New Linux User

Fatalit1-4

Portugal@Home Member
Boas.

Passou-me pela cabeça, instalar um outro SO no meu portatil...
No entando e partindo do principio, que apesar de ter umas noçoes, nao entendo nem estou muito "á vontade" com este SO (Linux), gostaria que me dessem uma ajuda.

Logo, quando pensei em instalar um novo SO, veio a questao: Qual? Bem, eu tenho o Caixa Magica 10, nao sei se existe um mais actual ou sequer se este deve ser a minha escolha...Por isso espero a vossa opiniao.

Outra duvida que me "atormenta", é a instalaçao de software...Sabendo que o proprio SO é um produto bastante completo existe sempre aquele software Windows que gostamos/necessitamos de utilizar, por isso pergunto-vos se existe alguma forma de "emular" software windows no Linux.(se calhar disse alguma barbaridade...:S)

E MSN? Nao consigo "viver" sem ele...Vou ter de o utilizar apenas no Windows? Já ouvi dizer que, nao...

Agradecia, desde já a vossa colaboraçao.

Fatalit1-4
 
Olá. Desde já, parabens pela iniciativa e paciencia para inicializar em ambiente Linux.
O CaixaMagica, já testei e gostei da simplicidade. Tem 1 pack interessante de software. Terás tb acesso a um repositório, onde todos os programas mais usuais podem ser aí selecionados e instalados (Synaptic). O grande mal é o suporte oficial, e o forum de bem...
Se gostas continua a usar. No entanto, nada impede, a meu ver, de testares as mais populares distribuições (aka distros) como ubuntu, opensuse, fedora, mandriva (e derivados), para eventual maior interesse (e maior documentação pela certa).
Existe uma aplicação de emula aplicações do windows, chamada de wine. No entanto, nada garante que estas funcionem direito. Encontrarás boas alternativas a gd parte das aplicações de windows (aconselho 1 vista de olhos nos stickys sff).
Acerca do MSN, bem, digamos que Microsoft Messenger não terás (nem por emulação lá vai). No entanto, existem várias aplicações para o seu lugar mais simples (como o gaim, kopete ... que encontras nos repositórios) ou semelhantes (como o mercury).
Cumps
 
Para distribuição de GNU/Linux, recomendo-te o Ubuntu.

Sobre os programas, vê este post: http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1085287#post1085287

Sobre o msn, não te faltam programas, salvo erro no link que te dei antes estão lá alguns, nomeadamente o http://amsn.sourceforge.net

Sobre a instalação de programas, no Ubuntu tens vários packatmanagers, não precisas de te preocupar sequer em sacar..., basta dizeres o que queres instalar que o Sistema Operativo trata de sacar o que é necessário, tal como dependências.

Simples? :P

abraços, HecKel
 
Boas

Deparei-me com um obstaculo.
Nao sei se este assunto ja foi debatido aqui no forum, mas precisa de uma ajuda pra instalar o modem Z010 Zapp no Caixa Magica.
 
Back
Topo