Next-Gen Crossfire

Ora aí está uma boa noticia... Axo que ninguém gostava dos cabos pendurados... Desde que com isto não tenha perdido performance axo que foi uma grande melhoria da ATI...
 
Epa, assim está bem. A necessidade de uma placa master era uma grande tanga. Falta saber se as diferenças vantajosas do CF em relação ao SLI se mantêm (placas de gamas diferentes) e que tipo de conecção entre placas é essa, mas penso que esta evolução é importantissima para ser realmente concorrente ao SLI e assim valorizar ao mesmo tempo os chipsets e boards CF da ATI.
 
So espero que nao perca a composion engine que lhe dava vantagem nos modos de SuperAA.
Por mim a questao dos cabos tanto faz como nao faz. A principal inovaçao é a nao necessidade de uma "master card".

btw la tb falam em:

Production in July /August. RV560 and RV570 will replace X1800GTO
http://www.hkepc.com/bbs/viewthread.php?tid=557222

atirv0jf.jpg
 
Os cabos eram deselegantes mas toleráveis a meu ver.
A parte da placa master é que era uma grande trampa. Limitava o CF a benchers compulsivos e a disputas da cueca em reviews.
O SLI e o CF para mim (e eu já estou bastante fora do consumidro comum) já são soluções quase sem interesse quanto mais com placas especificas.
Enfim bom passo por parte da ATI
 
destr0yer disse:
E como que as gráficas comunicam-se entre si?

Via BUS PCI-E ou com uma bridge a lá SLI?

Deverá ser uma "Bridge", provavelmente igual à da nVidia (em aparência apenas, porque a especificação eléctrica em si é proprietária da nV).
 
Mas com isso só vira este novo Crossfire em eventuais novas X1xxx e as R6xx visto que as actuais gráficas não tem nenhum sitio para ligar bridges!!!

Por min vai dar igual ao litro, SLI/CF só serve para jogadores de 3Dmark professionais e pessoas cuja palavra "crise" não existe no dicionario :neutral:

Ca quer-se placas até 200-250 € PODEROSAS
 
destr0yer disse:
Mas com isso só vira este novo Crossfire em eventuais novas X1xxx e as R6xx visto que as actuais gráficas não tem nenhum sitio para ligar bridges!!!

Por min vai dar igual ao litro, SLI/CF só serve para jogadores de 3Dmark professionais e pessoas cuja palavra "crise" não existe no dicionario :neutral:

Nisso concordo a 100%.
 
Tal como tinha dito noutra Thread, já era possivel fazer Crossfire num sistema com duas X1300 e X1600 sem necessitar de uma Master Edition nem de cabos ou qq outra coisa que se pareça...


Logo, nao vejo novidade nenhuma nesta noticia.
 
Raptor disse:
Tal como tinha dito noutra Thread, já era possivel fazer Crossfire num sistema com duas X1300 e X1600 sem necessitar de uma Master Edition nem de cabos ou qq outra coisa que se pareça...


Logo, nao vejo novidade nenhuma nesta noticia.

Tal como era possível fazer SLI sem bridge.

Mas, tanto numa como noutra solução, a performance deixava muito a desejar, por causa da lentidão e latência do bus PCIe nessas tarefas.
 
As novas boards com RD580 vao trazer grandes aumentos de performance nessas 2 graficas em crossfire. Entre 10-20% para as X1300 e 20-40% para as X1600.
 
DJ_PAPA disse:

Primeiro, vem do The Inq, logo, é especulação pura.

Segundo, os ganhos são para as versões bridge/dongle-less das placas low-end, e mesmo assim continuará a ser muito mais lento do que se tivessem esses acessórios, pois tem de usar o bus PCIe:


Bus PCIe (x16 lanes): 4GB/s upstream/downstream + latência por ter de usar a northbridge da motherboard a meio do caminho entre as GPU's.

Bridge SLI : 10GB/s upstream/downstream + ligação directa entre as GPU's.
 
Zar0n disse:
Uma X1300 n necessita dos 10gb para nada, e é menos €€€ k se gasta o k interessa aos compradores das low end.

Uma bridge SLI/Crossfire seria cara ?
Quê ? 3/4 euros ?

O custo de fabrico das placas gráficas com ou sem conector SLI é practicamente igual...

:rolleyes:
 
blastarr disse:
Uma bridge SLI/Crossfire seria cara ?
Quê ? 3/4 euros ?

O custo de fabrico das placas gráficas com ou sem conector SLI é practicamente igual...

:rolleyes:
No low-end todos os dolars contam....
Para alem que na necessita do conector para nada. A RD580 fornece largura de banda suficiente para este tipo de placas.

As diferenças de performance so com a mudança de motherboard tao la ditas e sao imensas. É natural pq sendo a RD580 uma arquitectura perfeita a nivel da ligaçao das 32 lanes, os ganhos sao gigantes:
ATI's name for paired X1300 or X1600 boards. When comparing the new RD580 to an older RD480-based board, X1300 should yield a boost ranging from 15-35%, while X1600 should spread the wings by around 20-40%. Remember, all of this just by changing a north bridge.
 
blastarr disse:
Uma bridge SLI/Crossfire seria cara ?
Quê ? 3/4 euros ?

O custo de fabrico das placas gráficas com ou sem conector SLI é practicamente igual...

:rolleyes:

3 ou 4 euros para quem, n deve ser para o consumidor final, sabes quanto paguei por uma porcaria de 1 adaptador de alimentação para 1 disco SATA? 5€ claro k fui roubado por 4 fios de cobre mas é assim k são as coisas.

De ***** maneira n deves pagar por uma coisa k neste caso n serve para nada, mas tb kem for inteligente n vai optar por CF/SLI com GPUs low end.
 
http://www.*****.net/loja/?id=9

Olha aí no fundo da página...

http://www.*****.com/*****/Produto.asp?Familia=&Artigo=1369

Cada loja disponibiliza ao preço que deseja, mas acredita em mim que o custo de fabrico é ridiculamente baixo, e como tal, iria custar 1€ ou menos por placa...




Agora que a ideia de se usar 32lanes nas gráficas irá so por si significar que já não é necessário uma bridge entre as gráficas é treta.
 
Última edição:
Back
Topo