1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

New kid on the block: Trident XP4

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Zealot, 5 de Agosto de 2002. (Respostas: 11; Visualizações: 1229)

1. Zealot

Zealot I quit My Job for Folding

The XP4 Line

Trident is segmenting the XP4 line according to memory sizes, bus widths and clock speeds; the three members of the XP4 line are the T3, T2 and T1 and their specs are as follows:

The Trident XP4 T3 will run at a 300MHz core clock and come with 128MB of memory. The T3 has a 128-bit DDR memory bus and will be paired with 300 - 350MHz DDR memory (effectively 600 - 700MHz). This will give cards based on the T3 between 9.6GB/s and 11.2GB/s of memory bandwidth. Trident is expecting performance of the T3 to come within 80% of a GeForce4 Ti 4600. Retail graphics cards based on the T3 with 128MB of memory will be priced at $99.

The XP4 T2 is identical to the T3 except it only has 64MB of 250MHz DDR memory (effectively 500MHz) and has a 250MHz core clock. The reduced memory clock gives the T2 only 8GB/s of memory bandwidth. The T2 will retail for $79.

The XP4 T1 is identical to the T2 except it only has a 64-bit memory bus (cutting memory bandwidth in half) and will retail for $69.

Trident will be playing a NVIDIA-like role in the production of the XP4 in that they will only produce chips and will rely on 3rd-party manufacturers to produce cards. What's not too comforting is that Trident wasn't able to disclose any launch partners to us nor have we heard of any of the usual suspects producing boards based on the XP4 yet.

Trident expects 90% of their shipments to be of the T2 and T1 parts.

Specs:
    0.13-micron GPU clocked at 250 - 300MHz
    30 million transistors
    4 pixel rendering pipelines, 2 texture units per pipeline
    2 programmable vect4 vertex shader pipelines
    64/128-bit DDR memory bus
    up to 256MB of memory on board, clocked at 250 - 350MHz (500 - 700MHz DDR)
    Tile-based rasterization engine
    AGP 4X Support
    Full DX8.1 Pixel and Vertex Shader Support with a base level of DirectX 9 support

Fonte: http://www.anandtech.com/video/showdoc.html?i=1673

Diz a Trident que a sua T3 tem 80% da produtividade de uma GF4 Ti 4600! :001:
    Now that's what I call a bang for the buck! :001:

2. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Yep. parece que plo preço devem ser boas, mas de qualquer maneira, ha que ver como é a qualidade de imagem e o suporte em termos de drivers e de dar ajuda aos clientes em caso de problema...

3. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Agora a creative é que já se apressava em apresentar ao público a versão do P10 para jogadores!

R9000, Xabre, XP4.. tudo placas melhores que as GF4MX e que concorrem directamente com estas..

Não nos esqueçamos que as GF4MX deveriam ser o principal ganha-pão da nVidia, e estando esta linha de produtos ameaçada, também o estão as finanças da nVidia.. a ver vamos!

4. Morpheus

Morpheus Banido

resumindo ... mtas spec's mta história isto já parece a resposta da nvidia à apresentação da ATI ... a gente vai fazer uma placa xpto k dá mais isto e akilo k a 4600 ... bah ver para krer ... eu devo de certeza ser parente do S. Tomé só pode ... vejo mta história a correr net fora mais ainda nenhuma destas makinas me veio parar ás mãozinhas ... e logo agora k até tenho guita para investir numa placazita grafica de jeito ... com estas histórias todas nem sei se um investimento nesta altura vale seker a pena ... axo k vou esperar até fevereiro ... k assim o market já está mais calmo ... vou investir no meu "bote" e lixar.me para as hostes informáticas por uns tempos ...

pah desculpem lá o desabafo mas isto cada vez é mais complicado escolher um componente pois ***** dia compramos o topo de gama e amanha já está desactualizado ...

5. Zealot

Então adeusinho hã! Vamos ter saudades tuas! :)

6. Morpheus

Morpheus Banido

... mas n disse k ia lixar para o forum eheheh ... pa apareço aki de vez enquando para vos "melgar" e post'ar umas ideias ... nada de mais ...

inté ...

7. SkyWalker

SkyWalker Power Member

Trident Isso não é Para os Dentes

Isso cheira-me a marca de Pastilhas elásticas.

Bem, tava a reinar ppl.

A trident é uma velha marca de placas gráficas, conheço-a desde os 1ºs processadores intel c/ a denominação Pentium, agora aparece renascida das cinzas c/ uma nova placa.

Bem, Duvido que quer a Trident quer a Sis, tenham Gráficas à altura das gráficas da Nvidia e da ATI. Mas é só esperar para ver.

:rolleyes:

8. Crusher

Crusher Power Member

Bom parece que o nosso amigo Anando já tirou alguma experiência da placa:

http://www.anandtech.com/news/shownews.html?i=3430&t=sn

E podem ler este interview... muito interessante no minímo: :)

http://www.gamersdepot.com/interviews/trident/xp4/001.htm

[EDIT]
    Gostei deste comentário... :D

"GD: What do you think ATI and NVIDIA's response will be to these new chips?

Le: I think both ATI and NVIDIA will start buying Trident stock in bulk and try to take over our company somehow. However, we do have a few poison pills waiting for them to enjoy.

Le: In summary, we think it is such a waste of money to buy NVIDIA and ATI products and I personally consider what they are doing as highway robbery of the 21st century and must be stopped immediately. We will set a new and FAIR price/performance standard and stay committed to bringing real values to all 3D graphics lovers."

KABOOM!!!!!

Última edição: 11 de Agosto de 2002
  9. Zealot

GD: Knowing your clock speeds that you've announced, what do you think the real-world performance will be like with these new chips compared to current solutions and new ones like the ATI R300?

Le: Our performance target for XP4 T3 is 70 percent of ATI's latest R300, and 80 percent of NVidia's GeForce4 Ti 4600.

Ha! O gajo diz indirectamente que a R300 é só 10% mais rápida que a GF4 Ti 4600! 8o

BA-LE-LAS! Nós já sabemos todos pelos benchs do Anand que a R300 não é 10% mais rápida, mas 100% (o dobro) mais rápida!

10. Hellraiser

Hellraiser Power Member

E já se pode comprar disto cá em Portugal?

11. Zealot

Nem aqui nem em lado nenhum. :rolleyes:

12. OddZ

OddZ Power Member

Eu tinha uma placa da Trident, no meu 386!!!! uma placa de ... 256kb ? ou seria 128kb ? :-D :-D :-D bons tempos em ke keria jogar Simcity e nao conseguia porque precisava de uma placa de 512kb! :-D :-D :-D

Partilhar esta Página