netvisao - net apenas com o pc de casa

dude

Membro
Boas. Possuo um modem motorola sb4101 e ligando via ethernet ou usb ao pc de casa, tenho net sem problemas. No entanto, se ligar o modem a um router que tenho (sitecom wl-160) ou entao ao portatil via ethernet ou usb, nao consigo ter net nestes. No caso do router, este nao consegue obter um endereco ip do modem.

Ja tentei fazer reset, desligando o modem, carregando num botao de reset que esta atras do modem, ja acedi a pagina de configuracao do modem e desactivei o dhcp server, ja tentei clonar o mac no router e agora tou sem ideias...

O que é estranho é nem sequer conseguir ter net no portatil...

Qualquer dica será benvinda.

Agradeço desde já.
 
Afinal já consigo net nos dois pcs, mas só por usb... Por ethernet nem num nem noutro, deve ser mesmo a porta ethernet do modem que nao funciona. O pior é que assim já nao posso ligar o router :'(
 
Olha lá, tens de configurar o router para o poder utilizar, ou seja, ligas o modem á entrada do router (porta wan), depois ligas o router ao pc através de uma das portas ethernet. De seguida colocas no browser o ip, que veio com a documentação do router e configuras. Apartir daqui não posso ajudar pois o menu de configuração é diferente de router para router, mas nas instruções do router explica isto. Tenta lá isso e depois diz qualquer coisa, lê o manual do router está tudo lá.
 
Pois, mas infelizmente como disse anteriormente nao tenho a porta rj45 do modem a funcionar, e o router tem apenas 1 wan rj45, logo nada feito. :)
 
se não estou em erro não podes usar os dois tipos de ligação ao mesmo tempo. o servigor dhcp deve estar activado pois vais ligar mais que um computador ao modem. quando ligas ao router tens de fazer reset ao modem, com o router ligado, para que este adquira o endereço MAC do router
 
Desculpem lá se entendi mal, mas segundo a minha percepção da questão, com o modem ligado directamente ao pc tens internet correcto?

1- As ligações USB e Ethernet não podem ser ligadas ao mesmo tempo.

2- Apesar do firmware do modem permitir que o modem seja configurado com servidor de DHCP, a Cabovisão, não permite que os modems se comportem assim na sua rede, e como tal, só é possível ter ou um pc ou um router ou qualquer outro dispositivo ao modem, desde que não seja mais de um tudo bem.

3- Muitos routers que ainda são comercializados no mercado, não sei se será esse o caso, trazem patch's crossover. Se for o caso deves usar um patch normal.

4- Deves desligar o modem pelo menos 5 minutos, ligar em primeiro lugar o router à corrente eléctrica e só depois de ele arrancar ligar o modem. Com este processo evitas os possíveis congestionamentos do servidor de DHCP da Cabovisão assim como o cache que o mesmo faz ao MAC address anterior.

Espero que estes passos te ajudem na ligação.

Cumps,
 
Boas, antes de mais obrigado pela ajuda.

-Não pretendo também ligar as duas interfaces usb e eth ao mesmo tempo. :)
-A porta de ethernet do modem, por razoes desconhecidas deixou de funcionar. Nao sei qd deixou de funcionar porque estava com o pc ligado por usb ao modem ha já algum tempo, já que queria a placa de rede livre para ligar o portatil.
-A parte da ligacao do router aos pcs, ou seja do lado da lan, está tudo ok, fiz pings à rede, o router conseguia atribuir por dhcp ips aos 2 pcs.
-Do lado da wan, ou seja a ligacao do router ao modem, nunca consegui obter ip, mesmo com resets, clonando o mac do pc...
-Agora o que eu tendo a concluir é que a interface ethernet do modem na funcemina, porque com usb está tudo ok, tenho net no pc, faço reset, ligo ao portatil e voilá também tenho net. É o que eu penso, nao sei se estao de acordo...

Cumprimentos
 
Para tirar teimas mesmo... pelo menos a respeito do modem se está avariado ou não faz o seguinte:

Liga o pc directamente por ethernet ao modem.

No pc, nas configurações de tede (TCP/IP) coloca:

IP 192.168.100.11
Gateway 192.168.100.1

Máscara 255.255.255.0


Depois do pc configurado desta maneira, liga o modem directamente ao pc e depois à corrente eléctrica. Deverás, caso o interface ethernet esteja bom, conseguir aceder à página do modem em: http://192.168.100.1

Se não der, meu amigo, liga para o 16801 e pede para te trocarem o modem.

Espero ter ajudado. Cumps,
 
Boas serviportugal. Fiz o que disse, e afinal consigo aceder ao modem. Parece que afinal a ethernet funciona...
O que é esquisito é que quando coloco para obter o ip automaticamente o pc nunca o consegue obter, nem com resets nem nada. :\

Cumprimentos
 
ok

parece que o problema está mesmo então no mac address do computador.

lol... pode ser complicado ou não... experimenta inventar um mac que comece por 00:40:xxxxx na placa do pc de modo a que depois possas clonar esse mac no soft do router.

em principio resolve o assunto.

abraço
Cumps,
 
Mudei o mac da placa do pc como disse, mas nao resultou. O modem ta-se a armar em esquisito. Quando tiver tempo vou formatar o pc, pode ser que resulte. Se mesmo assim nao resultar, o modem sai da janela a voar. :P
 
Ainda existe outra situação que pode tentar fazer andes de partir para uma atitude tão radical... lol...

Tive de mudar de Nick é verdade! Devido às regras do forum.

Verifique que a firewall do windows está desligada.

Nas propriedades avançadas da placa, tente colocar no modo 10Mb/s Half-Duplex.

Se funcionar pelo menos a 10Mb/s terá internet!

Em principio irá funcionar, e se assim for, não vale a pena formatar o pc!!!!

Cumps,
 
Boas.
Tentei a sua solução, senhor Carlos, mas nada, acaba sempre por nao conseguir obter nenhum ip.

Agradeço imenso a sua ajuda, mas parece que isto só com uma formatadela, e depois, se mesmo assim nao resultar, pontapé nele, janela fora :blubomte:

Cumprimentos
 
Só pra dizer que mandei o outro modem cos porcos e adquiri um modem novo e solucionei o problema. interface ethernet do modem, router e wireless tudo a funcionar 5*.

Cumprimentos
 
Back
Topo