Network setup assistant - Episódio no. 2

Alone I Break

1st Folding then Sex
Boas
Sinceramente não sei se devo abrir esta thread aqui ou no fórum de Linux.
Estou a tentar ir à internet no macbook pro (por RJ45) , abri o network setup assistant e tentei-me ligar por LAN , espera era que detectasse a configuração automaticamente, lá inseri o IP e os DNS's , o problema agora é a subnet mask e o router address (aka gateway) que não os sei encontrar aqui pelo ubuntu. Any ideia ? O network setup assistant supostamente não deveria ter encontrado tudo automaticamente ?

Cumps
 
Última edição:
No Ubuntu: System -> Administration -> Networking. Aí, clickas em Properties com a ligação desejada seleccionada.

Fica bem.
 
Exprimenta então o Network Tools, logo por baixo do Networking. Aqui consigo ver o Netmask e o Broadcast que penso que seja o ip do router.
 
Não , uso ubuntu desde que a 5.10 saiu e nunca vi lá nada de gateways/subnet mask etc.

Mas talvez com esses command lines sou capaz de encontrar alguma coisa.
Eu esperava era que o network setup assistant me facilitasse o trabalho. :P

Com estes command lines é capaz de aparecer alguma coisa , já me ajudaste.

A malta do mac os x é que não diz nada. :P


Cumps
 
Eu tentei.. :confused:

Link encap:Ethernet HWaddr 00:10: DC:04:72:C4
inet addr:85.139.232.xxx Bcast:85.139.233.2xx Mask:255.255.254.0
inet6 addr: fe80::210:dcff:fe04:72c4/64 Scope:Link
UP BROADCAST RUNNING MULTICAST MTU:1500 Metric:1
RX packets:2813835 errors:178 dropped:409 overruns:178 frame:0
TX packets:3605871 errors:0 dropped:0 overruns:30 carrier:0
collisions:0 txqueuelen:1000
RX bytes:1096027440 (1.0 GiB) TX bytes:3691490026 (3.4 GiB)
Interrupt:11 Base address:0xec00

Destination Gateway Genmask Flags Metric Ref Use Iface
85.139.232.0 / * / 255.255.254.0 / U / 0 / / eth0
default / 85.193.233.254 / 0.0.0.0 / UG /0 / / eth0
Inseri os dados e nada. Penso que o problema está no gateway , com a subnet mask não tenho gateway e com gateway e não subnet mask ?! Desisto.
 
Última edição:
uuma pergunta, tas a ligar computador a computador directamente? o cabo tem k ser crossover. normalmente esse genero d problemas deve-se ao cabo.

cumprimentos.
 
Não tou a ligar computador a computador , estou a ligar do Motorola sb4200 ao macbook pro atravez de um cabo RJ45 , não preciso de crossover.

Acho que também posso establecer a ligação a partir do DHCP client id mas a situação é igual.
 
ALOne I BrEaK disse:
Não tou a ligar computador a computador , estou a ligar do Motorola sb4200 ao macbook pro atravez de um cabo RJ45 , não preciso de crossover.

Acho que também posso establecer a ligação a partir do DHCP client id mas a situação é igual.

Penso que o cabo tem de ser crossover na mesma, quando ligas modem <-> pc.
 
Não, é um cabo normal

ALOne não te esqueças que se o modem tiver sido usado noutro PC demoras uns tempitos até o poderes ligar ao portátil. Não chega passar o cabo dum pro outro mesmo que esteja tudo bem configurado.
 
E com a NIC do MBP não tens problemas. Até podes ligar directamente a outro pc, sem necessidade de um cabo crossover... está lá no site! :)
 
Tenho novidades.
Hoje chegou o meu belkin (lá tiveram de me acordar para assinar o papel do correio. argh!!) , já esperava problemas , a board do desktop foi para RMA e quando voltou simplesmente não a consigo ligar à internet , não é problema de hardware porque no ubuntu está a bombar. Liguei o router , tive a instalar o software/drivers , mas não tinha 2 cabos RJ45 (o unico que tinha já estava ligado na porta wireless do router) e como também não tinha internet penso que por esse mesmo motivo a instalação foi cancelada porque o router não encontra nenhum pc. No entanto o wireless começou logo a funcionar , isto ainda sem ter ido à pagina do router para o configurar correctamente. Como a instalação não foi concluida não consigo aceder a tal página , isso terá a ver com o facto de tanto a PSP como o macbook pro detectarem a rede mas não se conseguirem ligar ?
Para aceder a essa página tenho que ter internet ? Supostamente aquilo deveria funcionar estilo localhost.
Resumindo o windows xp não detecta a internet , não consigo concluir a instalação e sem instalação concluida não consego configurar o router na página (penso eu) , é por isso que não me consigo conectar ao router apesar de a PSP e o notebook o detectarem ? Precisava de configurar tudo correctamente na pagina do router ?

Btw quando o macbook pro detectou a rede wifi apareceu logo o ip a subnetmask e o gateway , os dados que queria saber , lá inseri os dados e o cabo rj45 mas nem assim , simplesmente não detecta internet.

A m*rda da coicidencia foi que deixei de ter net em qualquer dos pc's depois de ter tentado criar a rede wifi no belkin , mesmo no ubuntu onde nem sequer instalei drivers , whatever e a ligação ser directa. Modem > Rj45> desktop
Estou a escrever da escola , quando chegar a casa e se tiver net digo mais alguma coisa.

EDIT: Esqueci-me de dizer que apesar do cd do router dizer que tem drivers para mac os x não está lá nada. Vou tentar instalar o router no mac os x em vez do windows xp.
 
Última edição:
Boas
Só disse algo agora porque por incrivel que pareça os meus 2 desktops avariaram no mesmo dia.
Bem o que se passa é o seguinte , tenho aqui print screens para verem melhor.
A 1ª print screen é com a tentativa de ligação por wireless , compreendo que não dê porque o router nem foi configurado , no entanto o macbook pro detecta a rede.




2ª printscreen trata-se de uma tentativa de ligação por ethernet ligada ao router. Não compreendo porque não dá (como podem ver pelo diagnostico 2 topicos estão negativos) visto que as settings foram todas detectadas.



A 3ª printscreen trata-se de uma ligação directa ao modem sem passar pelo router , como podem ver não detecta o router address ao contrario da ligação por ethernet passando pelo router. Pelo diagnostico podem ver tambem que tem topico negativo a + que a ligação ethernet anterior não tinha.

 
Última edição:
Back
Topo