1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gráfica Next-Gen OpenGL - Vulkan

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por muddymind, 15 de Julho de 2014. (Respostas: 73; Visualizações: 8055)

  1. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    fonte
     
  2. FilipeMig87

    FilipeMig87 Power Member

    Com o novo dx e com o mantle, não se pode ficar a ver a caravana passar.
     
  3. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    Neste caso não é tanto por aí mas sim por ser um calendário +\- rígido para releases que eles têm mantido para evitar a palhaçada que aconteceu com o OGL3.0 que se atrasou imenso para sair.
     
  4. FilipeMig87

    FilipeMig87 Power Member

    Sim, mas convém também não esquecer que é de acesso livre e cross-plataform. É normal que tenha alguns problemas, atrasos,etc.
     
  5. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    O que é que o cu tem a ver com as calças? :-D

    O acesso é livre mas o desenvolvimento certamente não o é. Apenas empresas/pessoas que façam parte do consorcio Khronos participam no desenvolvimentos das novas versões ;)
     
  6. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

  7. chauffage

    chauffage Power Member

  8. Gaugamela

    Gaugamela Power Member

    Vinha aqui pôr o link que o chauffage pôs. E no fundo demonstra também o que a AMD quer para o futuro do Mantle.
     
  9. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    Ou melhor, mostra que não o quer lol! Atenção que digo isto com tom positivo ;) Uma vez aparecida uma API congénere que seja multi-plataforma deixa de fazer sentido a continuação da API proprietária e com isso todos ganham - inclusive a AMD que deixa de ter de dedicar recursos ao desenvolvimento da especificação e passa a focar-se apenas na implementação.
     
  10. nuno_p

    nuno_p 1st Folding then Sex

    Mas supostamente o Mantle era para ser "universal" e não exclusivo ás gráficas AMD.
     
  11. chauffage

    chauffage Power Member

    Não acho que deixe de fazer sentido ter uma API proprietária - muito pelo contrário. O Huddy voltou a confirmar que o Mantle tem presença no DirectX12 e agora pode vir a ter presença no OpenGL "Next" - a extensão do "mirroring" do Mantle é que não se sabe. Imagina agora que tens a tua API presente como base de outras APIs genéricas - isto dá-te liberdade para fazeres o que quiseres na tua API sem que te afastes das APIs genéricas. A AMD vai poder brincar com features de hardware e software e os developers que queiram experimentar não vão ter esforço nenhum para implementação nos jogos, e não vão perder tempo com optimizações.

    Tens este alcance Mantle - DirectX12 - OpenGL (Windows) - Consolas ... só falta mesmo é OpenGL Linux.

    A meu ver a AMD conseguiu libertar-se das amarras da evolução lenta das APIs genéricas. Vão estar um passo à frente com o Mantle, e se alguma feature tiver tracção por parte de devs e gamers, facilmente vai parar às APIs genéricas.

    Para além de estar a dar a liberdade aos developers de desenvolverem para várias APIs de plataformas diferentes sem sacrifícios de tempo para optimizações. Pelos vistos já são 75! A ultima contagem que se sabia era 47. Portanto continua a ganhar tracção e a crescer.

    Mais universal do que estar presente no OpenGL e DX12... só falta mesmo Linux, porque nas consolas já se sabe. Até tens um exclusivo da Xbox One que vem com Mantle: o Ryse .
     
  12. nuno_p

    nuno_p 1st Folding then Sex

    Pensava que apesar do dx12 ser "low level" não tivesse "mantle", sendo assim a amd está de parabéns. :)
     
  13. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    Repara que isso já é feito actualmente com extensões proprietárias no OGL ;) Em muitos casos essas extensões passam depois para o standard seguinte.

    Novamente, o mantle enquanto API mainstream vai deixar de fazer muito sentido quando o DX12 e o novo OGL estiverem cá fora mas em nada lhe retira o valor de API que "mostrou o caminho a seguir".
     
  14. chauffage

    chauffage Power Member

    Mas tu também tens extensões proprietárias no DirectX, como a NVAPI - mas o nível de abstracção é sempre elevado pela natureza das APIs, continuam a ser APIs genéricas.

    O Mantle vai continuar a ser a API para a arquitectura GCN. O que estás a ver é a primeira iteração do Mantle, certamente que não vai ficar por aqui. Aliás já está planeado outra release para acompanhar o DX12 (pelo que percebi, vem pelo menos com as features do DX12).

    Não é por nada que a AMD só vai dar support ao Mantle e DirectX12 a partir da série 7***, ou seja, só GCN. A NVIDIA vai dar support desde as 4** salvo erro - o mais certo é ser hardware feature directx 11.1. Começas a ver uma distinção entre a posição de cada IHV em relação às APIs.

    A meu ver já não é uma questão de ter valor por ser a "api que mostrou o caminho a seguir", mas sim por ser a "api que mostra o caminho", como quem diz, vai à frente a bater caminho e quem vier atrás feche a porta. Era ridículo o esforço para ganhar esta força e suporte, para simplesmente matar a API só porque a sua primeira iteração teve sucesso e acabou por ser adoptada por outras APIs.

    Isso era ser o Cristo das APIs. Morreu pelos pecados do desleixe das outras APIs lol. Há uma barreira fina entre a humildade e a estupidez - se teve penetração de mercado nas outras APIs e nos game developers, agora é alavancar isso para beneficio deles!

    Hardware/Software features que ganhem tracção e que tenham relevância no Mantle 2.0, 3.0, são apanhadas pelas outras APIs. Deixa ver se na série R* 3** não vens já com features de hardware novas, alguma exclusiva para o Mantle :)

    Pelo menos para mim é o que faz sentido.
     
  15. Gaugamela

    Gaugamela Power Member

    O objectivo da AMD sempre foi tornar o Mantle um standard. Já tinham afirmado que iam abrir o API quando estivesse pronto. Logo oferecer acesso ao Mantle aos membros do Kronos Group faz perfeito sentido. O Mantle será a base do próximo do OpenGL. Isso dá-lhes uma enorme vantagem.
     
  16. chauffage

    chauffage Power Member

    Só não sei até que ponto o músculo financeiro da NVIDIA se estende ao grupo Khronos e vá pesar na decisão. Um cheque churudo pesa muito. É sabido que o OpenGL favorece a NVIDIA, e a NVIDIA trabalhou nesse sentido ao ponto de ter algum controlo sobre as releases OpenGL (é o que se diz por aí).

    O que é facto é que não tem levado o OpenGL a lado nenhum. Pode ser que se tenham fartado disso e que queiram dar mais relevância à API.
     
  17. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    Não sei onde li, mas vi uma notícia que a Microsoft se juntou à festa, não sei quantos anos depois de ter influencia no OpenGL. Também li que seria mais por causa do WebGL.

    O OpenGL tem frequentes actualizações. Não vejo este novo OpenGL como uma resposta às outras, é mais o decorrer de um ciclo normal.

    Venha ele.
     
  18. chauffage

    chauffage Power Member

  19. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    Khronos Publishes Its Slides About OpenGL-Next

    Finally! Isto já era pedido há muito tempo! No fundo vão começar tudo do 0.

    Também é a única forma que faz sentido dado o avanço tremendo dos GPUs móveis que são já praticamente equivalentes aos de Desktop.

    Close to metal - mantle.

    Finalmente! Até hoje não havia um compilador de GLSL ou IR de referência! Assim finalmente vai ser mais fácil o processo de portar shaders de HLSL para GLSL e vice versa.

    Ou seja, o mecanismo de tile da Imation (powervr) vai ser suportado nativamente.

    Nada de novo...

    Isto sim é uma das maiores revoluções da khronos! Até hoje as novas extensões eram propostas pelos participantes e depois avaliadas e aprovadas por comité. Agora vão passar a adoptar uma postura como a microsoft.
    A khronos, apesar de receber input dos participantes, é quem define a API! Todos os participantes são forçados a implementar a especificação final e não o contrário como se tem visto até agora.
     
  20. Luka_

    Luka_ Power Member

    Quantos anos até vermos resultados no dia-a-dia? 2, 3?
     

Partilhar esta Página