Network install - PXE tftpd32

Koncaman

Utilizador Saloio
Boas, precisava de umas dicas quanto à instalação do ubunto via rede...

em resumo do que digo em seguida: preciso de saber como fazer a instalação a partir de um cd numa drive de um computador da rede


é o seguinte, ja usei a pasta do netboot que vem dentro do cd (na pasta install), e aquilo realmente tem la os ficheiros necessarios para por o computador a correr o instalador.
acontece que preciso de algo mais que isto.
uma vez que o que consegui ate agora foi começar a instalação, sendo que o ubunto depois acaba por se ligar à net, e começar a fazer o download dos pacotes. ate agora, das duas vezes que fiz isto, a instalação deu barraca, e o mais que consegui fazer foi ficar com a linha de comandos do ubuntu. nada de ambiente grafico.
e eu não sou um utilizador suficientemente avançado para estar a remendar a instalação.

portanto, o que eu precisava, era de fazer algo parecido com isto que ja fiz, mas, usando os ficheiros presentes no cd do ubunto, em vez de estar a sacar os pacotes todos (que ainda por cima, é lento).

ou seja, usar o tftpd32 (ou outra aplicação qualquer que sirva para o PXE), para correr o CD a partir de um computador da rede.
conceptualmente não deve poder ser mais simples. na pratica, isto ja pia mais fino.

também ja tentei usar a "Universal TCP/IP Network Bootdisk for M$ Networks" , qe realmente me reconhece as pastas partilhadas na rede, e me deixa aceder ao conteudo do cd do ubunto, mas com esta, não consigo começar a correr o setup.

isto é para instalar o linux no portatil, que não tem leitor de cd's integrado, e estou com problemas com o leitor de cd's externo.
o netboot via PXE trabalha bem, mas eu não tenho conhecimentos para fazer aquilo ir buscar o cd, em vez de apenas a pasta netboot (sendo que desta forma tem que ir buscar os pacotes todos à net)
tenho uma drive de disketes usb pela qual também da para fazer o boot...
e tenho os computadore da rede com o windows xp instalado (daí estar a usar o tftpd32)

enfim... se alguém me puder ajudar, agradecia...
a mim, realmente pareceu-me que o PXE era extremamente eficiente, e rapido. como tal, este leva a minha preferencia, apenas preciso de saber como fazer a instalação a partir de um cd numa drive de um computador da rede.

obrigado pela atenção
 
Última edição:
Back
Topo