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NiGHTS into Dreams é um jogo lançado pela Sega em 1996 para a Sega Saturn, sendo reconhecido como um dos principais jogos da consola, estando muito à frente do seu tempo, ao apresentar mecânicas de jogo inovadoras e que, infelizmente, não foram completamente aceites e compreendidas pelos jogadores. Sabem aqueles artistas que só após falecerem recebem o crédito merecido pelas suas obras? Com NiGHTS passou-se mais ou menos o mesmo, com a genialidade do jogo a ter o devido reconhecimento quando a Saturn já tinha sido enterrada.
NiGHTS foi desenvolvido pela Sonic Team, com Yuji Naka como produtor e líder de programação, e Naoto Oshima como diretor e designer dos personagens. A intenção dos programadores era fazer da sensação de voar o elemento central da jogabilidade, recorrendo para isso a uma combinação de elementos 2D com 3D ao longo do cenário, que ajudavam a dar a sensação de movimento.
O jogo foi lançado no mercado no final de 1996 com uma responsabilidade enorme sobre os ombros: substituir a mascote da Sega, Sonic the Hedgehog, no line up natalício da Saturn, pois Sonic Xtreme, o novo titulo do ouriço, não iria estar pronto a tempo (e, como se sabe, acabaria por ser mesmo cancelado) e a Sega precisava de um titulo-chave que fosse capaz de disputar com a cada vez mais forte PlayStation.
NiGHTS foi de tal forma revolucionário para a época que a Sega sentiu necessidade de criar um comando analógico, de forma a aprofundar a jogabilidade 3D do titulo. Este gamepad foi, no entanto, lançado somente depois do lançamento da Nintendo 64, que apresentou um comando analógico no seu comando padrão. É curioso verificar que o comando 3D da Saturn tinha um design extremamente parecido com o pad da vindoura consola da Sega, a Dreamcast.
Qualquer semelhança com o comando da Dreamcast é pura coincidência!
A importância dada ao jogo pela Sega foi de tal forma que foi lançada uma edição especial de Natal do jogo - Christmas NiGHTS - que hoje é uma peça muito procurada pelos coleccionadores.
Em NiGHTS, todas as noites, todos os sonhos humanos são passados em Nightopia e Nightmare, as duas partes do mundo dos sonhos. Um dia, Elliot Edwards e Claris Sinclair, duas crianças da cidade Twin Seeds, passam por dificuldades na vida. Elliot gosta de jogar basquete, mas é desafiado por rapazes mais velhos e perde. Claris quer cantar numa peça mas é superada pelo medo dos bastidores em frente do público. Naquela noite, ambas as crianças tiveram pesadelos, naturais da idade, representativos dos eventos negativos que tiveram ao longo do dia. Eles escapam para dentro de Nightopia e libertam Nights, que lhes explica sobre os sonhos, Wizeman e seus planos, e os três começam uma jornada para parar Wizeman e restaurarem a paz em Nightopia.
Graficamente, o jogo é do melhor que a 32 Bits da Sega apresentou aos jogadores, demonstrando bem o poder da consola no processamento de grafismo tridimensional, poder esse que na maioria das vezes não foi utilizado pelos programadores, que se queixavam da dificuldade de trabalhar na Saturn. No Natal de 1996 não havia jogo no mercado com melhor grafismo que a obra-prima da Sonic Team.
Quanto à jogabilidade, Nights into Dreams é divido entre níveis ou "Dreams", cada um dividido em quatro "Mares" e uma batalha contra o boss. Os níveis são distribuídos igualmente entre as duas personagens infantis; três são únicos para Claris, três para Elliot, e cada personagem joga através de um idêntico sétimo nível final, "Twin Seeds". Inicialmente, somente a Spring Valley de Claris e a Splash Garden de Elliot estão disponíveis, e o êxito em completar uma dessas destrava o próximo nível do caminho da criança. As etapas anteriormente concluídas podem ser revisitadas para melhorar as pontuações do jogador; um grau "C" nos níveis de cada criança seleccionada deve ser realizado para destrancar o Twin Seeds dream relevante para aquele personagem. Apesar de ter poucos níveis, os mesmos são tão divertidos de percorrer e tem um level design de tal forma bem concebido, que não nos importamos de os percorrer vezes sem conta. Para mim é sempre um prazer :yes:
NiGHTS into Dreams é um marco na história dos videojogos e mais uma prova de que Yuji Naka é um génio na arte de conceber grandes obras videojogaveis. Em 1996 não havia nada assim, e quem o jogou e o percebeu na época sabe bem do quão revolucionário este jogo foi.
Divertido, cativante, original, muito criativo e uma jogabilidade excelente são alguns dos ingredientes necessários para se fazer um grande jogo. E NiGHTS tem-nos todos. Vale a pena ter uma Saturn apenas para jogar este jogo.
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