Nikon D200, no projecto E.I.S.

jmmsmm

Power Member
Nikon D200 no projecto Extreme Ice Survey,

Para fugir um pouco ás threads do "quero comprar uma máquina até 100 €, qual me aconselham..!?" ;), decidi colocar este tópico acerca deste projecto, que provavelmente já será do conhecimento da maior parte dos users deste fórum... de qualquer modo, para quem ainda não o conhece, aqui fica... :)

O Extreme Ice Survey, é um projecto em curso, cujo mentor é o fotógrafo mundialmente conhecido, de nome James Balog, comissário e representante da National Geographic entre outras instituições da especialidade. Teve inicio em Março de 2007 e termina no final do verão de 2009.

Resumidamente a tarefa é dar a conhecer ao mundo os efeitos negativos que o aquecimento global está a provocar especificamente nos glaciares, fazendo com que estes progressivamente derretam e em poucos anos possam mesmo desaparecer...

Para comprovar este facto, a equipe encarregue deste projecto, instalou 26 Nikon D200 em 15 glaciares, em sítios como a Islândia, Gronelândia, Alaska, entre outros.
As camaras estão programadas em "Time-Lapse" para tirar 1 foto por hora a cada hora de sol em todos os 26 locais, o que vai perfazer um total de 300.000 imagens no final do projecto... cada camara tira cerca de 4.000 imagens por ano e o download das imagens é feito com a frequencia mensal ou até mesmo anual, dependendo da localização de cada uma delas... (vão demorar meses a processar todas as imagens...) e assim comprovar o derreter progressivo das respectivas "montanhas de gelo"...

O culminar vai ser a realização de um filme, por um conhecido cineasta, após compilação e edição de todas as imagens...

Nos locais inóspitos onde as Nikon estão colocados sopram ventos que por vezes atingem os 250 Km/h e temperaturas na ordem dos -40ºC...
(imagem de uma das câmaras...)
[URL=http://img521.imageshack.us/my.php?image=eisatumiamikojune2007dejr5.jpg][/URL]

Este projecto é também uma boa publicidade à Nikon, que passa a bola à Canon como quem diz: "Agora façam melhor..." :p

Para quem quiser saber mais ou até mesmo acompanhar o desenrolar dos acontecimentos, aqui fica o site oficial...

Cumps
 
O projecto e engracado. Definitivamente e uma grande publicity stunt pra Nikon.
Impressionante as condicoes onde poem as maquinas, mas honestamente, fico mais impressionado com isto:
Phase One backs
OK, e uma maquina diferente, com outro price tag, MAS e' bem mais impressionante IMHO.
 
AS nikons sempre foram conhecidas pela sua durabilidade, há histórias de F1's que até tiros levaram e continuaram a disparar...
 
Neste caso especifico, leva, segundo creio, alimentação solar.
Não será exclusiva mas complementar. Leva ainda um estojo próprio de protecção, especificamente desenhado para esta situação.

Achei impressionante a execução, mas mais ainda, a criatividade e atitude que demonstra.
 
Acho que é um projecto espectacular, mas não concordo com a cena de estarem a dizer à Canon "Agora façam melhor..". Há vários fotógrafos que fotografam em condições extremas com Canons. E não é isto que vai provar que uma Nikon se aguenta mais que uma Canon, excepto se a Canon tentar o mesmo e falhar.
 
grande projecto mesmo :wow:

@Rui Marto: sim realmente não vale a pena entrar nessa de a Nikon faz isto e a Canon aquilo, no entanto, a Nikon expõe-se muito mais ao associar-se a este tipo iniciativas, julgo que a Canon não tem tanta "audácia" como a Nikon, assim podemos ficar com a ideia que talvez tenha algum receio de não ter sucesso (mas claro que tudo isto é especulação..)

cumps
 
Pelo que se pode ver na foto mencionada aquilo é alimentado a energia solar, provavelmente tem acumuladores e baterias extra.

é isso mesmo... as baterias são alimentadas através de uma combinação entre baterias e paineis solares...
Nos dias nublados e de noite, são as baterias que alimentam... de dia, com sol, funcionam com a energia fornecida pelos paineis solares...

As camaras são monitorizadas diáriamente, através de um sistema electrónico que faz o up-link entre as mesmas e o centro de controle, utilizando um satélite Iridium construido pela NASA só para este projecto...

As camaras são protegidas por caixas Pelican e os tripés são da marca Bogen...

Uma cena em grande... :)
 
grande projecto mesmo :wow:

@Rui Marto: sim realmente não vale a pena entrar nessa de a Nikon faz isto e a Canon aquilo, no entanto, a Nikon expõe-se muito mais ao associar-se a este tipo iniciativas, julgo que a Canon não tem tanta "audácia" como a Nikon, assim podemos ficar com a ideia que talvez tenha algum receio de não ter sucesso (mas claro que tudo isto é especulação..)

cumps

São mais questões de marketing que outra coisa. Tanto a Canon como a Nikon têm como clientes grande parte dos melhores fotógrafos do mundo, dos quais muitos fotografam em condições extremas e as máquinas não lhes falham.
Além de que, a maioria das vezes, o fotógrafo cede muito antes da máquina.
 
Back
Topo