NHC - Notebook Hardware Control

Não podes generalizar isso assim com tão pouca infromação.
As baterias de Lítio por exemplo também não gostam de calor.
E quando compras um bateria se ela já estivesse "à venda" há algum tempo arriscaste a que ela já nem venha 100%
 
Certissimo... Calor é oposto de longevidade das baterias! Mas pelo que tenho "investigado", o pessoal que usa o meu método lixa-se, o pessoal que usa o método do meu amigo, tem taxas de wear-level bem baixas
 
De facto o teu caso é um bocado estranho mas também conheço muita malta com o método tou-me a lixar (que tirando a parte do calor corresponde mais ou menos ao que as Li-ion gostam) que teve baterias boas durante uns 3 anos (tipo eu)
 
thanks. ja digo se resulta ;)

edit:



nao aparece la muitas infos, esta bateria se calhar nao é suportada
 
Última edição:
SwimmerBoy disse:
timber, mas a bateria está boa. Não está é nem de perto nem de longe com os valores iniciais de carga. Apenas isso
Em relação a bateria boa estava a referir uma bateria que durou mais ou menos sempre o mesmo durante bastante tempo (os tais 3 anos).
De resto não posso compreender exactamente o que aconteceu à tua bateria. Só sei as recomendações genéricas para a química de iões de lítio
 
Vou só dizer um pouco daquilo que conheço por ter mexido em dezenas de baterias de portatil e pilhas individuais de lithium ion.

As baterias de Lition não viciam, estragam-se, vão perdendo a capacidade de receber carga ao longo do tempo. Afastar o mais possível este tipo de baterias do calor, por exemplo tira-la do portatil quando estiver ligado à corrente, não deixar no carro ao sol ...
Felizmente as baterias de lition têm uma protecção de descarga, quando chegam a um certo nível "desligam-se a elas prórpias". Cada bateria tem várias pilhas e uma pilha de lition não pode descer dos 3,6v se não nunca mais aceita carga. As baterias trazem uma protecção para evitar que as pilhas atingem uma tensão inferior a 3,6v . Já fiz algumas pilhas descer a baixo desta tensão e simplesmente não aceitam carga.
Quando uma bateria começa a perder perfomance é porque elas naturalmente perdem capacidade de receber carga e quando é uma perda grande de perfomance ou é porque está a trabalhar num ambiente muito quente ou uma pilha deixou de aceitar carga, pode acontecer e foi o que certamente aconteceu ao SwimmerBoy. São coisas que acontecem e que estão previstas acontecer, as pilhas de lition são consideradas "peças de desgaste rápido", por isso têm a garantia que têm. As únicas recomendações que dou para uma bateria de lition são: não as colocar em lugares quentes, se as quiserem guardar, não as guardem completamente carregadas, entre 30% a 40% da carga total, e ao fim de algum tempo ( 2 meses ) ver como é que está e se tiver baixa ( 10% ) voltar a carregar, utiliza-la um pouco e se se quiser guardar outra vez, fazer o que aconselho.
 
eu ultimamente tenho usado o NHC no modo dynamic switching, resumindo quando a utilizacao do cpu sobe um bocado ele muda automaticamente logo pra 1.6ghz em vez dos 600mhz normais.. estas alteracoes repetidas nao poderam danificar o cpu ? é que assim nao noto diferenca em termos de performance e assim o cpu baixa me a volta de 5 graus.. resumindo a ventoinha quase nao funciona..
 
jorge teixeira disse:
eu ultimamente tenho usado o NHC no modo dynamic switching, resumindo quando a utilizacao do cpu sobe um bocado ele muda automaticamente logo pra 1.6ghz em vez dos 600mhz normais.. estas alteracoes repetidas nao poderam danificar o cpu ? é que assim nao noto diferenca em termos de performance e assim o cpu baixa me a volta de 5 graus.. resumindo a ventoinha quase nao funciona..

Por acaso tenho a mesma duvida!

Nao podera danificar??

Thanks!
 
realmente tenho medo do dynamic switching por causa disso, porque de resto é muito porreiro. tipo consigo ter o pc nos 33-36 graus em vez dos 43-46 sendo assim a ventoinha nao liga.. sempre e menos um ruido..mas vou tentar informar me se danifica ou nao para voltar a usar o dynamic switching
 
O meu Vaio tem ano e meio e o Wear Level da bateria é 4%.

Os cuidados que tenho é não deixar a bateria descer abaixo dos 10%, recarrego constantemente a bateria. Só a deixo chegar aos 0% de vez em quando para acertar o nível máximo da bateria.

Também ajuda meu portátil ter a bateria longe da "zona de calor", pois está no local oposto ao processador, o que faz com que aqueça muito pouco. :)
 
Eu enviei um email para a hp a dizer que apos ter actualizado a bios a performance da bateria nao melhorou.. Resumindo vao enviar me uma bateria nova.. espero que esta traga um wear level de 0%.. vamos a ver..
 
jorge teixeira disse:
realmente tenho medo do dynamic switching por causa disso, porque de resto é muito porreiro. tipo consigo ter o pc nos 33-36 graus em vez dos 43-46 sendo assim a ventoinha nao liga.. sempre e menos um ruido..mas vou tentar informar me se danifica ou nao para voltar a usar o dynamic switching

nao penso que danifique..ja nos mobile com speedstep os portateis estavam preparados pra mudar de velocidade..lembro me dum HP que fazia isso normalmente..nos centrino (e nao centrino)os ASUS normalmente usam o software POWERGEAR que é mm pra isso..logo nao vejo problema algum.:)
 
Back
Topo