1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

New System i7

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por fflipmode, 26 de Maio de 2009. (Respostas: 18; Visualizações: 995)

1. fflipmode

fflipmode Power Member

broas,

tou em vias de comprar 2 i7's para computaçao paralela, e queria fazer 2 perguntas sobre memorias e RAID..

relativamente a memorias (DDR3), ñ sei pq mas tenho tendencia a optar por memorias com frequencia mais alta, mas reparo q quando a frequencia sobe os timings descem :confused:
    queria q me sugerissem umas DDR3 6x1GB (e ja agora um 2º cenario, 6x2GB) com excelente performance (deduzo q sejam os timings q importam para este efeito).. pontualmente deverei fazer OC, mas tb ñ é pra esticar muito.. (tou ancioso pra ver essa historia em q as idle cores fazem shutdown :cool:)

relativamente ao RAID, actualmente tenho 2 SATA's em RAID 0 (apenas para o OS e Appz) pq imaginei q ter 2 HDD's a fazer o trabalho de 1 aumentasse a performance..
    agora para o i7 gostaria q me sugerissem uma boa soluçao a nivel de performance.. (ja devem ter visto isto lol www.youtube.com/watch?v=96dWOEa4Djs )
    sim é um abuso, mas se efectivamente os SSD's se portarem melhor q os HDD's normais ñ me importava de experimentar 2 ou 3 destes em RAID..
    adicionalmente, li qualquer coisa acerca dos SSD's do genero "performance-breakdown-over-time" mas ñ sei como esta essa historia..

any thoughts? :004:

2. mgl4evr

mgl4evr Power Member

lembro-me a uns anos atras ler um benchmark realizado pela exame informatica com um dos primeiros ssd's do mercado. mesmo sendo sata, nao passou dos 1.5mb/s.
    mas os ssd's evoluiram muito desde entao. sim, eles sao bem mais rapidos que os hdd's convencionais na maioria dos aspectos (se nao estou em erro, penso que e na velocidade de escrita que eles perdem contra os hdd's de topo). entao se usares em raid 0... tem tambem a vantagem de consumir menos energia.
    o seu maior incoveniente, e, como referiste, o "performance-breakdown-over-time". posto de forma simples, estes discos usam tecnologia semelhante a vista nas pens usb. como deves saber, depois de um certo numero de utilizaçoes, as pens ficam mais lentas e muito menos fiaveis, ate morrerem.
    com os ssd's acontece o mesmo, embora que o desgaste seja bem mais lento.
    uns tempos atras, eram os ssd's da intel que nao duravam nada. lembro-me de ler que a duraçao dos mesmos era ridicula comparada aos concorrentes, algo que a intel veio desmentir com uns benchmarks, mas acho que a ferida continua aberta.

mgl4evr

3. RSC

RSC Power Member

4. fflipmode

fflipmode Power Member

thx RSC..

entao pq é q foste pra umas CL9 ? lol

bem, parece q vêm 2 Vertex's pr'aqui :x2:

5. RSC

RSC Power Member

2000MHz CL9. 2000MHz e não 1600MHz. ;)

6. fflipmode

fflipmode Power Member

sim, e qual é a grande vantagem disso?

7. RSC

RSC Power Member

Qual é a vantagem de memórias que estão certificadas para funcionar a 2000MHz? :rolleyes:

8. The Golden Eagle

The Golden Eagle I quit My Job for Folding

Segundo consta os i7 com multiplicador bloqueado não se dão com mems a 2000Mhz...

Aliás a Intel apenas confirma o suporte a 1333Mhz, mais que isso é bónus.

Mas alguém com experiência em i7 que confirme a história dos 2000Mhz..

9. ramires

ramires Banido

olha para o my system do RSC :P

10. Pedro18

Pedro18 What is folding?

as mems dele são de origem e tão certificadas pela marca que funcionam a 2000Mhz, não são mems a 1600 com oc nem nada disso. a vantagem de serem 2000 é que enquanto os outros tem de fazer oc e talvez perder estabilidade para chegar aos 2000Mhz ele não tem esse problema, porque são certificadas em como funcionam a essa velocidade.. acho eu..

11. fflipmode

fflipmode Power Member

sim..

(sobretudo tendo em conta o q o The_Golden_Eagle disse)

12. RSC

RSC Power Member

Nos i7 965/975 os multiplicadores estão desbloqueados, ou seja um utilizador pode ter o processador @ stock e colocar as memórias a 2000MHz. No caso dos 920, isso não sucede. O que é que isto implica? Implica que para ter as memórias acima de 1600MHz tem que se fazer OC ao processador. Visto que os controladores de memória nos i7 estão no próprio processador isto faz com que ter memórias a funcionar acima de 1600MHz com OC no processador seja um tanto ou quanto pesado para o dito. Porém, enquanto que com os 920 C0 era muito difícil conseguir colocar as memórias a 2000MHz (mesmo kits certificados) com os D0 isso já não sucede.

Quanto às vantagens, são simples. A fatia de leão dos kits 1600MHz (para i7) nem 1800MHz fazem, quanto mais 2000MHz. Já um kit certificado para funcionar a 2000MHz, não só faz os 2000MHz garantidamente com a voltagem a 1.65v, como se baixares a frequência faz, por exemplo, 1600MHz CL6/CL7.

O único problema dos kits acima de 1600MHz, nomeadamente 1866MHz e 2000MHz, é que requerem que o QPI funcione com uma voltagem bem acima do recomendado pela Intel (1.35v). Exemplos, a Kingston nos seus perfis XMP dos kits 2000MHz coloca a voltagem do QPI a 1.7v e a Corsair a 1.6v. Agora, isto é como tudo, há processadores que podem precisar apenas de 1.55v ou até menos.

Para os mais incrédulos, que pelos vistos são muitos, deixo aqui um exemplo:

http://www.legitreviews.com/article/956/9/

13. rpedro

rpedro Power Member

muito provavelmente é por isso que não consigo por a minhas mem OCZ 1600mhz CL8 a funcionarem a essa velocidade. só consigo chegar a 1440mhz (BCLK a 180) quando chego a 3800mhz (BCLK a 200mhz) estáveis o pc não inicia, a não ser com o multi das mem a 6x (1200mhz) em vez dos 8x (que daria os 1600mhz certificados pela marca) o QPI está a 1.35v, muito provavelmente para atingir os 1600mhz das mem tenho de subir ainda mais...

será por isso então que não consigo pô-las a funcionar a 1600mhz? tenho de subir ainda mais o QPI?

14. RSC

RSC Power Member

Acho que deverias conseguir os 1600MHz sem problemas com BCLK a 200. Que voltagens tens nas rams?

PS: O teu processador qual é? 920 C0, D0?

15. rpedro

rpedro Power Member

ja experimentei com voltagens de 1.64v e 1.66v.

o processador é C0. eu consigo ficar com o cpu estável a 3800mhz (200mhz x 19) mas só com as mems a 1200mhz (2:6). a 1600mhz (2:8) nem liga o pc.

vcore - 1.29v
    qpi pll - 1.88v
    qpiram - 1.35v

nem sequer a 200mhz x 15 = 3000mhz o pc inicia. aliás tudo o que seja acima de 1440mhz para as mem já nao inicia e dá "overclock failed"

16. RSC

RSC Power Member

Mete o CPU @ stock, 2.66GHz, e as memórias a 1600MHz com as latências que indica na caixa. E corre o memtest assim.

PS: Esse vcore para um C0 parece-me muito baixo... Os C0 para 3.8GHz costumam precisar de ~1.35v de vcore. Que programa andas a usar para testar a estabilidade?

17. rpedro

rpedro Power Member

19x200mhz

30m de prime95 e 5 runs de inter burn test. estavel com 1.325v vcore e 1.35 qpi

30m de prime95 estavel a 1.29v vcore e 1.35 qpi (aqui ainda não experimetei com o inter burn test)

a minha configuração base para 24/7 é:
    cpu 175mhz x 21 (3675mhz) vcore 1.2475
    ram 1400mhz a 1.60v
    qpiram 1.25v

mas preferia ter o pc a 200mhz (BCLK) x 18 (3600mhz) para puder ter as mem a 1600mhz, mas está dificil, muito dificil. e nao sei por onde mais lhe mexer

18. RSC

RSC Power Member

30 minutos de Prime95 não dá para testar nada... LOL

Testa isso com o LinX (10 run no mínimo) e coloca nos settings a Memory tu use: ALL.

19. rpedro

rpedro Power Member

ja fiz isso e o memtest não deu erros durante 20m. alguma ideia porque não funcionam a 1600mhz com o BCLK a 200mhz??

se alguma das memorias estivesse estragada o memtest referia isso certo?

tenho 3gb e pus 3 memtest a correr. dois com 1200 e o outro com o resto da memoria

edit: não deu erros mas quando fiz restart ao pc, ele já nao iniciou. tive de voltar a descer a frequencia das mem para menos de 1400mhz

p.s. peço desculpa por me ter apropriado desta thread

Última edição: 27 de Maio de 2009

Partilhar esta Página