NFC em Portugal

Isto em Portugal ainda vai demorar a ter adopção e aceitação, tendo em conta que ainda há umas semanas estava numa grande superfície e para ver informações sobre algo que estava interessado fiz scan ao código de barras com o telemóvel para encontrar o modelo exacto. Veio um segurança avisar-me que não podia tirar fotografias...
 
Como tem esta tecnologia evoluído em Portugal? Quem a usa e para quê?
No meu caso, tenho um smartphone com Windows Phone e suporta NFC. Mas não sei bem que utilidade lhe possa dar diariamente... Comprei uma tag para encostar e associar a alguma ação, mas queria começar a utilizar com mais frequência.
 
Nas empresas usa-se, por exemplo a Nespresso aquilo é uma tag NFC que dão aos clientes.

Pessoalmente, gostava de fazer algo com NFC, alguém me dá umas luzes como se programa, as potencialidades?
 
Última edição:
Continuo interessado em explorar esta tecnologia para um jogo de orientação (geocaching) mas não sei como me seria viável fazê-lo.

Vamos supor, em campo aberto, colocava três pontos em que indicava a distância para a coordenada final? Isso obrigaria a três dispositivos GPS em simultâneo o que não seria mau de todo se for para estimular o trabalho de grupo.

Eu queria era algo tipo beacons, em que conforme se aproximasse os "bip" se tornavam mais intensos e interruptos

Ex:
Longa distância - bip ...... bip
Curta distância biiiiiiip biiiiiiip

Alguém sabe de coisas assim?
Em Aveiro graças à Universidade há muita invenção assim, se alguém quiser participar em ideias tecnológicas, mesmo não sendo jogador estou 100% ideias.
 
O NFC não tem alcance para o que pretendes

Não era em NFC neste caso. A minha questão é o funcionamento dos beacons bluetooth, pelo que percebo enviam texto sempre que detectam um dispositivo próximo.

Mas tenho um grande desconhecimento ds tecnologia e contava com ajuda para implementar uma brincadeirinha com isso, apesar do problema que seria de muita gente não ser geek e aparenta que a tecnologia não é muito user-friendy (há muito jogadores já com idades muito avançadas :p
 
Alguém sabe se um telemóvel Xiaomi com NFc é compatível com os sistemas portugueses?

Por acaso tenho Mi Mix 2S que comecei a usar no inicio deste ano e há uns dias tentei pagar com o NFC numa caixa do Pingo Doce e não deu... Fiquei sem perceber o porquê mas era uma compra de valor inferior a 20€, tinha os dados móveis ligados e utilizei a aplicação MBWay a qual tem as permissões activas.
 
Por acaso tenho Mi Mix 2S que comecei a usar no inicio deste ano e há uns dias tentei pagar com o NFC numa caixa do Pingo Doce e não deu... Fiquei sem perceber o porquê mas era uma compra de valor inferior a 20€, tinha os dados móveis ligados e utilizei a aplicação MBWay a qual tem as permissões activas.
A caixa ainda não suporta nfc via telemóvel

Mais curioso é que já me aconteceu o mesmo, e nos movimentos estava lá o débito e crédito fo valor, apesar do erro a indicar que o terminal de pagamento não suporta, ou seja é software apenas
 
Back
Topo