Gráfica Next-Gen OpenGL - Vulkan

Não suporta nVidia :(

Mas é exactamente do que ando à procura :) Posso ter a minha maquina a correr Linux e para os jogos que só suportem windows ligo a VM.
 
Hmmm, então é possível dar basicamente acesso directo ao GPU para uma máquina virtual windows, e consegues ter o sistema Linux a correr uma máquina virtual windows na performance perfeita a jogar. Percebi bem?

EDIT: dayum, isto já permite umas coisas bem fixes. Começo a achar que pode ser uma boa possibilidade para mim :D
Sim. Basicamente os CPUs novos novos da intel voltaram a ativar certas extensões de virtualização nas gamas de consumidor.
Como têm um iGPU, se houver uma gráfica dedicada no sistema, pode-se entregar o acesso à gráfica dedicada à VM e a outra fica para o host.
O mesmo para os APU's da AMD pelo que entendi.
Eu ainda não experimentei, nem sinto necessidade, mas é bom para tirar a limitação do "não há o software X". Para quem não se importar de soltar os 500Mb de overhead de ter um segundo SO a correr, fica-se com o melhor de ambos os mundos.

Não suporta nVidia :(

Mas é exactamente do que ando à procura :) Posso ter a minha maquina a correr Linux e para os jogos que só suportem windows ligo a VM.
Sauce? Não ouvi essa parte.
Pretty much isso.

Como disse, espero que a portabilidade do Vulkan reduza essa solução a um mínimo.
Isso só será solução se o Vulkan tiver a mesma adoção que o OpenGL teve no Windows (quase ignorado).
 
No how to o gajo explica que as NVIDIA crasham quando são usadas no guest OS. E o problema sao drivers e a NVIDIA sabe do problema, mas não corrige.
 
Obrigado pela info :)

Nun futuro próximo vou testar isto para ver como se porta a nível de performance.
Eu esperaria que amadurecesse um pouco. Pelo menos deixar que os patches sejam ativos por default, ou hajam repositórios com tudo compiladinho e pronto a usar. Por fim um toque numa UI como o virt-manager para fazer o processo sem dor de cabeça.
A tecnologia já é estável que pelo que entendi aos anos que isto é usado no mercado empresarial, mas ter dor de cabeça para pôr uma só máquina? Certamente alguém fará um wrapper todo pipi para a coisa ficar simples.

On Topic:
http://news.softpedia.com/news/valv...-to-ever-build-a-directx-12-game-492612.shtml
Vulkan is a new API from the Khronos Group, the same developers who are also working on OpenGL. Their efforts are now supported by Valve as well, and they are saying that developers won't ever need to make a DirectX 12 game.
 
Learn more about the Vulkan API from these five webinars

1) One API for all platforms
Event page | YouTube page | Blog article

2) High efficiency on mobile
Event page | YouTube page | Blog article

3) Scaling to multiple threads
Event page | YouTube page | Blog article

4) Explicit operation and consistent frame times
Event page | YouTube page | Blog article

5) Architecture positive: how the Vulkan API works for PowerVR GPUs
Event page | YouTube page | Blog article

http://blog.imgtec.com/powervr/5-new-webinars-on-the-vulkan-api
 
Finalmente aqui está!

Vulkan 1.0 Released: What You Need To Know About This Cross-Platform, High-Performance Graphics API

EDIT:

Para variar a AMD sempre tarde para a festa nos drivers:

Vulkan Linux Drivers
The conformant drivers as of writing this article are: Imagination Technologies on Linux, Intel on Linux, NVIDIA on Android / Linux / Windows, and Qualcomm for Android 6.0. Yep, no mention at all of AMD, which was quite the jaw-dropper when I was sent over this material last week...

(...)

On the NVIDIA side, it's great to see both Android and Linux support at-launch and their Windows support goes from Windows 10 back to Windows 7. NVIDIA is supporting Vulkan on the GeForce 400 "Fermi" graphics processors and newer. The NVIDIA Vulkan driver going out today is considered beta. Pretty much the best Vulkan support going out today is from NVIDIA.

On the AMD side, the Vulkan Linux driver is initially closed-source as expected and likely will not even be released today for penguin gamers. That's because unfortunately the Vulkan Linux driver quality is not up to the same level as AMD's Vulkan Windows driver. The Windows-only driver release is considered "alpha/beta-ish" while the Linux driver is "not quite ready for prime-time." AMD is looking to begin pushing the Linux version when their Windows version comes out of beta in the regular release cycle. In regards to when the AMD Vulkan code might be opened, I heard, "opening the full stack is still a ways off, but it's certainly something we're hoping to do."

With regard to the AMD Vulkan Linux driver, also keep in mind that it's only going to work with the AMDGPU DRM driver. For the hardware supported by default currently with the AMDGPU DRM driver is the Tonga, Fiji, Iceland, Carrizo, and Fury graphics cards along with all future models. Basically, GCN 1.2 and newer. There does remain though the experimental AMDGPU GCN 1.1 support if building your kernel that way, but no support at present in the DRM kernel driver for GCN 1.0 or earlier.
 
Oh snap. Eu já com os links e texto no clipboard prontinho para vir colar as boas novas mas houve quem se tivesse adiantado.
Finally, vamos agora ver como se safa vs DirectX 12.
Se tiver melhor performance que DX12 e for cross platform só não pega se tiver mão de terceiros (MS) uma vez que mesmo conteúdos DX12 são poucos e ambas as APIs suportam +- o mesmo HW.

BTW, certamente que vai haver pessoal a mandar bitaites quando saírem os primeiros benchmarks:
From one of the game developers at a major studio taking an early stake in Vulkan I was forewarned not to expect any performance miracles out of Vulkan titles at this point. The straightforward explanation is that while the Vulkan API offers a lot of performance possibilities and greater optimizations, the current games/engines are still tuned for DirectX 11 / OpenGL with just calling into the Vulkan functions.
 
Para variar a AMD sempre tarde para a festa nos drivers:

http://support.amd.com/en-us/kb-articles/Pages/Radeon-Vulkan-Beta.aspx

Só Windows por enquanto* mas ainda não é uma implementação total da especificação v1.0.

Mas sim, a Nvidia está bem mais preparada, até disponibilizam um C++ wrapper.

* Please note that this initial Windows driver is not packaged with DirectX® driver components, so it is not a suitable replacement for your everyday graphics driver.
 
Última edição:
A AMD pelos vistos têm apenas suporte à versão 1.0.2.x último SDK enquanto que o Vulkan 1.0 é a versão 1.0.3.1, devem vir incluidas na próxima relase do Crimson, no Linux aparentemente o problema é que o driver já suporta as Polaris, pelo que o Bridgman diz que vão ter que editar o mesmo antes de o lançarem para não "revelar" as especifições das ditas...

6tmdew.jpg

http://semiaccurate.com/forums/showthread.php?t=9065&page=2

entretanto com drivers beta e presumo que sem optimizações também do motor de jogo

2ztdlxs.jpg

http://www.computerbase.de/2016-02/vulkan-erste-benchmarks-der-neuen-api-in-talos-principle/

a Anandtech também tem um artigo em que curiosamente nalguns casos se nota uma regressão face ao openGL
http://anandtech.com/show/10047/quick-look-vulkan-performance-on-the-talos-principle
 
No meu caso tenho um video a fazer upload do Talos Principle Benchmark no meu sistema do vulkan vs ogl vs dx.

O DX11 ganha, o vulkan fica a seguir o OGL tem menos 11fps que o vulkan, porém o OGL está horrivel, é stuttering por todo o lado.

Seja como for, os tipos da croteam deixaram bem claro que a versão Vulkan deles está work in progress e que por agora é so para mostrar que trabalha e que ainda mal otimizaram.
 
Fiz um teste no demo dos peixes da Nvidia, parece-me que o demo vem com vsync hardcoded :(

Vale o que vale, mas o demo distribui a carga igualmente pelos cores todos.

Em um i7 6700k

Metendo o CPU afinity a apenas um core: 20%-25% de atividade nesse core.
Todos os cores: 3-5% em todos os cores.
 
Acho piada ainda ninguém ter comentado a jogada pela calada da nVIDIA não só o suporte DX12 desapareceu misteriosamente para as Fermi como de repente até o o Vulkan também. Porque é que ninguém faz alarido sobre isto?
 
Acho piada ainda ninguém ter comentado a jogada pela calada da nVIDIA não só o suporte DX12 desapareceu misteriosamente para as Fermi como de repente até o o Vulkan também. Porque é que ninguém faz alarido sobre isto?

Talvez porque são gráficas de 2011/12, tal como as hd5xxx/6xxx que também já não têm o mesmo suporte que as mais recentes GCN...?
 
Mas o problema aqui é que o suporte foi prometido desde há muito tempo e só agora de repente as fermi desapareceram de toda a informação lançada pela nVIDIA :P
 
Back
Topo