[New´s] Linux no seu Telemóvel...

Taboo

Banido
Em colaboração com a Intel, investigadores da comunidade open source Linux estão a desenvolver uma versão do sistema operativo Ubuntu destinada a telemóveis com ligação à Internet.

O projecto chama-se Ubuntu Mobile and Embedded e deverá ter uma primeira versão disponibilizada já em Outubro.

Dentro dos sistemas operativos desenvolvidos em open source, o Ubuntu é um dos mais populares, como ficou recentemente exemplificado quando a Dell revelou que pretende começar a disponibilizar o Ubuntu de origem dentro dos seus computadores.


288310.jpg

 
Quem é que vai utilizar Linux no telemóvel? Fará este frente ao Windows Mobile?
Parece-me um projecto sem futuro, digo eu...
 
Quem é que vai utilizar Linux no telemóvel? Fará este frente ao Windows Mobile?

Parece-me um projecto sem futuro, digo eu...​


Projecto sem futuro .. não me parece .
Há muito que os users querem os novos para não andarem sempre a levar sempre com a tralha ms .

Optima noticia .. agora penso que isso não vai dar para telemóveis que usem os java ou dá .
Ou será para os simbian .
 
Projecto sem futuro .. não me parece .
Há muito que os users querem os novos para não andarem sempre a levar sempre com a tralha ms .

Optima noticia .. agora penso que isso não vai dar para telemóveis que usem os java ou dá .
Ou será para os simbian .

Nao. Supostamente sera um SO de raiz para equipamentos do tipo smartphone como o Symbian ou o windows mobile.
Para alem da Motorola, acho que os Palms ja tiveram um SO baseado em linux... mas nao tenho a certeza.

Cumps 8)
 
No entanto a Microsoft, mais uma vez, leva neste mercado uma GRANDE vantagem.


Só podes estar a brincar!

Symbian DOMINA os telemóveis e Smartphones.


Linux em telemóveis não é novidade nenhuma, a Motorola já o faz há muito tempo.
A novidade estará em ser Ubuntu!


A meu ver, o principio de funcionamento de um S.O. baseado em Linux serve como uma luva a um telemóvel/smartphone/PDA.
Imaginem o que é ter um repositório seguro on-line e somente sacarem o software que precisam desse repositório, e de borla! Genial!

Para não falar de updates ao S.O. ...
 
Quase não se vê também é um exagero...a HTC tem vendido que se farta, tal como outras (Mio, etc)...só que de momento ainda fica longe do Symbian ;)
 
Quase não se vê também é um exagero...a HTC tem vendido que se farta, tal como outras (Mio, etc)...só que de momento ainda fica longe do Symbian ;)

Pois, mas para mim, os HTC e outros (como por exemplo, o meu HP 6815), nao os considero telemoveis...

Embora a HTC tenho uns modelos muito parecidos e com teclado numerico...(talvez esses os ache mais telemoveis...)


Mas isto sou eu a falar para nao tar calado...:wow:
 
omfg tanta confusao...

symbian é baseado praticamente em linux, o symbian e derivado do debian.
palm é linux basicamente.
digamos que se as marcas permitirem a instalação deste SO nos telemovel, sim, vai fazer mt frente ao windows mobile.
ubuntu rulles!
 
(...)
Imaginem o que é ter um repositório seguro on-line e somente sacarem o software que precisam desse repositório, e de borla! Genial!

Para não falar de updates ao S.O. ...

Hm.. não me parece mesmo nada que isso vá acontecer assim.
Já pensaste na quantidade de empresas de software que se dedicam exclusivamente a software para tlm? E na quantidade de negócios (de dinheiro) que andam a em torno deste mercado?
Achas mesmo que não existirão lobbies contra isso?

A existir tlms com Ubunto, presumo que o panorama não seja muito diferente do que é actualmente, apenas devemos muito mais controlo sobre o S.O. e consequente sobre o tlm, coisa que não acontece com a Symbian, por exemplo, apesar de haver uma interminável quantidade de software disponível por aí.
 
já que se está a falar em linux .. alguem sabe onde posso arranjar ambientes gráficos (themes) inspirados em linux .

Para um SE t630 e um k750i .
 
omfg tanta confusao...

symbian é baseado praticamente em linux, o symbian e derivado do debian.
palm é linux basicamente.
digamos que se as marcas permitirem a instalação deste SO nos telemovel, sim, vai fazer mt frente ao windows mobile.
ubuntu rulles!

Ok, tens fonte para isso? É que tenho mesmo algumas duvidas que isso seja verdade, não encontro isso em lado nenhum.
 
atenção que o Ubuntu n vai correr em telemoveis nem em smartphones, e talvez nem em PDA's.
a ideia inicial é a de um sistema para pcs tipo UMPC , os "internet PCS".

The current focus is on mobile devices which tend to have a touch screen, generous amounts of flash storage and RAM, and wireless Internet connectivity. These are sometimes called "Internet tablets" or "mobile Internet devices".

https://wiki.ubuntu.com/MobileAndEmbedded
 
Back
Topo