New laptop processors

É assim pessoal, eu ja ouvi falar de qualquer coisa relativa a este assunto, mas n consigo encontrar informação precisa. Já ouvi dizer q iam sair os processadores i5 para meio do ano, mas depois de pesquisar tanto na net nao tenho a certeza se isto realmente é verdade.

S alguem ler alguma coisa, diga aqui.

cumprs e obrigado
 
Com lançamento planeado para o último trimestre deste ano, o i5 promete ser o CPU de eleição para os que não podem apostar no novo i7.

Construídos a partir de um processo de fabrico de 32nm, derivados da arquitectura “Westmere” e com nomes de código “Clarkdale” (Destinado aos Desktop) e “Arrendale” (Destinado às Plataformas Móveis), estes processadores serão enquadrados na gama média da lista de CPU’s da empresa, sendo mais acessíveis aos consumidores.

A Intel terá também em conta que neste segmento as versões de 45nm, e que já hoje circulam entre nós (Core i7), e futuramente o “Lynnfield” (Core i5), serão bastante competitivas relativamente ao preço, visto terem 4 núcleos, ao invés das suas versões de 32nm que apenas terão 2.

As versões 32nm terão também um novo socket LGA1156 que será mais pequeno do que o actual LGA1366 dos i7 e i5 de 45nm com 4 núcleos. Esta decisão da Intel não passa de uma estratégia de marketing para alargar a sua gama de processadores visto o LGA1366 continuar a ter o seu suporte.

Com novos sockets existirão novos chipsets e com isso a Intel vê a sua estratégia de diversificação de produtos dar resultados.

Assim temos o Q57, o P57 e o P55.

O Q57 será orientado para o mercado empresarial enquanto que o P55 será destinado aos utilizadores domésticos. Este último será completado pelo P57 em 2010 e serão ambos destinados à gama de performance (Média-Alta).

Quanto às suas características apenas se pode afirmar que por enquanto não estão incluídas USB 3.0, Sata 6Gb/s, nem suporte PCIe 3.0, embora seja algo que pode mudar no futuro.

Já nas versões móveis a Intel irá lançar na segunda metade deste ano o “Clarksfield” que é nada mais do que a versão móvel dos Lynnfield e que terá como características principais uma conexão sem fios à Internet através de um módulo Wi-Fi 802.11n ou de um chipset WiMAX.

Estão no entanto planeadas versões de 4 núcleos destes processadores para portáteis, sendo derivados do “Westmere” de 32nm e com saída prevista para metade de 2010.

É uma altura ideal pois coincide com o lançamento do Windows 7 da Microsoft que entre várias optimizações incluirá um melhor uso dos processadores multi-core.

fonte:http://www.gamerstek.com/noticias-5693.php
 
Back
Topo