nForce 500: nForce4 on Steroids?

Zarolho

Power Member
While the performance of the nForce 500 board was very good and stability was excellent at all times, we kept looking for the "wow" factor. With such a tantalizing list of new nForce 500 features, surely something was going to show up and put the smack down on the nForce4, nothing did. NVIDIA has certainly thrown the kitchen sink at us with this release; but it's mostly just a new sink. The plumbing is still the same and so is everything else, and we were really hoping for a new kitchen.

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2764&p=1
 
Zarolho disse:
While the performance of the nForce 500 board was very good and stability was excellent at all times, we kept looking for the "wow" factor. With such a tantalizing list of new nForce 500 features, surely something was going to show up and put the smack down on the nForce4, nothing did. NVIDIA has certainly thrown the kitchen sink at us with this release; but it's mostly just a new sink. The plumbing is still the same and so is everything else, and we were really hoping for a new kitchen.

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2764&p=1


A performance tem de vir da AMD.
A ATI e a Via nem se deram ao trabalho de mudar o nome do chipset, quanto mais adicionar novas features.

Como o artigo diz e bem, com o controlador de memória embutido na CPU da AMD, um chipset dessa plataforma não se distingue tanto pela performance em relação à concorrência, mas sim pelas features adicionais auxiliares.

Já na Intel o controlador de memória na Northbridge aínda pode ser a diferença entre um excelente produto e um desastre comercial.
 
Última edição:
blastarr disse:
Que mais querias ?
A performance tem de vir da AMD.
A ATI e a Via nem se deram ao trabalho de mudar o nome do chipset, quanto mais adicionar novas features.

Como o artigo diz e bem, com o controlador de memória embutido na CPU da AMD, um chipset dessa plataforma não se distingue tanto pela performance em relação à concorrência, mas sim pelas features adicionais auxiliares.

Já na Intel o controlador de memória na Northbridge aínda pode ser a diferença entre um excelente produto e um desastre comercial.
Eu quero?!...Eu não quero nada, simplesmente limitei-me a publicar aqui o artigo e como sempre, faço copy/paste do "Conclusion" ou "Final Words" neste caso, como é extenso fiz somente ao ultimo paragrafo.

Deixa-te disso, Blastarr...Deve ser da hora!:zzz:
 
SteelBoy19 disse:
Os slots pci ainda são partilhados (IRQ) como no nForce4?

Assumo que estás a falar da possibilidade eventual de conflitos de IRQ's, mas isso não tem sido um problema com versões recentes do Windows...:S
Qualquer chipset usa partilha de IRQ's nos slot's PCI, é assim porque a largura de banda é partilhada entre eles, não é autónoma slot a slot, como no PCI-Express.

Normalmente, ou o SO atribui automaticamente os IRQ's, que são partilhados pelos dispositivos de hardware, ou existe a possibilidade de atribuir manualmente um outro IRQ em certos casos.
 
Hum, n é bem isso... é que na comunidade da produção áudio o nforce3 continua a arrebatar as preferência pk ao que parece o nforce4 não tem uma performance tão boa relativamente ao pci (aliás, um bom exemplo conhecido por aki são os inúmeros relatos de problemas com x-fi's e nforce4, apesar da x-fi não ser orientada para uso profissional, é uma placa de som e sofre os mesmos efeitos). Só estou curioso em saber como será este nforce5. Mas desconfio que só vou saber daki a uns tempos, já que o pple aki ker é mais saber de sli's e afins... :D
 
SteelBoy19 disse:
Hum, n é bem isso... é que na comunidade da produção áudio o nforce3 continua a arrebatar as preferência pk ao que parece o nforce4 não tem uma performance tão boa relativamente ao pci (aliás, um bom exemplo conhecido por aki são os inúmeros relatos de problemas com x-fi's e nforce4, apesar da x-fi não ser orientada para uso profissional, é uma placa de som e sofre os mesmos efeitos). Só estou curioso em saber como será este nforce5. Mas desconfio que só vou saber daki a uns tempos, já que o pple aki ker é mais saber de sli's e afins... :D

Só ouvi falar de problemas com a X-Fi, mas a Creative já está habituada a tê-los, pois raramente respeita a spec do bus e depois...
Procura por "VIA 82693/694 Southbridge" e placas Soundblaster.
A mesma coisa.

Pela minha parte, tenho duas NF4, uma com SB Live 5.1 e outra com SB Audigy 2 ZS e nunca me deram problemas.

Já a mesmíssima placa Live 5.1 num velho chipset VIA KT266a deu problemas de corrupção de dados, sempre que tinha uma placa de rede instalada noutro slot PCI.


O moderador do fórum da Creative diz que o problema da X-Fi não tem nada a ver com os IRQ's:
http://forums.creative.com/creativelabs/board/message?board.id=profaudio&message.id=931
 
Última edição:
blastarr disse:
A performance tem de vir da AMD.
A ATI e a Via nem se deram ao trabalho de mudar o nome do chipset, quanto mais adicionar novas features.

A ATI introduziu a nova southbrige SB600 com o socket M2.
Boa Northbrige ja tinha, por isso nao foi necessario.
 
blastarr disse:
Só ouvi falar de problemas com a X-Fi, mas a Creative já está habituada a tê-los, pois raramente respeita a spec do bus e depois...
Procura por "VIA 82693/694 Southbridge" e placas Soundblaster.
A mesma coisa.

Pela minha parte, tenho duas NF4, uma com SB Live 5.1 e outra com SB Audigy 2 ZS e nunca me deram problemas.

Já a mesmíssima placa Live 5.1 num velho chipset VIA KT266a deu problemas de corrupção de dados, sempre que tinha uma placa de rede instalada noutro slot PCI.


O moderador do fórum da Creative diz que o problema da X-Fi não tem nada a ver com os IRQ's:
http://forums.creative.com/creativelabs/board/message?board.id=profaudio&message.id=931

O moderador diz isso... o facto é que centenas de pessoas nos fóruns de música que frequento se queixam (aliás, vê o último post dessa thread) e já várias pessoas disseram que no nforce4 os slots pci usam IRQ's partilhados... Eu n sei... fui po nforce3 (E por acaso já cá experimentei uma X-Fi com os primeiros drivers e não tive problemas absolutamente nenhuns, funcionou como um relógio)... :007:
 
Última edição:
SteelBoy19 disse:
O moderador diz isso... o facto é que centenas de pessoas nos fóruns de música que frequento se queixam (aliás, vê o último post dessa thread) e já várias pessoas disseram que no nforce4 os slots pci usam IRQ's partilhados... Eu n sei... fui po nforce3 (E por acaso já cá experimentei uma X-Fi com os primeiros drivers e não tive problemas absolutamente nenhuns, funcionou como um relógio)... :007:

Se procurares bem no fórum da Creative encontras relatos de pessoal que não tem os IRQs partilhados e continua com o problema...
 
Última edição:
O que eu percebi é que mesmo com o APIC poderia haver partilha de IRQ's, apesar de aparecerem 24 IRQ's, haveria sempre partilha ao nível da bios. Corrijam-me se estiver enganado. Os 24 IRQ's são "reais", por assim dizer?
 
blastarr disse:
Uma southbridge que não suporta RAID 5, nem Ethernet (sem chips externos).
Say no more...:)

1524_large_SB-600-System_Chart.jpg
 
Não vejo aí Ethernet...

Como termo de comparação, uma NF590/570 SLI suporta Duplo RAID 5 e duplo Gigabit Ethernet sem ser preciso chip externo em nenhum dos casos.
 
Deve ser o LPC bus para o Super IO, etc... Logo inclui ai portas PS2, ethernet, paralela, etc...

Duplo Raid 5 e Duplo ethernet é para meninos ricos e casos muitos específicos blastarr... Eu pelo menos não tenciono espetar no meu PC 2 quad's de discos identicos e montar uma rede xpto que precise de 2 portas ethernet no meu PC... Só se me sair o €uromilhões :D Ai seria 4 raptor's de 150 gb + 4 Seagates de 750 e uma ligação a net de fibra optica a 1000 mbps em cada sentido (ai uso uma placa de rede para IN e a outra para OUT :D :D :D)
 
Última edição:
32

Na minha opinião... a luta agora vai-se disputar no campo do southbridge !!

Com o chip norte agora capado das funções da memória.. pouco espaço sobra para mudanças..

agora o chip sul é que tem muito onde melhorar, modificar e vai fazer uma board apelativa ou não..

dependendo do audio que disponibilizar, os sata-raid, redes, etc...firewalls..

aqui é que os fabricantes se devem concentrar e acho que foi mesmo por isso que a Nvidia compriou a Uli..elesw tinham um southbrridge muita bom..
 
destr0yer disse:
Deve ser o LPC bus para o Super IO, etc... Logo inclui ai portas PS2, ethernet, paralela, etc...

Duplo Raid 5 e Duplo ethernet é para meninos ricos e casos muitos específicos blastarr... Eu pelo menos não tenciono espetar no meu PC 2 quad's de discos identicos e montar uma rede xpto que precise de 2 portas ethernet no meu PC... Só se me sair o €uromilhões :D Ai seria 4 raptor's de 150 gb + 4 Seagates de 750 e uma ligação a net de fibra optica a 1000 mbps em cada sentido (ai uso uma placa de rede para IN e a outra para OUT :D :D :D)

Aínda bem que falaste dos Raptor's.

É que o controlador RAID da NF590 SLI também tem perfis de performance para modelos específicos de discos rígidos.
O primeiro a ser suportado é precisamente o WD Raptor de 150GB...


Em relação a ser para meninos ricos, muito pelo contrário.

Ao precisar de menos chips PHY externos de Ethernet, e de controladores SATA externos (como era comum nas mobos anteriores), o nº de componentes montados na motherboard é menor, logo, o preço final também desce.
 
Back
Topo