Cooling Nexus lança cooler FLC-3000 para socket LGA-1366

reiszink

Colaborador
Staff
Aos poucos, os coolers para os novos Core i7 começam a aparecer, este é um dos primeiros.

A Nexus apresentou hoje ao mercado aquele que parece ser o primeiro dissipador do mercado com suporte a Intel Socket LGA 1366.

Esse será o socket utilizado pelos novos processadores Intel Core i7, agendados para os últimos 3 meses do corrente ano.

Fabricado em puro cobre, o Nexus FLC-3000 faz uso uso de um design pouco usual, medindo 128 (L) x 105 (W) x 119 (H) mm.

Ele pesa 450 gramas, tem uma base de aluminio e quatro heatpipes de 6mm em cobre, com uma inclinação de 30 graus.

A superficie de contacto é arrefecida por uma ventoinha de 90mm com rotação variável de 900 a 2500 RPM, que produz um ruído na ordem dos 15 dB(A) a 24 dB(A) dependendo da velocidade.

A ventoinha está igualmente equipada com dois leds laranjas. Em adição, o Nexus FLC-3000 é compatível também com sockets Intel LGA 775 e AMD AM2/AM2+.







http://www.newticias.com/noticias-a...or-flc-3000-para-socket-lga-1366,3938.php?a=0
 
quase todos os coolers actuais serão compativeis. É só vir retenções para tal.

Dizem que não convém usar adaptadores, porque a area de contacto do Heat Spreader do processador com o cooler, vai ter dimensões diferentes dos Core 2 de agora.

Resta esperar para ver.

It wouldn't be wise improvising an adapter to make it work either, since the heatsink's contact area with the IHS will be reduced. For the LGA 775 it is 28.5 sq. mm while it's 32.0 x 35.0 mm (yes, it's rectangular).
 
Última edição:
Dizem que não convém usar adaptadores, porque a area de contacto do Heat Spreader do processador com o cooler, vai ter dimensões diferentes dos Core 2 de agora.

Resta esperar para ver.

os coolers tem base maiores que dos cpus.

do resto, who care? não é o IHS que gera calor, mas o core que está logo embaixo, que é bem menor e está no centro.
 
Espero é que a vapochill ou a prometeia não demorem a lançar novas retenções e já agora que se comecem a ver evaps custum made se necessário.
Ainda não sa sae nada de coldbug, mas estou com um feeling que o controlador de memória nos vai trazer para temps mais altas... Era simpático voltar ao tempo em que uma prommy dava para fazer benchs de topo.
Agora esta mania de meterem leds em tudo o que é fan é que não entendo mesmo...
 
Não gera mas serve de condutor com maior área que beneficia a condução de calor :P Por alguma coisa ele existe e tem o nome que tem :002:

não.

o IHS está para evitar destruir o core e melhorar a retenção nestes sistemas com os pinos no socket.

cobrir o IHS inteiro ou ficar 90% coberto vai dar no mesmo
 
Tem um design bonito :D agora tudo depende do qualidade/preço, pois se a nivel de arrefecimento for bom (faltam reviews) só falta ter um bom preço :004:
 
o IHS está para evitar destruir o core e melhorar a retenção nestes sistemas com os pinos no socket.
Exactamente. Basta ver o que acontecia com os primeiros Athlon, que não tinham heatspreader: de vez em quando avariavam porque lascavam nos cantos devido à pressão dos coolers...

A mesma coisa com os P3 (embora não tenha visto notícias de tal coisa, por acaso). A falta de heatspreader causa-me calafrios de cada vez que tenho de ajustar o cooler, que precisa de uma força impressionante para prender o segundo ponto de apoio...

cobrir o IHS inteiro ou ficar 90% coberto vai dar no mesmo
Pode haver uma diferença, mas será apenas marginal... O grosso da transferência de energia faz-se pelo ponto de contacto entre o núcleo e o IHS (basta olhar para o fundo de um cooler stock da Intel... a parte de cobre não cobre o IHS completo...). É física elementar, o caminho mais curto geralmente é o que é seguido pelo calor, e só se o ponto de contacto não "der vazão" ao calor produzido pelo core é que o resto do IHS começa a aquecer e a transferir calor para o cooler acima. Se o calor produzido for tanto que seja necessária uma cobertura de 100% do IHS para manter o CPU a temperaturas aceitáveis, há problemas bem maiores para resolver... :P

Em termos de transferência de calor até era preferivel não ter o IHS do que ele estar lá.
Muito verdade. Quanto mais camadas, mais dificuldades o calor tem para se deslocar, por causa das diferenças na condutividade térmica.

Além disso, há IHSs que não tocam sequer no core, ou que são côncavos, e que diminuem imenso a capacidade de tranferência de calor... Há pessoal que só por alisar o IHS (retiram camadas até ficar só a placa de cobre, e fazem com que o IHS deixe de ficar -tão- côncavo) ganha reduções de até 10º nas temperaturas em load. Acontece a mesma coisa aos aventureiros que retiram o IHS por completo.

Quanto ao cooler propriamente dito, é invulgar. Não digo que seja feio, mas causa-me alguma estranheza. Ainda assim, o que importa são os resultados.

A não ser que os engenheiros da Nexus tenham descoberto a pólvora e chegado à conclusão de que um cooler com aquela inclinação é mais eficiente do que os de torre, não estou a ver os Ninja (e sucessores) e os Ultra-120 a terem concorrente à altura... A ver vamos.

Cumps.

Miguel
 
Back
Topo