Gráfica Next-Gen OpenGL - Vulkan

Quem pode pode.
/in
O phoronix também fez uma comparação do talos 32 vs 64 bits, julgo que em vulkan, e ganha-se um bom bocado por jogar em 64bits. Para variar acho que o fato dos jogos estarem locked a 32 bits muitas das vezes tem a ver com o legacy do Windows.
Não entendo o porquê de insisterem nos 32bits, há alguma limitação no Windows que desconheça fora os softwares para HW da idade da pedra?
 
Usarem motores gráficos antigos?
Compiladores do tempo da pedra?
O Altium por ser feito em Borland/Delphi até ao 14.x ou 15(ano passado basicamente) é que passou a ser 64 bits, e é um programa que custa 8-12 mil € mais subscrição de 2-5 mil € caso queiras updates..
 
Quem pode pode.
/in
O phoronix também fez uma comparação do talos 32 vs 64 bits, julgo que em vulkan, e ganha-se um bom bocado por jogar em 64bits. Para variar acho que o fato dos jogos estarem locked a 32 bits muitas das vezes tem a ver com o legacy do Windows.
Não entendo o porquê de insisterem nos 32bits, há alguma limitação no Windows que desconheça fora os softwares para HW da idade da pedra?

O Vulkan no talos não está suportado na versão de 32 bits foi dito no steam forum pelos devs, daí a diferença de performance.

Corri o benchmark do talos no meu PC estes foram os resultados:
DX: 78FPS
Vulkan Beta: 66FPS
OGL: 55FPS
 
vê no meu perfil

Já agora as settings podem ser vistas aqui:
(não queria partilhar isto, está mau demais):


EDIT: Problema de estabilização já está resolvido
 
Última edição:
Só para confirmar se era mesmo esse hw. Podia ser uma build antiga... se bem que, com o Windows 10 não podia ser muito velha :p
Nem está muito mau o video. Sim, nota-se claramente que o fundo fica quieto e o personagem legendas e moldura estão a ter um ataque, mas dá para se ter uma ideia.

Eu tenho o Talos na Steam(ideia brilhante de suportar indie games, deu frutos), uma 660 e uma 960M, ver se daqui a um dia ou dois meto a beta driver da Nvidia e vejo como andam os numeros a comparar com OpenGL. O OpenGL nunca foi muito brilhante em Windows, mas também não estou em Windows por isso vamos ver como fica com uma comparação mais equilibrada de OpenGL para o sucessor.

De qualquer forma o phoronix fará certamente uma daquelas xxWay benchmark por isso é uma questão de esperar.

Tou mortinho para ver como se safa a AMD assim que o AMDGPU receber o suporte a Vulkan. No Windows nem parece estar em má forma, foi mais o pessoal a falar mal por falar do que própriamente falha da AMD.
 
nao sei se vão receber, a phonorix pelo menos deu a entender que as gallium não faz sentido, possivelmente temos de voltar todos às closed source.

Mas pelo dá para ver no windows o opengl ainda ganha 10fps pelo menos.

Quanto às letras a terem espaços, já mandei retirar, mas os tipos demoram horas -.-, recebi logo 2 dislikes por causa dessa brincadeira, mas isso já é tipico do youtube, o pessoal pensa que todos tem placas de captura, não há software para gravar vulkan, tive de seguir com o que tinha à mão XD

EDIT: Problema de estabilização do video resolvido.
 
Última edição:
nao sei se vão receber, a phonorix pelo menos deu a entender que as gallium não faz sentido, possivelmente temos de voltar todos às closed source.
Não vale a pensa utilizar o gallium porque é mais high level que o vulkan. Da mesma forma que não compensa utilizar uma VM para correr C.
Já foi dito que a AMDGPU é que vai receber o tratamento VIP, primeiro com um blob e depois opensource.
recebi logo 2 dislikes por causa dessa brincadeira, mas isso já é tipico do youtube
E quem se rala com o que o youtube pensa? Sim, ás vezes dá mesmo a vontade de encontrar os a**h*les e espetar-lhes um garfo nas vistas.
Há quem faça contas só para dar dislikes por isso nada admira.
 
Última edição:
estou curioso de ver o quão bom é o cross platform de Vulkan
Depende da capacidade da nVidia não despejar extensões proprietárias e dos outros fabricantes de drivers se despacharem a disponibilizar drivers para todos os OS's (I mean, obviamente que não faz sentido a Imagination disponibilizar drivers para Windows, dentro do senso comum)

Isso e do impacto na bateria,que me parece o mais importante num telemóvel.
Se bem implementado, menos overhead e melhor distribuição da carga vai sempre significar melhor performance e menos consumo de bateria.

A bateria vai duplicar? Vai-se ficar com mais 10 minutos? Isso é esperar para ver, gostava de saber ;)
 
Ressuscitar isto

Vulkan 1.2.162 Released With Ray-Tracing Support Promoted

The Vulkan ray-tracing support is now deemed final and out of the provisional guard. This includes the finalized versions of VK_KHR_acceleration_structure, VK_KHR_ray_tracing_pipeline, VK_KHR_ray_query, VK_KHR_pipeline_library, and VK_KHR_deferred_host_operations.

The Vulkan ray-tracing specification now has the support of AMD, Arm, EA, Epic Games, Facebook, Imagination, Intel, NVIDIA, Qualcomm, Samsung, Unity, Valve, and other stakeholders.

image.php


image.php

https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Vulkan-Ray-Tracing-Promoted

Show Me the Specs!
The overall functionality provided by the set of Vulkan Ray Tracing extensions is unchanged since their provisional versions. The final set of extensions released today is:

https://www.khronos.org/blog/vulkan-ray-tracing-final-specification-release

A Nvidia já lançou umas drivers Beta para suportar esta versão do Vulkan com Ray Tracing.
 
Back
Topo