Nikon D200 vs Fuji FinePix S5 Pro

JestersTear

Power Member
Alguém já comparou as duas? O dpreview, que é o meu site favorito para estas coisas, não tem a in depth review da S5, sei que é baseada no corpo da D200, mas o que é que ela tem que justifique a diferença de preço?

A minha pergunta é mais ou menos teórica, não acredito que tenhamos dinheiro para qualquer uma delas num futuro próximo (era para o meu marido, que é o fã de Nikon cá em casa, eu gosto mais de Canon myself) mas de qualquer maneira gostava de saber.
 
fuji S5 é lenta mas é, se como a S3 talvez das melhores camaras do mercado.

o corpo não é identico é o da d200! ;)

penso que se for para 'brincar' não compensa a S5 :)
 
Tal como o jamiro já disse, a D200 é mais rápida que a S5 Pro. Mas se for para trabalho, com a S5 vai notar-se a diferença!! :)
 
A S5 é uma espécie de S3 com a transfusão do sensor e afins do corpo baseado na F80 para o corpo da D200. Tem muitas vantagens com isso nomeadamente o update ao sistema de focagem, ao sistema de flash etc...

A vantagem de comprar uma S5 face à D200 são as qualidades especiais do seu sensor como os modos de elevado dynamic range ou a famosa qualidade a funcionar unicamente em jpeg

Para a maioria dos users "normais" a D200 é uma melhor opção por é uma máquina muito mais all-round. Para um certo nixo de mercado a S5 tem o seu interesse.
 
pelo que percebi a S5 funciona com 2 sensores de 6mp cada (corrijam-me se tiver enganado pois nc percebi mt bem aquilo)
apesar de nc ter tido nenhuma na mão sequer e baseando-me apenas em fotos tiradas com elas, a S5 é A máquina para quem faz fotografia de estudio, casamentos e retratos, pois é a máquina que mais fielmente reproduz as cores.
em especificações são praticamente iguais levando a d200 vantagem em ser mais rapida (penso eu) com 5fps e ter o sensor um pouco menos de 1mm maior que a S5
 
Pois, esqueci-me de mencionar que o principal uso são fotos de concertos. (Eu ando a babar-me na Canon 5D, mas só quando for crescida)
 
se querem fazer fotos de concertos a 5D poderá n ser uma opção viável visto ser full frame.
vão ganhar em ultra grandes angulares e perder mt em tele, pois n tem o factor crop
 
Em compensação tem uma performance em High ISO imbatível

Para além disso tem tanta resolução que mesmo em crop deve dar mais que a maioria das máquinas do mercado
 
Ressuscitar um pouco o tópico sobre a S5.

A diferença do alcance dinâmico da S5 é algo muito significativo face ao que existe agora no mercado? Ainda vale a pena dar o preço a que ela se encontra?
 
O que existe actualmente no mercado não é assim tão diferente do que existia aquando o lançamento da S5, nesse aspecto. Em alcance dinâmico continua imbativel.
 
Eu ja usei bastante a S3 e gostei! maquina muito boa para a área do Social [casamentos], Estúdio, a gama Dinâmica ajuda bastante. e para paisagem será uma mais valia também.
a nova S5, e isto mas melhorado, com mas velocidade. quem já usou S3 sabe que velocidade nao e com ela. A S5 nao e tão rápida quanto a D200, mas para mim vale a pena pela imagem que se obtêm :D

Ed_
 
Um bom review do ponto de vista de um fotografo e não do ponto de vista de um geek das novas tecnologias, que é o problema da maior parte dos sites de reviews...

http://www.kenrockwell.com/fuji/s5.htm


A S5 é tira geralmente como a melhor máquina para fotografias de pessoas, a qualidade das cores da pela é simplesmente imbatível, e é única na capacidade de captar por exemplo o noivo no seu fato preto e a noiva no seu vestido branco, sem que se perca o detalhe de nenhum deles..

De resto, em outros tipos de fotografia vão muito mais bem servidos com a D200.
 
A minha comparação era mesmo em relação à 40D (só falei neste tópico para não estar a abrir outro). Mas fiquei um pouco desapontado com o desempenho da S5 em ISOs elevados. Nos ensaios que vi, em ISO800, já se nota uma grande diferença no detalhe de uma e da outra.

Por acaso vi um comparativo em que o teste era mesmo esse, uma noiva de branco e um noivo de preto.
 
A minha comparação era mesmo em relação à 40D (só falei neste tópico para não estar a abrir outro). Mas fiquei um pouco desapontado com o desempenho da S5 em ISOs elevados. Nos ensaios que vi, em ISO800, já se nota uma grande diferença no detalhe de uma e da outra.

Por acaso vi um comparativo em que o teste era mesmo esse, uma noiva de branco e um noivo de preto.

A S5 tem um desempenho tão bom ou melhor que a D200...

Obviamente é cilindrado pela Canon 5D, mas essa é de um campeonato diferente..

E depois, isto do ISO o pessoal liga muito a comparativos de ampliações a 100 ou 200%.. Mas depois nas utilizações do mundo real não se usa as imagens assim, e nas SLR's que eu já experimentei. mesmo as mais antigas que têm mais ruido, é muito facil limpar o ruido com programas como o neatimage e ficas com fotos perfeitamente usaveis para impressões mesmo em tamanhos relativamente grandes, sem vestigios de ruido visivel..

Não é como o ruido das compactas que simplesmente destroi as imagens completamente.
 
Eu normalmente não ligo muito ao ruido em ISOs elevados, mas por vezes dá jeito usar um ISO um pouco mais alto, e as diferenças que eu vi notam-se mesmo sem grandes ampliações (isto a ISO800).

A 5D é melhor, claro, também é mais cara, full frame, entre outras coisas.

SLRs ruidosas, a pior foi mesmo a E-330. Essa mais valia ser uma compacta, mas também não é comparável a nenhuma destas. lol
 
Eu normalmente não ligo muito ao ruido em ISOs elevados, mas por vezes dá jeito usar um ISO um pouco mais alto, e as diferenças que eu vi notam-se mesmo sem grandes ampliações (isto a ISO800).

A 5D é melhor, claro, também é mais cara, full frame, entre outras coisas.

SLRs ruidosas, a pior foi mesmo a E-330. Essa mais valia ser uma compacta, mas também não é comparável a nenhuma destas. lol


Tenho um amigo meu que tem uma E-300 e o ruido nem é muito problema, porque aquilo só vai até ISO 400... E a ISO 400 sem ser bilhante também ainda não é ISO suficiente para ser problemático...

Depois tens um trick modes que permitem o equivalente a ISO 800 e ISO 1600, mas ISO por software já se sabe que é uma porcaria comparado com ISO real vindo do sensor..
 
Epah, eu aqui à tempos andei a tirar fotos à montra da loja da minha mãe com uma E-330 e o ruido em ISO400 era bastante notável. Acredita que não fiquei minimamente satisfeito com aquilo. Mas claro que há que dar o desconto pela desactualização da máquina.
 
Epah, eu aqui à tempos andei a tirar fotos à montra da loja da minha mãe com uma E-330 e o ruido em ISO400 era bastante notável. Acredita que não fiquei minimamente satisfeito com aquilo. Mas claro que há que dar o desconto pela desactualização da máquina.

Desactualização?

A E-330 foi anunciada em Janeiro de 2006, ou seja, chegou às prateleiras há menos de 2 anos..

A Nikon D70 por exemplo foi anunciada em Janeiro de 2004 e a Canon 350D em Fevereiro de 2005..
 
É assim tão recente? A sério que sempre pensei que fosse mais antiga.... Talvez seja de já estar farto de a ver. Mas mesmo assim, para uma máquina com menos de 2 anos, acho uma SLR bastante fraquita, quer nas opções, quer nas capacidades. E a ergonomia/funcionalidade é um desastre autêntico.

Voltando uns posts acima, eu quando comparei a S5 com uma Canon, não foi com a 5D, mas sim com a 40D. Mesmo assim ainda achei que a Canon obtinha resultados muito mais limpos. Só que a cor das fotos da S5....
 
Alguém já comparou as duas? O dpreview, que é o meu site favorito para estas coisas, não tem a in depth review da S5, sei que é baseada no corpo da D200, mas o que é que ela tem que justifique a diferença de preço?

A minha pergunta é mais ou menos teórica, não acredito que tenhamos dinheiro para qualquer uma delas num futuro próximo (era para o meu marido, que é o fã de Nikon cá em casa, eu gosto mais de Canon myself) mas de qualquer maneira gostava de saber.

Pois, esqueci-me de mencionar que o principal uso são fotos de concertos. (Eu ando a babar-me na Canon 5D, mas só quando for crescida)

Mas então ainda há dúvidas?
Se é fã da Nikon e vai fotografar concertos, a resposta é D200, embora porreiro mesmo, era se desse para subir um bocado o orçamento para a D300, pois a nível de ruído é bastante superior, e do pouco tempo que tive uma nas mãos, pareceu-me que a cor é também significativamente melhor. Mas são máquinas que gostam de ter bom vidro à frente, por isso é preciso pensar que a máquina está longe de ser o maior investimento..
 
Back
Topo