NGC [NGC] O Online da gc

tiagoTZ

Power Member
Eu tenho um amigo que comprou o fantasy star online para a gc e quer arranjar o adaptador para jogar online, só não sabe como. Podiam ajudar?
Hoje descobri que a gc ficou em segundo na última geração( 2º lugar no japão e europa e 3º na América). O jogo mais vendido foi o super smash bros melee. Afinal não foi mau de todo, entretanto, a nintendo confirmou que a produção de jogos gc chegou ao fim. Vendeu cerca de 23,85 mil unidades. Fonte: wikipédia
nintendo-sales.png
 
Os servers de Phantasy Star online foram abaixo este mês, dia 1 de Abril, e não é suposto voltarem. O ultimo mês foi de borla, mas só para quem já tinha conta, tinha de ter sido subscritor previamente.

A comunidade online do jogo já estava em decadência há uns anos, desde o lançamento de WoW e outros MMORPG's mais recentes.

A produção de jogos GC ainda não foi terminada, não vão é haver novos titulos first party, ainda há jogos GC a sair como o Radio Alergy que saiu este mês, há também reports que as vendas de software GC com a Wii ganharam novo folego, pelo que não faz sentido descontinuar a produção.
 
Segundo lugar na Europa? Não me parece, de acordo com o VGCharts, a Xbox vendeu 5,92 milhões na Europa e a GameCube 4,48. Embora seja verdade que a Xbox original praticamente desapareceu depois do lançamento da Xbox 360 e que durante 2006, houve provavelmente mais apoio à GameCube do que à Xbox. quanto ao Japão, é inquestionável que a GameCube ficou no segundo lugar por lá, a Xbox virtualmente não existia para aqueles lados.

EDIT: quanto ao jogo mais vendido, sim, foi mesmo o Super Smash Bros. Melee, com quase 7 milhões de cópias vendidas. Muito mérito para esse excelente título, embora eu ache que ele atingiu essa posição por o Super Mario Sunshine não ter sido tão bem recebido como o Super Mario 64.
 
Última edição:
Segundo lugar na Europa? Não me parece, de acordo com o VGCharts, a Xbox vendeu 5,92 milhões na Europa e a GameCube 4,48. Embora seja verdade que a Xbox original praticamente desapareceu depois do lançamento da Xbox 360 e que durante 2006, houve provavelmente mais apoio à GameCube do que à Xbox. quanto ao Japão, é inquestionável que a GameCube ficou no segundo lugar por lá, a Xbox virtualmente não existia para aqueles lados.
Sim, é literalmente um empate, a xbox vendeu marginalmente mais, 22 milhões de GC's para 24 milhões de Xbox's, até podemos atribuir esses 2 milhões a causas externas a jogos como leitor de DVD na consola, media center e homebrew que a Xbox teve e a GC nem por isso.
 
Não duvido que a diferença entre as duas tenha sido pequena, apenas duvido que na Europa a GameCube tenha vendido mais que a Xbox - marginalmente, eu sei, mas mesmo assim, os números que eu vi indicavam para uma vantagem da Xbox.

Isto dá que pensar...se não me engano, a Xbox teve um número maior de jogos lançados para ela. Pelo menos quantitativamente, teve maior apoio que a GameCube quando vendeu pouco mais que ela, porque terá sido? Por causa da Microsoft? Ou por se ter concentrado apenas nos EUA e Europa, o que lhe permitiu captar melhor o apoio dos estúdios e editoras ocidentais?
 
Não duvido que a diferença entre as duas tenha sido pequena, apenas duvido que na Europa a GameCube tenha vendido mais que a Xbox - marginalmente, eu sei, mas mesmo assim, os números que eu vi indicavam para uma vantagem da Xbox.

Isto dá que pensar...se não me engano, a Xbox teve um número maior de jogos lançados para ela. Pelo menos quantitativamente, teve maior apoio que a GameCube quando vendeu pouco mais que ela, porque terá sido? Por causa da Microsoft? Ou por se ter concentrado apenas nos EUA e Europa, o que lhe permitiu captar melhor o apoio dos estúdios e editoras ocidentais?
Acho que pode ser atribuído a três razões: o tipo de mercado, dado que a consola foi comprada em massa por fãs Nintendo, não garantia as vendas a jogos third party genéricos como os da EA, a falta de esforço ds third party's em fazer a versão GC realmente superior às builds PS2 (que devia ser uma obrigação), e o facto de a Microsoft por sua vez estar disposta a financiar e compensar a diferença monetária gasta em aperaltar os títulos Xbox graficamente, caso contrario ninguém o faria.

No meio disto tudo a userbase maior era a PS2 o que garantia vendas, e a Xbox ficou famosa por ter "melhores graficos" face às versões PS2 e GC por isso pessoas com várias consolas, ou a comprarem baseado nisso acabavam por preferir as versões Xbox. No meio disto ficou a GC, algo negligenciada.
 
...o tipo de mercado, dado que a consola foi comprada em massa por fãs Nintendo, não garantia as vendas a jogos third party genéricos como os da EA


Pois, isso já explica uma boa parte. Afinal, os jogos que venderam mais para a GameCube foram quase todos da Nintendo e estúdios associados - excepções só talvez os Resident Evil, Soul Calibur II e alguns da série Sonic. Eu também "contribuí", só tenho dois jogos para a GC que não são da Nintendo ou de estúdios que a ela pertencem.
 
Descobri também que o Rampage Total Destruction tb saíu para a gamecube.
Se calhar foi mesmo um engano do wikipédia, mas sempre pensei que a gamecube tivesse bastante sucesso no Japão , ainda assim foi ultrapassada pela ps2.
Curiosamente o interesse pela gc está a aumentar, tenho um amigo que a comprou recentemente e diz que está viciadíssimo( já lhe vendi uns joguinhos) e ele diz que acha que tá maluco pois tem uma xbox360 em casa e só pensa em jogar gc.
Joguei o soulcalibur2 na gc desse tal amigo e achei fantástico o ambiente, posso dizer que está superior á versão da xbox1 o que achei estranho pois sempre pensei que esta fosse tecnicamente superior ao cubo.
Agora fica a questão, qual a melhor consola em termos técnicos na geração transata?
 
Joguei o soulcalibur2 na gc desse tal amigo e achei fantástico o ambiente, posso dizer que está superior á versão da xbox1 o que achei estranho pois sempre pensei que esta fosse tecnicamente superior ao cubo.
Agora fica a questão, qual a melhor consola em termos técnicos na geração transata?
Nem te queiras meter por aí, arquitecturas diferentes não são comparáveis directamente.

Xbox não é "realmente" superior a GC, são fortes (e fracas) em situações diferentes, e para fazeres a mesma coisa vais idealmente fazê-la de maneiras diferentes se queres a melhor performance (ou queres manter certas features de todo), enquanto que a Xbox é compliant com DirectX e a nomenclatura Shader Model x.x a GC não o era e por isso terias de re-escrever os shaders, a GC também não tinha pixel e vertex shaders separados em vez disso tinha a TEV pipeline programável; não é mais difícil, simplesmente diferente. Mas as TEV pipelines (shaders da GC) ainda hoje estão rodeadas de NDA's e não abertas ao publico além do essencial, os da Xbox, shader model, esses são conhecidos de todos.

Até o bump map ideal para ambas as plataformas é feito de maneiras diferentes, sendo que "à moda da GC" é mais taxativo para a Xbox e "à moda da Xbox" é mais taxativo para a GC, a GC tinha vantagem em DOT3 salvo erro.

A Xbox por ser parecida com um PC mais pessoas à partida sabiam trabalhar com ela e usar essas features que na GC. Também middlewares como a Unreal Engine 2.x foram melhor portadas para a Xbox e negligenciadas para a GC.

Para seu mérito e nos seus exclusivos é a consola que mais poligonos puxou por segundo (não RAW, em condições reais) sendo que chegou a fazer 21 a 30 milhões de poligonos @ 60 frames enquanto que o máximo da Xbox foi 15 milhões de poligonos @ 30 frames.

A arquitectura era mais estável, menos propicia a slowdowns, fazia 8 light sources por hardware e 8 texture layer passes, Xbox fazia 4 light sources e 4 textures passes e podias usar o truque do poligono para fazer 8 passes mas isso sacrificava-te as contagens de poligonos.

A Xbox não fazia Z-buffers nem tinha framebuffer em hardware pelo que um espaço considerável da RAM era levado para isso e era a custo zero na GC, ainda assim a GC tinha limitações de RAM quando comparada com a Xbox, e não só isso também tinha limites de storage, sendo que a capacidade maxima de um mini-DVD é 1,5 GB o maximo que a Xbox levava era 8,5 GB (dual layer).

A palete de cores da Xbox era mais clara frequentemente dando um aspecto plástico ao que estava on-screen, tinha menos hit em fazer altas resoluções (que a GC nunca fez) e a aplicar Anti-aliasing.

São plataformas bem equiparadas portanto, portar um Halo 2 seria dificil sem um tone down de texturas porque não haveria espaço para pôr tantos bump maps nem em DVD nem em RAM com 24 MB de memória principal, mas um Metroid Prime na Xbox teria de ser capado de 60 frames para 30 frames e provavelmente levar com loadings algo severos em cima.
 
Última edição:
Obrigado pela resposta.:)
Eu perguntei porque tou sempre a ouvir que a ps2 é a mais fraca, e gostava de saber qual foi a melhor.
 
"Melhor" é muito relativo...

Tecnicamente, já sabemos que GameCube e Xbox são equivalentes. Em matéria de jogos, o caso adensa-se e torna-se completamente pessoal: o que preferes? Zelda, Super Smash Bros. Melee e Baten Kaitos? Halo, Ninja Gaiden e Project Gotham? Okami, Tekken 5 e Final Fantasy XII?

Como podes ver, o adjectivo "melhor" tem uma aplicação muito limitada, só pode ser usado em nome individual e por publicações sem profissionalismo :P
 
Eu prefiro: zelda, super smash bros e Baten Kaitos.:007:


A versão gc de soul calibur 2 foi a que mais vendeu no Reino Unido.
Vi isto numa revista portuguesa( nintendo magazine) de novembro de 2003, foi a única que vi em Portugal.
 
Última edição:
"Melhor" é muito relativo...

Tecnicamente, já sabemos que GameCube e Xbox são equivalentes. Em matéria de jogos, o caso adensa-se e torna-se completamente pessoal: o que preferes? Zelda, Super Smash Bros. Melee e Baten Kaitos? Halo, Ninja Gaiden e Project Gotham? Okami, Tekken 5 e Final Fantasy XII?

Como podes ver, o adjectivo "melhor" tem uma aplicação muito limitada, só pode ser usado em nome individual e por publicações sem profissionalismo :P

Acho que prefiro Tekken 5, Super Smash e Halo......acho que esta é a melhor combinação....lol:)....são jogos como estes que fazem as consolas...
 
Back
Topo