde quando é que o comum dos utilizadores precisa e sabe o que é o TCP/IP? Acho que no contracto não está minimamente especificado que o ser viço é do genero best-effort..

Felizmente hj em dia já existe uma boa concorrência no mercado, por isso tens bom remédio, muda de ISP :)
 
777 disse:
E desde quando é que o comum dos utilizadores precisa e sabe o que é o TCP/IP?

Está no contrato. Se o cliente não sabe o que aquilo quer dizer o problema é dele. No caso da ADSL o problema não é igual mas é semelhante


Caso sapo adsl:

5.6. O Cliente expressamente reconhece e aceita que o Serviço se destina à utilização por um grande número de Clientes e que, por razões de sobrecarga imprevisível dos sistemas informáticos em que o mesmo se suporta, a Telepac não poderá garantir o seu funcionamento a 100% durante as 24 horas do dia.

Nos restantes pacotes para soluções não profissionais a situação é igual. Se querem SLAs têm de pagar por eles.
 
"E desde quando é que o comum dos utilizadores precisa e sabe o que é o TCP/IP?"

pah convem informar-se basicamente, como quem tem carro sabe mudar pneus ou ver o oleo, ou abastecer o carro.
 
WarLock disse:
"E desde quando é que o comum dos utilizadores precisa e sabe o que é o TCP/IP?"

pah convem informar-se basicamente, como quem tem carro sabe mudar pneus ou ver o oleo, ou abastecer o carro.

claro q sim, mas saber o que é o TCP/IP não é informas-te basicamente como tu dizes.
Comparando ao exemplo do carro, tu sabes como funciona o motor? é necessário saberes como funciona o motor para usares o carro? claro que não. Uma pessoa que use internet tem que saber abrir o IE, ver se tem ligação, conectar-se, saber dos consumos, saber ver o mail, etc..
Alem do mais, uma explicação do TCP/IP requeria conhecimentos prévios de informática que a maior parte das pessoas não têm.
 
O adsl sempre será mais rápido que o cabo... em pt o cabo é mais rápido não haja duvida, mas já existe adsl de mais de 8Mbps.
Agora vou contar o meu caso... eu com os meus 56k a navegar a velocidade da lesma á espera que o adsl chaga-se a minha zona então uma sexta feira um cromo da PT telefona para minha casa a dizer que o serviço já estava disponivel na minha area de residencia até aqui tudo bem...
Recebo o pacote pago os 25€ (preço da activação) e mando activar o produto... 2 semanas depois nada e decido telefonar outra vez... mais 2 semanas e nada até que me cansei e telefonei para lá a perguntar o que se passava e nao é a minha surpresa que eles me dizem: " Infelizmente o senhor está a mais de 3 km da central logo nao pode ter adsl" e eu lixado então e como posso devolver o kit? "Espere um pouco, dentro de alguns dias a Pt telefonar-lhe-a a pedir a devolução" Isto á uns valentes dias e aé hoje nada...
Que tal a PT nao fazer a porcaria do teste de cobertura antes de meter os clientes em "buracos" desnesseçarios. Se eu for ao site do sapo e fizer teste de cobertura diz que o meu numero está apto, mas infelizmente a pt é assim...
 
[_ExtremeHack_] disse:
O adsl sempre será mais rápido que o cabo... em pt o cabo é mais rápido não haja duvida, mas já existe adsl de mais de 8Mbps.

Nem pouco mais ou menos...
Só consegues 8Mbps em ADSL se tiveres a menos de 500m da central. Eventualmente quando for mudado a codificação da ADSL vais conseguir os tais 8Mbps até 5 Km da central, mas ainda isso nem sequer foi testado.

Por outro lado, em cabo, como se usa cabo coax podes lá meter maiores débitos de dados, só depende de quantas pessoas os partilham.
 
777 disse:
claro q sim, mas saber o que é o TCP/IP não é informas-te basicamente como tu dizes.
Comparando ao exemplo do carro, tu sabes como funciona o motor? é necessário saberes como funciona o motor para usares o carro? claro que não. Uma pessoa que use internet tem que saber abrir o IE, ver se tem ligação, conectar-se, saber dos consumos, saber ver o mail, etc..
Alem do mais, uma explicação do TCP/IP requeria conhecimentos prévios de informática que a maior parte das pessoas não têm.



É mais um caso em que vale tudo para enganar o ceguinho... hoje em dia é preciso ler, e ler bem a porcaria dos contratos fornecidos pelas empresas.

Concordo inteiramente contigo 777, as pessoas não têm agora que ir tirar um curso só para saberem o que a porcaria da sigla TCP/IP significa naquele contrato. O contrato, se não houvesse má fé, só teria era que ter sido redigido de outra maneira. :rolleyes:
 
o problema nao e as pessoas saberem ou nao o que é tcp/ip

o problema e que as pessoas nao lem, pah um contrato antes de ser assinado tem de ser lido de alto a baixo se o assinaram e porque o aceitaram.


agora nao vem escrito no contrato que os 640 Kbits sao garantidos 24 sobre 24, alias nem deve de vir escrito que eles sao garantidos apenas fala na capacidade do circuito 640/128
 
Back
Topo