1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[New´s] Linux no seu Telemóvel...

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por Taboo, 15 de Maio de 2007. (Respostas: 18; Visualizações: 2110)

1. Taboo

Taboo Banido

Em colaboração com a Intel, investigadores da comunidade open source Linux estão a desenvolver uma versão do sistema operativo Ubuntu destinada a telemóveis com ligação à Internet.

O projecto chama-se Ubuntu Mobile and Embedded e deverá ter uma primeira versão disponibilizada já em Outubro.

Dentro dos sistemas operativos desenvolvidos em open source, o Ubuntu é um dos mais populares, como ficou recentemente exemplificado quando a Dell revelou que pretende começar a disponibilizar o Ubuntu de origem dentro dos seus computadores.

2. Taboo

Taboo Banido

Quem é que vai utilizar Linux no telemóvel? Fará este frente ao Windows Mobile?
    Parece-me um projecto sem futuro, digo eu...

3. ares

ares Power Member

A Motorola já tem telemóveis com OS baseado em Linux à bastante tempo...

4. manipulo

manipulo Banido

Projecto sem futuro .. não me parece .
    Há muito que os users querem os novos para não andarem sempre a levar sempre com a tralha ms .

Optima noticia .. agora penso que isso não vai dar para telemóveis que usem os java ou dá .
    Ou será para os simbian .

5. Fatalit1-4

Fatalit1-4 [email protected] Member

Qual OS java???

Vai pra aí uma confusao...

Java, nao é nenhum SO, Symbian sim.

Logo Linux nada pode ter a ver com Symbian, agora com Java pode.

No entanto a Microsoft, mais uma vez, leva neste mercado uma GRANDE vantagem. :wow:

6. dogspit

dogspit Folding Member

Nao. Supostamente sera um SO de raiz para equipamentos do tipo smartphone como o Symbian ou o windows mobile.
    Para alem da Motorola, acho que os Palms ja tiveram um SO baseado em linux... mas nao tenho a certeza.

Cumps 8)

7. ares

ares Power Member

A microsoft o quê? Lol...o SO dominante nos smartphones é o symbian, mas de longe

8. Rallyus

Rallyus Power Member

Só podes estar a brincar!

Symbian DOMINA os telemóveis e Smartphones.

Linux em telemóveis não é novidade nenhuma, a Motorola já o faz há muito tempo.
    A novidade estará em ser Ubuntu!

A meu ver, o principio de funcionamento de um S.O. baseado em Linux serve como uma luva a um telemóvel/smartphone/PDA.
    Imaginem o que é ter um repositório seguro on-line e somente sacarem o software que precisam desse repositório, e de borla! Genial!

Para não falar de updates ao S.O. ...

9. Fatalit1-4

Pois, eu enganei-me claramente...eu pensava que estava a responder numa thread sobre PPC/PDA.
    Claro que nos telemoveis a Microsoft...quase nem se vê...

10. ares

ares Power Member

Quase não se vê também é um exagero...a HTC tem vendido que se farta, tal como outras (Mio, etc)...só que de momento ainda fica longe do Symbian ;)

11. Fatalit1-4

Pois, mas para mim, os HTC e outros (como por exemplo, o meu HP 6815), nao os considero telemoveis...

Embora a HTC tenho uns modelos muito parecidos e com teclado numerico...(talvez esses os ache mais telemoveis...)

Mas isto sou eu a falar para nao tar calado...:wow:

12. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

omfg tanta confusao...

symbian é baseado praticamente em linux, o symbian e derivado do debian.
    palm é linux basicamente.
    digamos que se as marcas permitirem a instalação deste SO nos telemovel, sim, vai fazer mt frente ao windows mobile.
    ubuntu rulles!

13. NINJA1200

NINJA1200 [email protected] Member

Hm.. não me parece mesmo nada que isso vá acontecer assim.
    Já pensaste na quantidade de empresas de software que se dedicam exclusivamente a software para tlm? E na quantidade de negócios (de dinheiro) que andam a em torno deste mercado?
    Achas mesmo que não existirão lobbies contra isso?

A existir tlms com Ubunto, presumo que o panorama não seja muito diferente do que é actualmente, apenas devemos muito mais controlo sobre o S.O. e consequente sobre o tlm, coisa que não acontece com a Symbian, por exemplo, apesar de haver uma interminável quantidade de software disponível por aí.

14. manipulo

manipulo Banido

já que se está a falar em linux .. alguem sabe onde posso arranjar ambientes gráficos (themes) inspirados em linux .

Para um SE t630 e um k750i .

15. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

- Para T630
    - Para K750i ;)

Cumps.

16. manipulo

manipulo Banido

Já conhecia estes todos .
    O que procurava era uns themes em que quando ligava o telemovel a imagem simulava um boot .

Obrigado

17. esquiso

esquiso Power Member

Ok, tens fonte para isso? É que tenho mesmo algumas duvidas que isso seja verdade, não encontro isso em lado nenhum.

18. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

O que pediste inicialmente não era bem isso... :P

Só encontrei isto, mas é bastante simples e não deve ser bem o que procuras.

19. acrobat

acrobat Power Member

atenção que o Ubuntu n vai correr em telemoveis nem em smartphones, e talvez nem em PDA's.
    a ideia inicial é a de um sistema para pcs tipo UMPC , os "internet PCS".

https://wiki.ubuntu.com/MobileAndEmbedded

Partilhar esta Página