New machine..nikon?

elessar

Power Member
Caríssimos,

Queria vos pedir a vossa ajuda pois estou em duvida sobre se vou tomar a melhor decisão. É o seguinte: Aqui À uns tempos fiquei sem a minha FUJI S5000 porque teve problemas com o sensor e a partir dai nunca mais funcionou. Tristezas à parte, estou a pensar em adquirir um novo modelo que me permita dar largar ao fotografar. Sendo assim estava a pensar evoluir para a Nikon D40 com objectiva AF-S DX 18-55mm e aproveitar os 90 anos para obter um desconto de 90€.

AS minhas duvidas sao

- é a melhor maquina que compro pelo preço 529-90=439€?
- passa-me pela cabeça esperar por umas promoções de Natal, acham que vale a pena ou, pelo facto de haver esta promoção de aniversário da Nikon, os preços pelo Natal nao sao melhores do que estes actuais?
- Compra na *****?Alguem me sabe dizer da garantia?

Obrigado pelos esclarecimentos/sugestoes
Cumps,
elessar

edit: ja agora os objectivos da maquina passam por fotografar de tudo desde arquitectura, paisagem, retrato, longo tempo de exposição, nocturnas, onde nós controlamos o que pretendemos em modos manuais..
 
Última edição:
a d40 é uma boa máquina para o preço que está, especialmente com o cashback, mas tem algumas limitações. a principal e que pode condicionar a escolha é o facto de essa máquina só funcionar com lentes AF-S, o que complica na hora de escolher lentes novas
 
Sim, garantidamente é a melhor máquina que podes comprar por esse preço.

Dito isto, uma SLR depende sempre das objectivas com que é usada. A que vem no kit é muito boa para o preço que custa mas, evidentemente, não é propriamente a melhor que existe.

Tendo em conta que a tua máquina anterior nem SLR era, verás grandes vantagens na mudança. Quanto a outras objectivas e opções, com o tempo saberás o que queres e precisas consoante as tuas necessidades.
 
Eu julgo que estarei a fazer uma boa transição.Obviamente que tão depressa não vou comprar mais maquina alguma, pelo que o objectivo é fazer a melhor compra possivel com a disponibilidade de € em causa. Nesse ponto julgo que dificilmente tenho algo melhor, ou tenho?
A lente que vem do conjunto parece-me, pelo menos agora, bastante versátil e capaz de chegar à maior parte dos trabalhos que quero fazer por agora, pelo que procurar novas lentes, com as limitações que existem no momento, é algo que não irei fazer. Não sei se eventualmente mais tarde a gama AF-S poderá ser maior, que acham?

Só para terminar, pelo preço e considerando um periodo temporal até ao Natal e o cashback da Nikon, poderei fazer melhor negócio mais à frente ou é de aproveitar agora, porque mesmo que baixem preço, não será tão apelativo quanto agora?

Cumps e obrigado,
Elessar
 
é dificil saber como vai ser o mercado daqui a 3 meses. enquanto n sair um novo modelo dificilmente o preço baixará. arrisco-me a dizer que a tendencia será subir, visto no natal ser epoca de maior procura.
qt à lente do kit se pensas que é suficiente então n perdes nd. n te esqueças que é um zoom curto. na distancia máxima vais ver pouco mais do que ves "a olho nu"
relativamente à gama AF-S certamente irá ser ampliada, mas poderã ser mais cara que as restantes marcas
 
eu tb estou a pensar comprar uma d40 (ou d40x) e aconselho te a objectiva 18-135mm que para alem de ser mto mais versatil tem melhor qualidade do q a 18-55mm. acho q com essa tão cedo nao vais precisar de outra objectiva.
 
objectiva 18-135mm que para alem de ser mto mais versatil tem melhor qualidade do q a 18-55mm.
Onde encontro essa lente e a que preços?Vem como conjunto ou teria de adquirir depois?

Pois, também estive a rever e bom bom seria comprar a versão com as duas lentes, assim cobria 18-55-200. No entanto o preço também já começa a subir..
Estou mesmo num dilema existencial sem saber que faça..por um lado sei que a Nikon é boa, por outro lado queria abranger um bocado de tudo com boa lente, e realmente a 55mm fica curta para me trazer profundidade de campo..
O que me sugerem que faça?
thanks
 
Realmente ainda não vi nenhum kit D40 com a 18-135mm, só da D40x. Se calhar o melhor q fazes é comprar agora o kit com a 18-55 e mais tarde compras a 55-200 com estabilizador de imagem. Atenção q a 55-200 q vem com o kit nao traz estabilizador de imagem.
 
Já agora migz e demais, comparando a nikon com a pentax k100d super 18-55mm?

Qual tem melhor lente? O ter iso3200 valerá a pena, isto é, como é qualidade do 1600 da nikon vs pentax?
Bem sei que além de pagar mais um pouco 26€, fico sem o cashback, mas sinceramente tenho cada vez mais duvidas que a minha esperança de as debelar antes de Agosto terminar é pouca..

aqui fica a pentax..
http://www.*****.com/pt/pt/573637/art/pentax/k100d-super-objectiva-18.html?itag=6615
 
Tenho uma k100d e posso-te dar um voto a favor na Pentax :P

Com a pentax tb ja ficas com estabilizador de imagem em todas as lentes.
 
Já agora migz e demais, comparando a nikon com a pentax k100d super 18-55mm?

Qual tem melhor lente? O ter iso3200 valerá a pena, isto é, como é qualidade do 1600 da nikon vs pentax?
Bem sei que além de pagar mais um pouco 26€, fico sem o cashback, mas sinceramente tenho cada vez mais duvidas que a minha esperança de as debelar antes de Agosto terminar é pouca..

aqui fica a pentax..
http://www.*****.com/pt/pt/573637/art/pentax/k100d-super-objectiva-18.html?itag=6615

Quer a Nikon D40, quer a pentax K100 usam sensores Sony de 6MP. Pode não ser bem o mesmo sensor, visto que ha uma pequena diferença no No de pixeis uteis, mas a diferença deve ser minima.

No entanto, a Pentax tem Sensor Shift, ou establizador de imagem...

http://www.dpreview.com/reviews/PentaxK100D/page22.asp

a nivel de lentes, eu vou tendo a ideia que a 18-55 da nikon é das melhorzinhas 18-55 que aí andam... em todo o caso, se puderes comprar uma lente melhor, compra... Mas comprar uma lente melhor na pentax sai-te mais caro, e vai ser mais complicado encontrar, além de teres menos por onde escolher.
 
Última edição:
ja agora koncaman, considerando o pack k traz as duas lentes 18-55-200..qual dos dois serve mais? é que se fizer investimento maior tb já nao compro uma lente tão depressa, entenda-se nos proximos..anos.Assim com qual ficaria melhor servido?
 
A 18-55 da Pentax n é nd má, review aqui:
http://www.photozone.de/8Reviews/lenses/pentax_1855_3556/index.htm

Verdict
The Pentax SMC DA 18-55mm f/3.5-5.6 AL is a surprisingly good kit zoom although it has its weaknesses specifically at 18mm. The center and border performance is fine here but the extreme corners are somewhat soft. Pronounced vignetting and reduced contrast are also present at f/3.5. At 35mm and 55mm the situation is much better. CAs are very well controlled. The build quality is good for a kit zoom and a level up from the rest of the gang such as the Canon EF 18-55mm f/3.5-5.6 or Nikkor AF-S 18-55mm f/3.5-5.6 ED. All-in-all a good offer from a price/value perspective but naturally there're better lenses out there ... with a much higher price tag.
A minha opinão pessoal, é que com a Pentax k100d + 18-55 + 50-200 ficas mt bem servido.
O problema maior penso que será encontrares a 50-200 em stock, se comprares logo o kit todo talvez tenhas mais hipotese.
 
ja agora koncaman, considerando o pack k traz as duas lentes 18-55-200..qual dos dois serve mais? é que se fizer investimento maior tb já nao compro uma lente tão depressa, entenda-se nos proximos..anos.Assim com qual ficaria melhor servido?

a que és capaz de usar mais, é a 18-55 porque é a que te oferece o range de focais que é mais habitual usar...
a 55-200 possivelmente nem vais usar muito.

é assim, eu preferia comprar uma 18-70 ou 18-135, ou algo desse tipo, porque é uma lente que pode estar sempre na maquina, e te serve ãinda em mais situações que a 18-55.

e é assim, ter uma lente zoom mais viarada ao wide que ao tele (como uma 18-whatever), da para pensar, "eh pa, não consigo ter mais zoom, mas depois posso fazer um crop ao centro da imagem", ou então, posso-me aproximar um bocado mais...
se tiveres uma lente mais virada para o tele (como as >50-whatever) na maquina, vais pensar, "ehh pa, não consigo apanhar tudo, vou ter que recuar um bocado", e é a unica possibilidade, e por vezes nem isso, porque se recuares bates numa parede ou ficas no meio da estrada, ou te aparece um poste à frente, ou qualquer coisa assim... consequentemente, acabas por ser obrigado a trocar de lente.

eu não sou grande fã de lentes telephoto, nem de grandes zooms, aquilo da jeito, mas é a pessoal muito especializado, ao utilizador comum, qualquer coisa entre 14mm e 300mm deve ser mais que suficiente, sendo que em 70% do tempo usas focais na ordem dos 14 a 70mm..

por isso, acho que as lentes que tu devias procurar eram as chamadas all round, como 18-70 ou 18-135...

lentes que te possibilitem granbdes zooms (tipo 18-200), geralmente também não interessam muito, porque acabam por sacrificar a qualidade de imagem.
 
Obrigado Koncaman,

A tua exposição foi-me bastante util. Mas ainda nesse campo vai uma duvida que é o seguinte,
eu venho de uma fuji s5000 e uma duvidas que tenho é na profundidade de campo. Nao que se use sempre mas de vez enquando um 5x ou 7x do zoom optico sempre era util. Como se processa isto mesmo no campo dslr? Eu antes de digital, trabalhava com a analogica do meu pai, uma bela olympus de 81 com uma lente convencional e outra tele de 50-200 salvo erro e mais um duplicador. Bem, ja la vai o tempo em que se gastava rolos, mas o que corresponde entre uma e outra?
e ja agora, provavelmente a duvida mais estupida do ano, eu sei, mas como nao tenho 100€ certezas perdoem-me..as lentes da analogica serviria para uma dslr, especialmente a tele?

Cumps, eh pah e desculpem a nabice mas é juntos que aprendemos:lol:
 
As lentes da olympus, dificilmente conseguirias usar na nkon d40...
talvez te safasses com uns adaptadores manhosos, mas nada de recomendavel.
além disso, tinhas que entrar com o FOV Crop de 1,5x, o que significa que uma lente de 50-200 para 35mm (rolo), ficaria uma lente 75-300
 
ja agora o k dizem da olympus e-410 com objectiva ed 14-42mm 1:3.5-5.6 + ed 40-150.. 1:4.0-5.6?E pk é k o pack com as 2 lentes so custa mais 90€ sensilvelmente na pix pro?serao as lentes assim tao mas?

E o que acham da sony alpha dslr-a100 + obejectiva 18-125mm f3.5-5.6 DC?
enfim, ja me estou a perder..ajudem-me a discernir...
nikon d40?
pentax k100d?
olympus e-410?
sony alpha?

Alguem me ajuda,ja nao sei onde estou..
 
Back
Topo