1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Network Switcher v1.0

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Nazgulled, 19 de Janeiro de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 1081)

  1. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    O Network Switcher é um pequeno e simples utilitário com um interface intuitivo que lhe permite configurar as placas de rede do seu computador e trocar entre configurações através do uso de perfis. Embora a configuração seja limitada ao protocolo TCP/IP, o Network Switcher pode ser estendido com o uso de plugins; incluído com o pacote base vem um plugin para activar ou desactivar o servidor proxy do Internet Explorer.

    Se o projecto vos interessa e tiverem algo a dizer sobre o mesmo, podem fazê-lo, obviamente aqui, mas também o podem fazer no post oficial no meu blog. A partir deste projecto, irei começar a criar uma wiki para cada projecto que eventualmente fizer ou actualizar. Essa wiki irá conter bastantes informações sobre o projecto bem como ajuda na utilização do mesmo. No entanto, apenas estará disponível em Inglês.


    v1.0

    Blog: http://blog.nazgulled.net/item/67/
    Wiki: http://wiki.nazgulled.net/pt:projects:network_switcher

    Download: http://www.nazgulled.net/?lg=pt&id=downloads
     
    Última edição: 26 de Novembro de 2007
  2. SwimmerBoy

    SwimmerBoy Folding Member

    Boas Naz, está muito interessante... Uso algo parecido chamado ChangeIP.

    Uma coisa que falta no programa que uso e espero que o teu tenha ou venha a ter era uma configuração automática dadas as redes wireless disponiveis.

    Ou seja, na faculdade, ele achava a rede e colocava DHCP e noutro local, consoante o nome da rede, ele reconfigurava tudo automáticamente ;)
     
  3. Goncalo Silva

    Goncalo Silva Power Member

    Bom programa! A mim, isso poderá ser útil dado que mudo com frequência de rede. Ou uso cabo ou uso wireless em 3 sítios distintos que necessitam de configurações diferentes ;)
     
  4. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    @SwimmerBoy
    Não percebi lá muito bem o que disseste...

    @Goncalo Silva
    Ainda bem que a aplicação serve também outras pessoas :)
     
  5. SwimmerBoy

    SwimmerBoy Folding Member

    Naz, o que eu realmente gostava era o seguinte:

    Estas em casa com a rede XPTO
    Ele ao detectar a rede XPTO coloca o ip 192.168.1.2

    Chegas à faculdade e ele detecta a rede e-U
    Ao detectar a rede e-U, automaticamente coloca o IP em modo DHCP, isto sem nunca mexeres em nada por já estar previamente configurado ;)

    Isto é possivel?
     
  6. RS

    RS Power Member

    Lol usa DHCP na rede XPTO :P
    Fora de gozo eu tambem uso ips atribuidos à pata em casa, e ter que andar a mudar DNSs e IPs é bastante chato quando vou pra fac. Tenho usado um programa semelhante a este do nazgulled, chamado netSwitcher (ate o nome é parecido) mas não faz a tal mudança automática de perfil assim que detecta a rede wireless XPTO que dava um jeitão :-D

    Quanto a ser possível implementar, penso que não deve ser muito difícil. Não fui ainda pesquisar, mas deve ser possível detectar os SSIDs das redes wireless e mudar de perfil consoante os que apanha, do género perfil Casa -> SSID casa detectado -> perfil casa aplicado etc.
    Até me metia a tentar fazer uma coisa destas mas a preguiça é muita :P

    edit: pois mas e-U não propaga SSID nem a minha rede de casa lol então não serve esta alternativa. Vou dormir sobre o assunto :P
     
    Última edição: 20 de Janeiro de 2007
  7. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    Sinceramente, não sei ate que ponto será fácil ou não detectar SSIDs e a qual estamos ligados.

    Ser ou não fácil de implementar não é própriamente a questão, a questão é como implementar de forma eficiente, bem integrada nas configurações actuais e que não surjam problemas futuros dessa implementação. Eu ainda pensei nisso que disseram assim muito por alto, mas não estou a ver grande proposito para tal funcionalidade... Acho que 2 cliques não custa nada, um no ícone, outro no perfil :P
     
  8. SwimmerBoy

    SwimmerBoy Folding Member

    Não custa nada 1, 2, 3 vezes... Agora quando fazes as mudanças diáriamente é chato...

    A ideia era configurar e ele que se mexa sozinho, isso sim, era do best ;)
     
  9. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    pode ser que numa futura versão :P
     
  10. alph

    alph Power Member

    Excelente, Nazgulled. Gosto de ver bom trabalho nacional. :)

    Pena não ser software livre. :(
     
  11. SwimmerBoy

    SwimmerBoy Folding Member

    Isso sim, era de valor ;)
     
  12. Goncalo Silva

    Goncalo Silva Power Member

    e

    Se fosse software livre, talvez estas implementações novas fossem mais rápidas :p
     
  13. SwimmerBoy

    SwimmerBoy Folding Member

    Eu acredito nas capacidades do Naz... Já uso software dele à uns tempos valentes e até agora, nada de mal a apontar ;)
     
  14. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    o software é livre... é livre de o usarem como quiserem :P

    Eu sinceramente não tenho nada contra código aberto, nada mesmo. Em alguns projectos isso é bem bom e ainda bem que é assim, mas não penso ser esse o caso do Network Switcher. Mas simplesmente, não tenho qualquer intenções de tornar qualquer um dos meus projectos em projectos de código aberto. Eu faço estas aplicações para mim e para satisfazer as minhas necessidades e apenas decido partilhar, se servir a mais alguem optimo, se não paciência. Quanto as sugestões, vou avaliando o que me pedem e logo se vê se implemento ou não.

    Eu desde o inicio de cada aplicação que começo que penso em partilhar o código, não torna-lo num projecto de código aberto, mas simplesmente distribuir o código da aplicação. Mas só farei isso quando a aplicação chegar ao ponto em que eu não pretendo mais desenvolve-la (sem contar com bug fixes que podem ser criticos e necessários), ai sim, vou disponibilizar o código.

    Apesar de ser uma aplicação simples e básica, o MD5 Fingerprint (calcula hashes md5 de ficheiros) tenho-a disponível no meu site com o código fonte.

    E o nzFotolog (script PHP para fotologs), também têm o código disponível, é PHP, não dá pa obfuscar (no verdadeiro sentido da palavra) e podem usa-lo para editar conforme vos apetecer de acordo com a licença.

    Pronto, acabei o testamento.
     
  15. alph

    alph Power Member

    Hum, não se trata de ser um projecto de código aberto. Aliás nem é essa a definição de software livre. Podes muito bem distribuir o código e não permitir a ninguém que te chateie com mudanças. O interesse seria em mostrar como conseguiste, por exemplo, modificar as settings de networking no windows.

    É uma questão ética, não prática.

    De qualquer modo, é uma sugestão, e não um pedido de explicações. Fica aqui um link: http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html .
     
  16. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    E como eu disse no post anterior. A intenção é essa, mas só quando eu achar que devo lançar, para ja não quero, não acho que a aplicação esteja ao nível do código ser apresentado.

    Mas quanto ao modificar as definições de rede... Vê isto:
    http://wiki.nazgulled.net/documentation:network_switcher#copyright

    Eu sozinho nunca na vida chegaria lá... Agora as pessoas podem pensar que eu apenas copiei o código deles, mas não foi isso que aconteceu. Eu investiguei bastante o código desses 2 programas, investiguei bues os documentos na MSDN, tentei perceber as coisas todas e adaptei tudo num só programa da melhor forma que consegui, tudo isso deu trabalho. Eu sei que niguém pediu justificações, mas pronto...

    Ah, e no caso do SwitchNetConf, não me lembro agora exactamente porquê, mas eu testei o programa sem modificações no meu PC e em certas situações não funcionava correctamente. O metodo usado era atraves de WMI e eu implementei isso e caso o valor retornado representasse erro modifica as definições pelo registo.
     
  17. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    Só para notificar o pessoal que decidi descontinuar este projecto, pelo que qualquer desenvolvimento da minha parte foi terminado. Contudo, decidi lançar o código fonte sob a licença GNU GPL v3. Podem fazer download no site, para mais info, vejam o wiki.
     

Partilhar esta Página