Nikon 60D ou Canon 1000D

funhouse

Membro
Boa tarde.
Depois de várias consultas neste e noutros forums ainda continuo com algumas dúvidas no que se refere á aquisição de uma destas Slr para principiantes, assim e tendo em conta o meu orçamento (450€) gostaria que me dessem a vossa opinião sobre qual destas é a melhor aquisição para começar e mais tarde evoluir com outro tipo de lentes em caso de necessidade. (A nível de lentes para Nikon ou Canon qual a marca mais em conta?)
Gostaria de saber ainda se as lentes de Kit da Nikon 60D (18-55mm) apesar de não terem VR são semelhantes a nível de qualidade ou nem por isso ás lentes de kit da Canon 1000D (18-55mm IS).
Agradeço desde já a vossa disponibilidade e opiniões.
Cumprimentos,
Ricardo
 
Boa tarde.
Depois de várias consultas neste e noutros forums ainda continuo com algumas dúvidas no que se refere á aquisição de uma destas Slr para principiantes, assim e tendo em conta o meu orçamento (450€) gostaria que me dessem a vossa opinião sobre qual destas é a melhor aquisição para começar e mais tarde evoluir com outro tipo de lentes em caso de necessidade. (A nível de lentes para Nikon ou Canon qual a marca mais em conta?)
Gostaria de saber ainda se as lentes de Kit da Nikon 60D (18-55mm) apesar de não terem VR são semelhantes a nível de qualidade ou nem por isso ás lentes de kit da Canon 1000D (18-55mm IS).
Agradeço desde já a vossa disponibilidade e opiniões.
Cumprimentos,
Ricardo


Resumidamente 1000D. Falo apenas de qualidade de imagem, e lente. Pessoalmente a 1000D tem-me surpreendido a cada dia que passa. Daí optar por essa.
 
Agradeço a sua sugestão.

De qualquer forma estou á espera de mais opiniões (esperevava que os membros habituais deste forum colaborassem mais).

Agradeço opiniões.
 
A nível de qualidade de imagem vai ser precisamente a mesma coisa. A Nikon apresenta cores mais fortes, a Canon apresenta imagens mais limpas, principalmente em ISO's mais altos.

A lente 18-55VR da D60 já cá andava há muito tempo quando a Canon se lembrou que a sua 18-55 era bastante má e lançou a 18-55IS, e sinceramente ainda estou hoje para perceber onde é que as pessoas vão buscar esta teoria de que a lente da Canon é melhor.

Posto isto, e falando na recomendação em si, a 1000D da Canon é mais moderna, tem mais especificações técnicas, oferecendo mais possibilidades na hora de fotografar. Tem como desvantagem óbvia coisas como a velocidade ridícula de burst em RAW (1,5fps).

Se isto não interessar, e se quer uma máquina mais moderna e com mais algumas possibilidades no que toca a lentes, eu recomendo a Canon, se bem que esta parte também lhe ache sempre muita piada porque a maioria das pessoas além da lente do kit só compram uma tele, e aí tanto faz Nikon ou Canon.

Resumindo, ao preço que está a Canon, só a posso recomendar, apesar de não vir para aqui disparar cegamente que a Nikon é má e que a Canon é muuuito superior, porque não é, e se for pela Nikon não leva uma máquina pior (a nível de qualidade de imagem), leva sim uma máquina com menos possibilidades (em alguns campos, não todos).

Claro que é uma questão de tempo até alguém vir dizer que a Canon tem melhor imagem porque se agunta melhor em ISO's altos (como que se isso importasse a todas as pessoas), e que isso implica que tem também imagens mais "sharp", mais nítidas, mas aviso desde já que esta teoria está ao nível da primeira referida (a da qualidade da lente).

Pronto, recomendo a Canon, mesmo assim, só para sublinhar outra vez :), mas que fique escrito para a posteridade que se levar a Nikon não vai mal servido :)
 
Acho importante referir, que neste nivel de reflex a d60 tem um dos meterings mais apurados, para alem de ter spot metering, algo util para quem deseja fotografar macro. Por fim não se produzem tantas situações de sobre exposição como na canon. Isto para não falar tambem da ergonomia quase nula da 1000d e do grip que depois de algum uso se torna bastante desconfortavel. Eu ja tive a 1000d e troquei pela d60, para mim a quantidade de features nao é o mais importante(a 1000d tem o live view mas aquilo leva uns 3 segundos para focar, e nao ha nada como o viewfinder), até porque em qualidade de imagem é ela por ela. Agora qualidade de materiais, qualidade de construção, e firmware userfriendly é a nikon. E sublinho, o metering, para mim é uma questão bem importante. Acho que se uma pessoa ler bem as 2 reviews da Dpreview (d60 e 1000d) fica bem elucidado. No entanto a 1000d é uma excelente reflex tambem...
 
Isto para não falar tambem da ergonomia quase nula da 1000d e do grip que depois de algum uso se torna bastante desconfortavel.

isso dependerá das mãos que a agarram
estive há dias com a 1000d e a d40 da mão e são ambas pessimas. fico sempre com o mindinho pendurado
agarrei nas alpha e valha-me deus que máquina tão mal desenhada. o polegar assenta em 2 ou 3 botões e o mindinho mais uma vez fica de fora.
nem vou falar das olympus que devem ter o grip mais *palavra feia* de todas as slr

concluindo... só a 40d me encaixa na mão que nem uma luva
 
ruimoura, só o feeling de ter uma ou outra na mao, é muito diferente nao? Parecem cameras de niveis completamnete diferentes...

Sim, completamente. Então se estivermos a falar de uma D90 (ou D80) a diferença é abismal (comparativamente com uma 450D, por exemplo), só a 40D da Canon consegue ser melhor, nestes níveis de preços (bem, para mim a 40D já é demasiado grande, adito).
 
Isso a ergonomia das máquinas tb tem mt q ver c as mãos de cada.Mas sendo proprietário de uma 1000d, posso dizer que o dedo mindinha fica, realmente, um pouco de fora, o que não faz mta confusão mas poderá fazer a um utilizador com dedos grandes, que n é o meu caso.
 
Muito obrigado a todos pelos excelentes comentários (estou a ficar bastante esclarecido).

Refiro que tendo eu estado com as duas máquinas na mão o meu feeling inclinou-se mais para a Nikon D60 em virtude da sua ergonomia e qualidade de montagem, mas tendo em conta que a Canon 1000D é mais recente e tem mais caracteristicas técnicas e também como a lente de kit que trás tem IS e a da Nikon não tem fiquei na dúvida em qual comprar.

Assim pelo que li dos vossos comentários depreendo que apesar da lente de kit da 1000D ter IS, a lente de kit da Nikon não lhe fica muito atrás a nível de qualidade de imagem, o que poderá ser compensado com uma lente nova com VR mais tarde é isso?
 
Eu comprei a d60 com vr de origem e estou contentissimo, alias comparando lente lado a lado, a lente canon, a meu ver apresenta mais distorçao que a nikon, pelo menos em focais muito baixas... Mas tu é que tens que dicidir, mas sinceramente, no geral, a nikon satisfaz mais...
 
Em termos de lentes as 18-55 IS e 18-55 VR são practicamente iguais pelas reviews que tenho visto. As versões sem IS ou VR são outra história.
 
Cada um tem a sua opiniao, mas conseguir linhas paralelas em focais baixas com a lente canon é bem mais dificil que com a nikon, as reviews sao sempre muito boas mas nada como experimentar com as proprias maos e olhos tambem.
 
Em termos de lentes as 18-55 IS e 18-55 VR são practicamente iguais pelas reviews que tenho visto. As versões sem IS ou VR são outra história.

Só para clarificar, a 18-55 da Nikon é perfeitamente igual à versão VR (tirando a óbvia parte do VR :)), na Canon a versão sem IS é que é mais fracota (não pelo IS, como já disseram, é mesmo porque é inferior).
 
Mais um

Mais um com as mesmas dúvidas (não me dei "ao trabalho de" ver quem é que deu início ao tópico, mas peço desculpa por me estar a intrometer. Só o faço porque as minhas dúvidas são muito parecidas).

Tendo em conta que os meus interesses são um pouco díspares (desde fotografar carros em corridas a fotografar miniaturas - dos mesmos carros :-D) mas sendo certo que gostava de ir além das bridges e pôr em prática alguma da pouca experiência que fui adquirindo, há muitos anos, com a minha velhinha Pentax K1000, comprada com muito esforço, depois de ter frequentado alguns cursos de iniciação à fotografia, gostava de saber qual seria o melhor destes três exemplos.

Lembro que são exemplos, podendo haver alterações (e até alguma imprecisão da minha parte):

1) Canon 1000D + 18-55 IS (Kit) + 55-250 IS comprada em separado
2) Canon 1000D + 18-55 IS (Kit) + Sigma 70-300 APO comprada em separado
3) NIKON Kit D60 + 18-55 + 55-200 Kit (como o da *****, por exemplo)

Outra das questões que coloco é: para "parar" os carros em movimento e sem correr o risco de os ISO muito altos poderem trazer efeitos indesejados, o IS da hipótese 1 seria muito importante?

Obrigado a todos!
 
Outra das questões que coloco é: para "parar" os carros em movimento e sem correr o risco de os ISO muito altos poderem trazer efeitos indesejados, o IS da hipótese 1 seria muito importante?

Não o IS apenas é importante para compensar os movimentos da camara na mão, para congelar o movimento do carro precisas de velocidade altas, e para tal poderás ter que subir o ISO se a lente não for muito luminosa ou o dia estiver muito escuro.
 
a minha opçao era d60 mais as duas lentes vr, em focais altas torna-se importante o vr, tenta ver um kit com as duas vr, ou entao apenas o kit com a lene de focais mais baixas vr e depois compras a 55-200 vr.
 
Back
Topo