Nikkor AF-S 50mm f/1.8 - para quando??

Não se sabe, mas até agora os rumores (pelo menos aqueles que eu tive conhecimento) sobre novas primes a aparecer na photokina sempre falaram de 50mm 1.4 e 85mm 1.4, não de 1.8.
Mas também já não falta muito para saberes o que será anunciado na photokina!
 
Porquê? Foi uma das razões que vais vender/ vendeste a tua máquina?
Ou compraste uma recentemente?

Não vou vender a máquina por causa de uma lente, isso era de loucos, mas vou vender a máquina, mais lá para o natal, e tentar comprar a D90 (ou se não der, a D80). Claro que o facto de ficar com focus na lente também é tido em conta, mas é uma razão menor.

E não a tenho assim há tão pouco tempo (a lente), mas de qq modo é recente (uns 4/5 meses), e fico danado se aparecer uma AF-S :)
 
Eu desde que vi os testes à nova Sigma 50 mm F/1.4 HSM, que caguei para o facto de sair ou não a Nikon 50mm AF-S...

Esta Sigma é uma lente MUITO, MUITO boa, melhor do que qualquer Nikon ou Canon 50mm, F1.8 ou F/1.4...

Pelo que muito provavelmente vou encomendar uma antes do Natal...
 
Não percebo muito bem porque tanta expectativa à volta de uma lente de 50mm quando se tem um sensor com crop. Uma 50/1.8 AF-S teria de certeza uma grande desvantagem em relação à 50/1.8 AF-D: o preço! E assim lá se vai a única razão para comprar essa lente.

A lente normal rápida ideal para um sensor de crop já existe há bastante tempo: a Sigma 30/1.4 HSM.
 
Não percebo muito bem porque tanta expectativa à volta de uma lente de 50mm quando se tem um sensor com crop. Uma 50/1.8 AF-S teria de certeza uma grande desvantagem em relação à 50/1.8 AF-D: o preço! E assim lá se vai a única razão para comprar essa lente.

A lente normal rápida ideal para um sensor de crop já existe há bastante tempo: a Sigma 30/1.4 HSM.

Mesmo que a AF-S saia mais cara, não vejo como possa sair a mais de 300 euros, mais cara que a 50mm f/1.4 :|

Essa 30mm é de facto impressionante e interessante, mas 350 euros por uma prime é fruta ...
 
Última edição:
Não percebo muito bem porque tanta expectativa à volta de uma lente de 50mm quando se tem um sensor com crop. Uma 50/1.8 AF-S teria de certeza uma grande desvantagem em relação à 50/1.8 AF-D: o preço! E assim lá se vai a única razão para comprar essa lente.

A lente normal rápida ideal para um sensor de crop já existe há bastante tempo: a Sigma 30/1.4 HSM.


São ideias... Eu pessoalmente prefiro uma 75 mm equiv do que uma 50mm... Um teleobjectiva curta acaba por ser muito mais apropriada para retratos do que uma lente standard.. A 50mm numa máquina APS-C acaba quase por se comportar como a classica 80 / 85 mm F/1.8 das máquinas full frame..

No caso desta Sigma, se a isso juntarmos a abertura de F/1.4 com uma resolução absolutamente impressionante, temos a lente ideal para fotografia de pessoas em interiores usando a luz existente.
 
A f1.8 também chegará. Com calma.

E quando estiver a coisa mais composta a sucessora ou mais que uma sucessora da D90 também perderá o motor interno de AF e por aí em diante.
 
A f1.8 também chegará. Com calma.

E quando estiver a coisa mais composta a sucessora ou mais que uma sucessora da D90 também perderá o motor interno de AF e por aí em diante.

Sinceramente esperava já que a D90 não tivesse o motor interno, mas vai ter que ficar mesmo para a próxima :-)
 
Esse press realease é da AF-S NIKKOR 50mm f/1.4G e não da f/1.8.

Info em PT

Não se sabe, mas até agora os rumores (pelo menos aqueles que eu tive conhecimento) sobre novas primes a aparecer na photokina sempre falaram de 50mm 1.4 e 85mm 1.4, não de 1.8.
Mas também já não falta muito para saberes o que será anunciado na photokina!

Ou seja, confirma-se o que eu tinha escrito na primeira resposta ao tópico..
Acho que ainda não estou senil para confundir uma 1.8 com uma 1.4!
 
Ou seja, confirma-se o que eu tinha escrito na primeira resposta ao tópico..
Acho que ainda não estou senil para confundir uma 1.8 com uma 1.4!

Éh lá...eu disse que estavas senil?
Confirma-se, claro. Só fiz o "sublinhado" para que o pessoal não ficasse a pensar que se tratava da f/1.8, que é na verdade, do que o tópico fala! ;)
 
São ideias... Eu pessoalmente prefiro uma 75 mm equiv do que uma 50mm... Um teleobjectiva curta acaba por ser muito mais apropriada para retratos do que uma lente standard.. .

Pois, é uma questão pessoal. Cada um sabe (ou tem de descobrir por si) que distâncias gosta de usar para os seus enquadramentos (as lentes zoom são uma boa ajuda para "descobrir" as distancias que são melhores candidatos a "prime").

O meu ideal "normal" é 40mm equiv (coisa que nem existe em primes acessíveis para DX) e o meu ideal "retrato" é algo acima de 85mm equiv.

Deve ser por isto que quando testei uma 50mm (testei numa Canon, logo era uma 80mm equiv) fiquei com a sensação que não era nem carne nem peixe: demasiado curta para retrato (mesmo 105mm equiv me parecem curtos), demasiado longa para substituir uma "normal". Mas não tenho duvida que "desenrasca" muito bem em retrato, embora para eles também possa dar jeito.

Resumindo e concluindo: Para quem quer poupar, uma 50/1.8 AF-D é uma muito boa opção. Mas havendo dinheiro, há que considerar outras possibilidades.

Esta nova 50/1.4 AF-S sem dúvida que foi feita mais a pensar nos utilizadores da D3 e da D700 do que nos utilizadores de máquinas sem motor de focagem incorporado.
 
Não sei porque insistem sempre que a D90 ia perder motor interno... A Nikon já mostrou claramente que tem 3 grandes segmentos de compatibilidade com lentes...


A D40/D40x e D60, que é a categoria de máquina low cost e que desde o inicio que não têm motor interno. E só são compatíveis com as lentes mais recentes.

As máquinas da gama média, como a D50, D70, D80 ou D90, que mantêm o motor para lentes sem motor, mas que não têm metering, nem exif com lentes manuais.

E as máquinas da gama pró e semi-pró, como a D200, D300, e D2, D3, D700, etc... Que além do que as outras fazem, ainda permitem usar lentes manuais com metering e exif nas fotos.



A Nikon nunca mostrou nenhum sinal que iria mudar este paradigma, não sei porque insistem constantemente no assunto...
 
Back
Topo