1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Net's A64 3200+

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por NetEnforcer, 16 de Agosto de 2006. (Respostas: 33; Visualizações: 2093)

1. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

Bem...eu estava indeciso em fazer um overclock...estava receoso acima de tudo, mas uma vez vi a sig de um user, o Brunobski e vi que ele tinha o 3200+ a 3800+ com a mesma board. Decidi então perguntar-lhe como fez e tal...ele foi bue porreiro (obrigado! :D)..e então tentei. Consegui por o bicho a 2.2ghz, ou seja, ao nivel de um 3500+.

(se for proibido postar as pics ou elas estiverem muito grandes, avisem)

Ele está assim. As temps estão a 25º no LCD da caixa (é uma Xaser III com o sensor por baixo do CPU) e na bios indica 28º CPU e 37 SYSTEM. Penso serem temperaturas porreiras.

Agora uma pic das minhas memórias:

Pronto, o que gostava de saber era o seguinte:

Tenho uma board Chaintech VNF4 Ultra, umas Kingston Valueram 2x256mb dual chan e stock cooling a tudo (as 7 fans da Xaser III, mais a fan de 120 da fonte e o cooler do processador
    ). Será que dá para subir para o equivalente a um 3800+? Dá para por a 2.4ghz? Ele a 2.2 está rock solid, não tem falhas, faz o superpi de 1M a 39s...

O que acham? Mais tarde falaremos sobre melhorar o cooling disto!

Fico a aguardar respostas :D

2. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Sem medo, mas com cuidado... vai puxando pela maquina, mas, como diz o ditado, um olho na burra e outro nas couves!!! Vai vendo as temperaturas e fazendo uns testes de estabilidade, se passar, puxa mais um bocadinho.

Não deixes o cpu aquecer demasiado, pode morrer prematuramente com as temperaturas altas.

Pode ser que consigas passar do 3800+

Não te esqueças de ir afinando a bios... mais vale um 2000+ afinado (funcionar bem) que um 3000+ desafinado(funcionar mal)!

Cumprimentos
    Judas

Última edição: 17 de Agosto de 2006
  3. WindWalker

WindWalker Power Member

Sim e muda na BIOS esse CAS# Latency para 2.5 ;)

Consegues ver que chips têm essas Kingston? Procura na etiqueta ou nos próprios chips se diz "UCCC". Estes chips da Samsung passam os 220MHz de certeza :)

4. X3non

X3non 1st Folding then Sex

Duvido muito que essas Kingston Value Ram possam trazer chips UCCC..

Por isso o melhor que tens a fazer é aplicar um divisor e seguir para o clocking do CPU.. :)

Pelo menos deves conseguir os 2.4 Ghz estáveis com stock vcore. :)

Cumps.

5. skandal

skandal Power Member

O meu conselho antes de continuares, arranja 1 giga de ram ou até 2 se tiveres guito e compra um cooler melhor que o de stock.

6. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

Desde já um grande obrigado a todos pelo reply!

Acho que, como o X3non disse, estas valueram sejam UCCC...

@Windwalker: é mesmo seguro mudar a CAS# latency para 2.5? Não tem problemas? Ja agora, onde posso fazer isso? (em que local da bios)

@Judas:
    Claro, o meu cpu está neste momento a 27º(segundo bios e sensor da Xaser III) e o system a 36 (segundo a bios)..eu vou sempre de 50 em 50mhz (de 2000 pa 2050, dps para 2100..acho que é com calma :))

@skandal: Por enquanto não posso fazer upgrade as mems...terei que ficar com estas :x qual é o cooler que me aconselhas?

Mais uma vez, obrigado pelas respostas!

7. WindWalker

WindWalker Power Member

Ele disse que duvidava, não que acreditava :P

Experimentas, testas a estabilidade e ficas a saber. Onde, depende da BIOS, mas é onde se mudam os tempos das memórias (óbvio? :X)

8. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

/me vai passar a mão no escape do carro, fica cheia de oleo e manda uma palmada na testa como o gajo do anuncio do totoloto

Pois realmente acho que é mesmo nesse sitio xD

Eu era para dizer "Acho que, como o X3non disse, estas value não são UCCC"..mas caga, só dormi 3 horas e tive todo o dia fora..é do cansaço :lol:

Thanks for all :P

Devo tentar amanha ou depois de amanha, porque hoje estou tão roto que tenho medo de meter agua :x

9. Cabalo

Cabalo Power Member

atenção que não é 100% garantido que mudando o cas para 2.5 vás ter boot, sendo isso 2x256... não são bem os spd's que tão habituados nas 2x512mb necessariamente.
    Em principio não deve haver problemas nenhuns,mas fica o reparo feito.

10. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

Se não bootar, consigo ter acesso a bios ou tenho que fazer um CMOS reset? (tirando a pilha da board ou tenho de forçar por jumpers?)

Mesmo com o cas a 3, ele vai até 2.4ghz?

[off_topic]Ah granda Cabalo, cobra...love it ;) [/off_topic]

11. Cabalo

Cabalo Power Member

não conheço essa board, mas o jumper é o melhor amigo do overclock "experimental" ;)

12. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

Pois, tenho de ler o manual e ver onde está o jumper do reset :P

Ja agora, eu tenho 7 fans na Xaser III e tou a pensar substituir a minha hardcano 9 por uma 12 SE (http://www.thermaltake.com/product/Accessory/DriveBay/a2349/a2349.asp)

A questão é esta: Ele deixa-me controlar supostamente 4 fans. Se eu fizer uma ligação do estilo "em serie", ou seja, ligar 1 ventoinha a outra e depois ligar à hardcano, ele controla essas 2 fans em simultaneo ou so controlaria 1?

Não sei se me fiz entender..

Thanks por todas as replies! :D

13. Cabalo

Cabalo Power Member

ligando em série, ele controla as duas fans,porque é a voltagem que é dada a cada linha, logo não pode chegar mais voltagem a uma do que a outra.

OFFTOPIC: sou grande fâ deste filme e do palito no canto da boca, hehe

14. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

Ok, ja sei onde fica o jumper e como fazer o reset...por isso amanha ou que vou tentar esgalhar nisto, por o cas a 2.5, tentar bootar..e depois tentar por a 2.4ghz.

Wish me luck

Offtopic: O meu avo ja disse que era um fosforo, mas foi essa lenda que me fez comprar uns raibantes iguais aos dele..qualquer dia é o carro :D :lol:

15. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

Okay! Ja tentei por o CAS a 2,5 mas ele não bootou o windows...por isso toca de por a 3 again (ou melhor...em Auto! lol).

Só uma coisa, cada vez que ligo o pc ele diz que inicia em safemode, que tenho que ir a bios definir a frequencia again...como é que posso evitar isto? (suspeito que é porque tenho o pc ligado a UPS e as vezes desligo-a quando o pc está desligado..)

16. skandal

skandal Power Member

Um bom cooler e barato é o BIg typhoon .... mas parece que o ninja plus ta muito barato..... por isso acho que o ninja será melhor compra, isto se encontrares o ninja plus a 35 euros.

17. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

Ok, tentei subir o HTT para 225 e a board não me deixa. Diz-me "Warning! Now system is on safe mode. Change CPU Frequency on the CMOS setup" ou qualquer coisa assim...põe-me o HTT aos 200 de stock (2.0ghz). Eu tento po-lo a 221 (porque a 220 eu consigo sem problemas) e a partir daí ele dá-me o tal warning. Será que me vou ter de contentar com esses 220? Não dá para fazer mais nada? Oooh :(

18. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

Ok, ja percebi aqui uma coisa:

http://www.xbitlabs.com/articles/mainboards/display/chaintech-nforce4_6.html

Epa...tive a ver umas paginas mais a frente...compensa reduzir o multiplicador para conseguir aumentar a freq do HTT por software? (usando o ClockGen e nTuner?) Sinceramente não estou a ver vantagens em baixar o multiplicador para ter mais freq...

Edit1: Acho que o meu proximo passo é tentar overclock por software no SO e não pela bios, já que está limitado a 221mhz de HTT

Edit2: Epa, quanto mais leio, parece que menos percebo lol..mas o fascinio aumenta. Ja vi overclocks a esta board que se obtiveram clocks mais rapidos...notei que ou se mudava a voltagem ou então diminuia-se o multiplicador de HTT. Será que afinal compensa mesmo? Também houve um que aumentou a voltagem e o multiplicador para 11x e até conseguiu subir uma beca o clock tb..

Última edição: 19 de Agosto de 2006
  19. atlante

atlante Power Member

Entao ainda nao leste um sticky (ou thread) do SteelBallz com um topic na DFI que te explicaria tudo tintin por tintin http://www.dfi-street.com/forum/showthread.php?t=20823.

PS: Nunca utilizes o nTuner para OC, apenas podes se quiseres utilizar para monitorizacao de temps

20. rav3n

rav3n Power Member

nao te esqueças, OCCT para testar a estabilidade do cpu e memtest pras memorias
    o meu 3200+ está a ~2300MHz com 1.26vcore pq ainda estou a afinar memorias e nao tenho o booster pronto
    vai testando com o OCCT a voltagem minima para cada frequencia, o teu cpu deve overclocar um bocado com undervolt, e menos voltagem= temps mais baixas

cumps

Partilhar esta Página