Nikon Coolpix P5000

Sea

Membro
Gostava de saber se é um bom investimento ou se existe alguma melhor.

Gotava de uma leve, que desse para eu fazer algumas coisas engraçadas e que as imagens de noite n ficassem tremidas :)


Obrigada
 
Olá!

Vou tentar :) o que eu prentendo é que a máquina de para tirar fotos nas férias , paisagens e familiares, ocasionalemente tirar algumas fotos a noite a algum eventem tipo concerto.

Sei que esta máquina tb dá para eu ter algum controle da velocidade etc . Eu no inicio pensei numa Nikon D40 mas quando peguei nela achei mt pesada e para o numero que faço de fotografias não compensa eu investir em lentes por isso achei que esta seria uma boa ideia.


Mas gostava de saber se realmente vale a pena pois ela ainda é carita.

Eu já tenho uma Nikon F65.... acho que investir numa reflex digital se calhar não é a melhor opçao. E esta faz algumas coisas da reflex com a vantagem de ser mais levezinha, ser mais facil para transportar.



Espero ter sido mais esclarecedora ou talvez não :/

Obrigada
 
se já tens uma reflex analogica há a possibilidade de as lentes serem compativeis com uma digital, podendo perder o auto foco ou n e tendo a desvantagem do facto crop.
se tivesses por exemplo uma 20-70 irias ficar com uma lente com isso a multiplicar por ex. por 1.5x

essa nikon pare-me ser uma boa máquina, mas demasiado cara. tens a fuji f31 que tb tem controlos manuais e um sensor grande para boas fotos nocturnas e custa apenas 215€ na *****

Conclusion - Pros

  • Very compact and pocketable
  • Excellent handling for a small camera
  • Solid build and excellent fit / finish
  • Good resolution and edge-to-edge consistency
  • Realistic natural color, subtle processing
  • Excellent range of manual exposure controls
  • Extensive system support for a compact - optional add-on lenses and flashguns
  • iTTL flash hot shoe
  • Optical image stabilization
  • Excellent output quality at lower ISO settings - subtle NR means more fine detail preserved
  • Best Shot Selector
  • Command dial and custom function button make for fast, simple control of exposure controls.
  • Easy to use - works well in 'point and shoot' auto mode
  • Optical viewfinder
  • Comprehensive range of image parameters
  • Very little purple fringing and well controlled distortion
  • In-Camera Red-Eye Fix works, but is slow
  • D-Lighting function
  • Excellent flash performance
  • Very keen pricing
Conclusion - Cons

  • Very slow focus and slightly sluggish performance overall
  • Unimpressive burst mode
  • Default settings produce images that are a bit soft and a bit flat - may or may not be a problem depending on your point of view
  • Screen can be difficult to see in bright light, occasional blooming of preview image
  • Finest quality JPEG is still quite heavily compressed, still no raw mode
  • Some aspects of the user interface still feel clunky
  • Lens range (36-126mm) not the most versatile - would be nice if it started wider
  • ISO 400+ noisy, ISO 3200 totally pointless
  • Sound cuts out before the end of movie clips
  • No live histogram
daqui --> http://www.dpreview.com/reviews/nikonp5000/ onde tens uma analise completa

http://www.dpreview.com/reviews/compare_post.asp?method=sidebyside&cameras=fuji_finepixf31fd%2Cnikon_cpp5000&show=all

comparando com a fuji f31 a nikon tem um pouco mais de zoom (3.5x contra 3x), um flash mais potente e a possibilidade de levar flash externo
a fuji tem a vantagem de fazer exposições mais longas (15seg) e ter uma bateria mt melhor (estimam-se 400 disparos) e a desvantagem de usar cartões mais caros
 
Peço a vossa licença

se já tens uma reflex analogica há a possibilidade de as lentes serem compativeis com uma digital, podendo perder o auto foco ou n e tendo a desvantagem do facto crop.
se tivesses por exemplo uma 20-70 irias ficar com uma lente com isso a multiplicar por ex. por 1.5x

essa nikon pare-me ser uma boa máquina, mas demasiado cara. tens a fuji f31 que tb tem controlos manuais e um sensor grande para boas fotos nocturnas e custa apenas 215€ na *****

Conclusion - Pros

  • Very compact and pocketable
  • Excellent handling for a small camera
  • Solid build and excellent fit / finish
  • Good resolution and edge-to-edge consistency
  • Realistic natural color, subtle processing
  • Excellent range of manual exposure controls
  • Extensive system support for a compact - optional add-on lenses and flashguns
  • iTTL flash hot shoe
  • Optical image stabilization
  • Excellent output quality at lower ISO settings - subtle NR means more fine detail preserved
  • Best Shot Selector
  • Command dial and custom function button make for fast, simple control of exposure controls.
  • Easy to use - works well in 'point and shoot' auto mode
  • Optical viewfinder
  • Comprehensive range of image parameters
  • Very little purple fringing and well controlled distortion
  • In-Camera Red-Eye Fix works, but is slow
  • D-Lighting function
  • Excellent flash performance
  • Very keen pricing
Conclusion - Cons

  • Very slow focus and slightly sluggish performance overall
  • Unimpressive burst mode
  • Default settings produce images that are a bit soft and a bit flat - may or may not be a problem depending on your point of view
  • Screen can be difficult to see in bright light, occasional blooming of preview image
  • Finest quality JPEG is still quite heavily compressed, still no raw mode
  • Some aspects of the user interface still feel clunky
  • Lens range (36-126mm) not the most versatile - would be nice if it started wider
  • ISO 400+ noisy, ISO 3200 totally pointless
  • Sound cuts out before the end of movie clips
  • No live histogram
daqui --> http://www.dpreview.com/reviews/nikonp5000/ onde tens uma analise completa

http://www.dpreview.com/reviews/com...eras=fuji_finepixf31fd,nikon_cpp5000&show=all

comparando com a fuji f31 a nikon tem um pouco mais de zoom (3.5x contra 3x), um flash mais potente e a possibilidade de levar flash externo
a fuji tem a vantagem de fazer exposições mais longas (15seg) e ter uma bateria mt melhor (estimam-se 400 disparos) e a desvantagem de usar cartões mais caros

Boa Noite,

Se me permites Adolfo, gostaria apenas de acrescentar alguns pontos sobre a Nikon:
- Painel frontal em liga de magnésio
- Ergonomia que a Fuji não tem
- 10 megapixeis contra os 6 MP da Fuji (isto hoje em dia não quer dizer que seja melhor, mas prontos, é mais uma característica "diferente" da Fuji

Obrigado pela "intromissão":)

Fikem bem :)

TAO
 
qt ao painel frontal penso que n vai fazer diferença nenhuma.
no caso ergonomia acho que td depende das mãos que a agarram e os MP apenas seriam justificáveis caso fossem precisas impressões de cartazes. a minha panasonic de 6mp dá-me fotos com 99cm*75cm aproximadamente

cumps
 
Talvez sim, talvez não...

qt ao painel frontal penso que n vai fazer diferença nenhuma.
no caso ergonomia acho que td depende das mãos que a agarram e os MP apenas seriam justificáveis caso fossem precisas impressões de cartazes. a minha panasonic de 6mp dá-me fotos com 99cm*75cm aproximadamente

cumps

Olá Adolfo.

Devido à minha experiência na matéria, julgo pertinente fazer sobressair que esses 2 pontos que mencionei são de extrema importância:
- o painel em em liga de magnésio torna a máquina mais robusta, para condições mais adversas, e no caso de uma queda valente, ficas mais salvaguardado. Sem contar com o problema que as máquinas de plástico teem se te esqueceres delas dentro de um carro num daqueles dias de verão com sol brutal...
- quanto à ergonomia, o à vontade com que ficas com apenas uma mão a segurar a máquina, para obter melhores resultados na focagem durante a obturação, é por si só, indicador de uma melhor resultado no acto de fotografia, e liberta tambem o fotografo para explorar a sua criatividade e outras possibilidades, que geralmente, as outras máquinas não permitem.

Claro que tudo isto só tem alguma razão de ser se o utilizador já tiver alguma finalidade já amadora-avançado, pois para quem começa a fotografar, talvez tudo o que eu tenha dito não faça ainda sentido.

Fikem bem.

TAO :P
 
Olá Adolfo.

- quanto à ergonomia, o à vontade com que ficas com apenas uma mão a segurar a máquina, para obter melhores resultados na focagem durante a obturação, é por si só, indicador de uma melhor resultado no acto de fotografia, e liberta tambem o fotografo para explorar a sua criatividade e outras possibilidades, que geralmente, as outras máquinas não permitem.

TAO :P

n percebi mt bem esta parte...eu seguro na minha apenas com uma mão e n tenho problemas de focagem... o factor de segurar com uma mão vai depender do tamanho da máquina e da disposição dos controlos da mm. n vi a disposição dos botões da nikon logo n sei como é tirar fotos com ela.
tamos a falar de máquinas sem focagem manual e compactas, por isso a criatividade vai depender de quem usa e n da máquina ou ergonomia a meu ver
 
n percebi mt bem esta parte...eu seguro na minha apenas com uma mão e n tenho problemas de focagem... o factor de segurar com uma mão vai depender do tamanho da máquina e da disposição dos controlos da mm. n vi a disposição dos botões da nikon logo n sei como é tirar fotos com ela.
tamos a falar de máquinas sem focagem manual e compactas, por isso a criatividade vai depender de quem usa e n da máquina ou ergonomia a meu ver

Mas Adolfo, não me estava a referir à tua máquina mas sim em comparação às duas máquinas que puseste lado a lado. Quando agarras uma máquina com uma mão, no caso da Nikon, em que tem uma saliência para encaixar em forma de U e fechar o punho, não podes comparar essa mesma estabilidade com uma máquina rectangular compacta que tem um design clássico, que consegues segurar regra geral com 4 ou 5 dedos mesmo numa situação que usas as duas mãos. Por isso, as reflexs e bridges são máquinas mais fáceis de "estabilizar" e sentir o processo de fotografia, era isso que eu queria dizer, desculpa se não fui muito explícito.

Quanto a este modelo, sim, ele tem modo de focagem manual e automático, mesmo que seja uma compacta, mas que no caso da Nikon, tem as duas opções:
Auto Focus,
Face Recognition Auto Focus,
Manual Focus,
Multiple Point Focusing


PS: já agora, umas das coisas que esta máquina compacta Nikon P5000 com denominação "bridge" (são estes modelos que fazem a ponte entre uma máquina compacta, e uma reflex, pode se chamar, uma "pré-reflex"), é que a maioria delas poderá adicionar mais lentes, como podes ver neste link , e faz dela uma máquina muito mais evolutiva do ponto de vista técnico que um modelo normal compacto.

Mas sim Adolfo, tudo depende da criatividade, e realmente não é a máquina ser melhor que a outra, que aponta obrigatoriamente para melhores fotos... Tudo depende do utilizador. Isso sim faz a diferença. Mas quanto mais aprendes, mais exigente és. Por isso, a compra de uma máquina é simplesmente um BI dos conhecimentos que cada um tem neste tema da fotografia, dependendo do teu conhecimento (e da bolsa ;)), o utilizador da máquina vai adquirir algo que se ajuste às suas reais necessidades e expectativas.

Tenho dito (lololo, saiu bem, esta última frase...lol)

TAO
 
Mas Adolfo, não me estava a referir à tua máquina mas sim em comparação às duas máquinas que puseste lado a lado. Quando agarras uma máquina com uma mão, no caso da Nikon, em que tem uma saliência para encaixar em forma de U e fechar o punho, não podes comparar essa mesma estabilidade com uma máquina rectangular compacta que tem um design clássico, que consegues segurar regra geral com 4 ou 5 dedos mesmo numa situação que usas as duas mãos. Por isso, as reflexs e bridges são máquinas mais fáceis de "estabilizar" e sentir o processo de fotografia, era isso que eu queria dizer, desculpa se não fui muito explícito.

Quanto a este modelo, sim, ele tem modo de focagem manual e automático, mesmo que seja uma compacta, mas que no caso da Nikon, tem as duas opções:
Auto Focus,
Face Recognition Auto Focus,
Manual Focus,
Multiple Point Focusing


PS: já agora, umas das coisas que esta máquina compacta Nikon P5000 com denominação "bridge" (são estes modelos que fazem a ponte entre uma máquina compacta, e uma reflex, pode se chamar, uma "pré-reflex"), é que a maioria delas poderá adicionar mais lentes, como podes ver neste link , e faz dela uma máquina muito mais evolutiva do ponto de vista técnico que um modelo normal compacto.

Mas sim Adolfo, tudo depende da criatividade, e realmente não é a máquina ser melhor que a outra, que aponta obrigatoriamente para melhores fotos... Tudo depende do utilizador. Isso sim faz a diferença. Mas quanto mais aprendes, mais exigente és. Por isso, a compra de uma máquina é simplesmente um BI dos conhecimentos que cada um tem neste tema da fotografia, dependendo do teu conhecimento (e da bolsa ;)), o utilizador da máquina vai adquirir algo que se ajuste às suas reais necessidades e expectativas.

Tenho dito (lololo, saiu bem, esta última frase...lol)

TAO

se era a isso que te referias posso-te dizer que eu n gosto disso. pessoalmente n comprei uma canon exactamente pelo dito punho. por mt pratico que possa ser, para mim tira lg o factor "compacta". calculo que haja mais gente com essa ideia, mas nisso são gostos.

o foco manual dessa máquina pelas imagens que vi vou assumir que seja feito em paramentros nos menus da máquina e mais uma vez isso para mim é irrelevante e tv mm inutil.
para mim uma bridge é uma máquina com caracteristicas de uma reflex, como controlos manuais e zoom e foco feito por anel na lente, por iso acho que ssa máquina n deve ser chamada de bridge... que seja considerada uma compacta avançada ainda vá, tal como a G7 que penso ser bem superior

são opiniões :)
 
Olá!

Vou tentar :) o que eu prentendo é que a máquina de para tirar fotos nas férias , paisagens e familiares, ocasionalemente tirar algumas fotos a noite a algum eventem tipo concerto.

Sei que esta máquina tb dá para eu ter algum controle da velocidade etc . Eu no inicio pensei numa Nikon D40 mas quando peguei nela achei mt pesada e para o numero que faço de fotografias não compensa eu investir em lentes por isso achei que esta seria uma boa ideia.


Mas gostava de saber se realmente vale a pena pois ela ainda é carita.

Eu já tenho uma Nikon F65.... acho que investir numa reflex digital se calhar não é a melhor opçao. E esta faz algumas coisas da reflex com a vantagem de ser mais levezinha, ser mais facil para transportar.



Espero ter sido mais esclarecedora ou talvez não :/

Obrigada


Olá Adolfo e Sea.

Não estou a tentar forçar a ideia de que o Nikon é melhor que a Fuji, ou vice versa. Estou é a acompanhar o raciocínio de aquisição do Sea, e a mim não me parece correcto ter uma F65, ficar na dúvida em comprar uma D40 relfex digital, e depois entre a Fuji e a Nikon, decidir a compacta, apenas porque a Fuji é mais compacta e fácil de utilizar e transportar que a Nikon. O que me parece correcto é acompanhar, dentro da máquina sugerida pelo Sea, dar um pequeno achega e dizer porquê é a Nikon pode ser o passo mais indicado (seja a Nikon, a Canon, etc..., isso é indiferente), mas haver uma lógica de evolução, seguindo o que ele próprio pediu.

Quanto à questão do Bridge, é discutível link , mas sou fléxivel nessa questão.

Para mim, e face àquilo que o Sea está a pedir ajuda, não me faz muito sentido uma máquina compacta, mas se calhar até é isso que ele quer, uma máquina descomplicada e que seja rápida de usar sem grande aparato de comandos manuais. Será isso Sea? Que tal dares aqui uma ajudinha a nós?

TAO
 
Boa tarde!

Primeiro que nada agradeço as dicas dos dois.

Ora bem deixa ver se eu consigo explicar me.

Eu tenho uma nikon F65 da qual eu gosto muito mas faço pouco uso pq ainda não estou uma pro e para andar em experiencias a revelação e os rolos ficam assim bocadito caros. E tenho uma Olympus miu 300 que é digital que é practica mas que me deixa mal nas fotos de noite e de pouca luz , fico com as fotos todas tremidas.

Quando vi esta Nikon achei que sendo mais pequena é mais fácil de manusear e ao mesmo tempo posso fazer experiencias com a velocidade etc sem ter que gastar dinheiro em revelaçoes uma vez que posso ver as fotos na própria maquina e ver como ficam e assim aprender qual a diferença e a melhor maneira de tirar fotografias. O aprender vai levar o seu tempo penso eu e por isso tb é bom que tenha alguns programas para aqueles dias em que eu não posso fazer experiencias ;) . Mas hj fui a uma loja e disseram me que a Nikon é lenta a disparar e que a noite as fotos não ficam mt bem.

Mostraram me uma fuji .... mas é um bocadito grandita mas menos que a Nikon d40 penso eu mas leva pilhas.... eu não sei ~se as pilhas duram assim mt....

Será que fui clara ou baralhei mais?
 
Hmm... não considero a Nikon P5000 uma bridge... é uma compacta, muito na onda das Powershot série A da Canon.

Essa Nikon - bem como quase todas as compactas, exeptuando as Fuji - não é muito famosa em ISO 400, o que limita bastante as fotos à noite sem tripé. A solução seria - e isto partindo do pressuposto que queres uma compacta para tirar fotos à noite - a fuji f31fd. Trás opções manuais e o sensor é bastante bom, podendo tirar fotos com ISO até 800, e com excelentes resultados, coisa que não fazes com a Nikon, por exemplo.

Se queres algo mais a sério, podes comprar uma SLR gama de entrada (Canon 400D, Nikon 40D, Sony Alpha-100) com a lente do kit, e ficas com uma boa máquina em que podes investir mais tarde em lentes, ou então compras uma bridge. E aí tens muito por onde escolher, se bem que neste momento eu nem pensava duas vezes e ia para uma Fuji 9600 (ou, se for muito cara, a 6500).
 
Última edição:
Back
Topo