Network Place (Samba) Share/ Cloud Disk vs Ubuntu e Rpi02

Migael5

Membro
Olá a todos.

Tenho um router Asus ao qual anexei um disco usb de forma a ter disponível na rede alguns ficheiros.

Apesar de conseguir aceder aos mesmos através da TV (para fazer stream) e do telefone Android, não consigo aceder ao local de rede pelo meu portátil com Ubuntu Budgie.

O router da asus informa que (para windows 10) deve ser ativado o SMBv1 mas quanto a Linux em nada fala.

Também pretendia aceder à rede através do OpenMediaVault instalado num Raspberry Pi zero 2 e estou a ter o mesmo problema onde não consegue detectar este local de rede.

Já se ativar o FTP acedo aos ficheiros sem problema.

Alguém me pode dar uma ajudinha?

Obrigado.
 
Última edição:
Boas,
Não consegues porque a Microsoft desativou o suporte para SMBv1 devido às graves vulnerabilidades inerentes ao SMBv1.
É bem possível que nas distros de Linux mais recentes, o samba-client também tenha SMBv1 desactivado de base em conformidade com as melhores práticas de segurança.

Podes activar manualmente no Windows 10 indo ao "programs and features", acedes ao windows components e activas o SMBv1. Em Linux. Tens que editar a configuração em /etc/samba/smb.conf para permitir o suporte a SMBv1.
De qualquer forma, deves evitar ao maximo fazer isso
Se tens um Raspberry Pi zero 2, cria um SMB server mais seguro.
 
Em Linux. Tens que editar a configuração em /etc/samba/smb.conf para permitir o suporte a SMBv1.

Como é que faço isso?

O Router da NOS que uso também têm a possibilidade de colocar uma drive USB partilhada na rede e penso que se trate da mesma coisa já que este recurso também não me aparece nem no Ubuntu nem no Raspberry Pi.
 
Tirei a password ao servidor e consigo aceder usando o comando:

sudo mount -t cifs -o user=admin,vers=1.0 //SERVER/SHARE /mnt/SHARE

no entanto sempre que re-inicio o portátil tenho que voltar a inscrever isto na consola... não há para fazer isto automático?!
 
Tirei a password ao servidor e consigo aceder usando o comando:

sudo mount -t cifs -o user=admin,vers=1.0 //SERVER/SHARE /mnt/SHARE

no entanto sempre que re-inicio o portátil tenho que voltar a inscrever isto na consola... não há para fazer isto automático?!

sim, tenta isto

cria uma ficheiro em /etc/init.d com o nome por exemplo mysamba.sh

coloca no conteudo

#!/bin/bash

sudo mount -t cifs -o user=admin,vers=1.0 //SERVER/SHARE /mnt/SHARE


grava e muda as permissões para 755

sudo chmod 755 mysamba.sh

e pronto, em principio fica a funcionar, sempre que reiniciares o PC

Nota: verifica em outro ficheiro se é #!/bin/bash ou outra coisa, pode ser #!/sbin/bash etc, depende do sistema.
 
Back
Topo